Fórmula E

António Félix da Costa em sétimo lugar no México

O piloto português estreou-se com um sétimo lugar no Mundial de Fórmula E de 2023, na primeira de 16 rondas, disputada hoje na Cidade do México.

(auto.look2010@gmail.com)

Natural de Cascais, António Félix da Costa (Porsche) cortou a meta a 21,051 segundos do vencedor, o britânico Jake Dennis (Andretti). O alemão Pascal Wehrlein, companheiro de equipa do português na Porsche, ocupou o lugar intermédio do pódio, a 07,816 segundos, com o brasileiro Lucas Di Grassi (Mahindra) a cotar-se o terceiro mais rápido, a 18,611 segundos.

António Félix da Costa partiu para esta corrida do nono lugar da grelha de partida, conseguindo ganhar duas posições durante a mesma, a primeira da terceira geração de monolugares.

«Foi uma corrida muito exigente, tanto a nível físico como psicológico. Depois da qualificação, senti que tinha carro para ir mais para a frente na corrida. O início correu bem, recuperei alguns lugares, mas depois fiquei preso atrás do (Sascha) Fenestraz e acabei por perder dois lugares nessa batalha e terreno na luta pelo pódio. Consegui novamente recuperar e, no final, ainda me colei ao grupo que discutia o pódio. Portanto, dadas as circunstâncias, foi um bom início de campeonato», explicou António Félix da Costa.

O piloto luso, que deu início à sua nona temporada nesta competição de carros elétricos, mostrou-se «otimista» para a próxima corrida, para a qual parte com seis pontos, a 20 do líder, Jake Dennis.

«Sabemos que temos um carro competitivo e isso dá-me otimismo para a próxima corrida na Arábia Saudita. O campeonato é longo e é importante marcar pontos constantemente, como o fizemos hoje, e quando surgir a oportunidade de estar no pódio ou vencer, cá estaremos. Mas, nestes dias de luta, estes pontos são muito importantes», referiu o piloto de 31 anos, que venceu o título em 2020.

Esta corrida marcou também a estreia da terceira geração dos carros elétricos, que têm baterias mais pequenas mas mais potentes e permitem debitar 476 cavalos, fazendo com que os monolugares sejam mais rápidos, mais leves e mais eficientes.

A próxima será uma jornada dupla, a disputar em Diriyah, na Arábia Saudita, a 27 e 28 de janeiro.

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE FÓRMULA E

1.º Jake Dennis – 26 pontos

2.º Pascal Werlhein – 18 pontos

3.º Lucas di Grassi- 18 pontos

4.º Andre Lotterer – 12 pontos

5.º Jake Hughes – 10 pontos

6.º Sebastien Buemi – 8 pontos

7.º António Félix da Costa – 6 pontos

8.º Mitch Evans – 4 pontos

9.º Nck Cassidy – 2 pontos

  1. Stoffel Vandoorne – 1 ponto

CALENDÁRIO MUNDIAL FÓRMULA E – 2023

Cidade do Mexico – Mexico 14 JAN

Diriyah – Arábia Saudita 27 JAN

Diriyah – Arábia Saudita – 28 JAN

Hyderabad – India – 11 FEV

Cape Town – Africa do Sul – 25 FEV

São Paulo – Brasil – 25 MAR

Berlim – Alemanha – 22 ABR

Berlim – Alemanha – 23 ABR

Monaco – Monaco – 6 MAI

Jacarta – Indonésia – 3 JUN

Jacarta – Indonésia – 4 JUN

Portland – EUA – 24 JUN

Roma – Itália -15 JUL

Roma – Itália – 16 JUL

Londres – Reino Unido – 29 JUL

Londres – Reino Unido – 30 JUL

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *