RALIS

Rally de Lisboa acolhe Taça de Portugal em 2023

O Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA) foi designado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para prover a prova referente à Taça de Portugal de Ralis e candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2024.

(auto.look2010@gmail.com)

Depois de ter organizado em 2021 e 2022 as duas primeiras edições do Rally de Lisboa com enorme sucesso, em 2023 terá o estatuto de Taça de Portugal de Ralis e candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2024.

A rápida evolução, sucesso e prestígio alcançados, fez com que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) tivesse reconhecido o valor e a mais-valia do Rally de Lisboa para a modalidade, nomeando-o para a grande festa da disciplina no próximo ano.

Ao conseguir fazer regressar o automobilismo à capital de Portugal com elevado sucesso desportivo, social e mediático, o CPKA superou todas as expectativas ao nível de público a acompanhar o rali na estrada, bem como na televisão e na internet.

A nível nacional, o Rally de Lisboa só foi ultrapassado pelos lendários Vodafone Rally de Portugal, Rali Vinho Madeira e Azores Rally, ficando bem à frente das restantes provas do Campeonato Portugal de Ralis. A prova conseguiu ainda alcançar um fantástico retorno mediático no valor 2.423.861 euros.

Em 2023, o Rally de Lisboa, na estrada de 23 a 25 de junho, nos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Cadaval, municípios todos a norte de Lisboa, numa vasta área entre a A8 e a A1. Destaca-se a inclusão de duas novas classificativas nos concelhos de Vila Franca de Xira e Loures, bem como uma remodelação da super-especial em Lisboa.

As Provas Especiais de Classificação, de Loures e Vila Franca de Xira serão assim uma autêntica novidade, o que é sempre muito positivo para a modalidade. Em termos técnicos, estas alternam entre zonas sinuosas e rápidas seguidas de ganchos, com enorme variedade de ritmos, em que os pisos, vão desde o asfalto abrasivo ao mais escorregadio e que certamente vão tornar este rali num grande desafio e surpresa para todos os pilotos devido à enorme diversidade e características das classificativas.

A prova será dividida em 11 Provas Especiais de Classificação em pisos de asfalto durante os dias 24 e 25, onde se destaca uma super-especial em Lisboa, na Alta de Lisboa e a famosa classificativa de Montejunto, que é sem qualquer dúvida, uma das mais carismáticas e emblemáticas de Portugal.

Já o Centro Operacional e o Parque de Assistência, ficarão instalados junto ao rio Tejo, em áreas maiores das que foram utilizadas no Parque das Nações e com melhores condições de logística e exposição.

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