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Lexus Electrified reinventa experiência de condução

Lexus aproveita oportunidades de eletrificação para melhorar o desempenho do veículo e proporcionar mais prazer de condução. Experiência incomparável em tecnologias de eletrificação no mercado de automóveis de luxo, é a base para novos e avançados sistemas.

(auto.look2010@gmail.com)

A Lexus estabeleceu o caminho para o aparecimento de novas tecnologias e veículos que maximizem o potencial da eletrificação, não apenas para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões, mas também para oferecer um nível mais alto de desempenho, dinâmica e envolvimento do condutor.

A marca partilhou com vários meios de imprensa o progresso de Lexus Electrified, o seu caminho para eletrificação e a jornada para a neutralidade de carbono, durante o Fórum Kenshiki, em Bruxelas, onde também se destacou alguns sistemas de engenharia inovadores e novo design que serão apresentados nos seus modelos de nova geração.

Pascal Ruch, vice-presidente da TME e responsável pela Lexus Europa, reconheceu que os veículos elétricos a bateria vão assumir a liderança, mas que enquanto os desafios de infraestruturas e fornecimento de eletricidade permanecerem, a Lexus vai continuar a desenvolver uma gama de tecnologias eletrificadas para híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria, para responder às diferentes necessidades dos clientes e ambientes de condução em todo o mundo.

«Todo o desenvolvimento futuro procurará alavancar a eletrificação de forma a reinventar a experiência de condução. Queremos que os nossos veículos sejam verdadeiramente agradáveis de conduzir», sustentou Pascal Ruch.

VANTAGEM TECNOLÓGICA DA LEXUS

A Lexus foi pioneira na eletrificação do mercado de automóveis de luxo, em 2005, com a introdução do RX 400h – o SUV eletrificado com a tecnologia híbrida. Desde então, expandiu os limites da tecnologia para alcançar um desempenho e uma eficiência cada vez melhores, acumulando uma experiência inigualável no desenvolvimento dos principais componentes de veículos elétricos – incluindo motores, baterias e unidades de controlo de potência.

Paralelamente, popularizou os híbridos com a expansão da sua gama, que já ultrapassou os 2.3 milhões de vendas globais. Hoje, mais de 90% dos novos veículos Lexus vendidos na Europa são híbridos. A marca está a tirar partido da sua experiência para garantir que a nova geração de modelos eletrificados oferece os mais altos níveis de qualidade, desempenho e segurança.

Para concretizar as suas ambições, a Lexus está a construir uma nova sede global em Shimoyama, no Japão, um complexo inteligente centrado no automóvel, que abrigará todas as disciplinas de desenvolvimento, permitindo a designers e engenheiros trabalhar lado a lado nas salas de produção e nas pistas de teste.

LEXUS ELECTRIFIED SPORT

O Electrified Sport representa a visão da Lexus para os futuros modelos desportivos topos-de gama, com motorização elétrica a bateria. Representa a intenção da marca em produzir automóveis eletrificados com dimensão de alto desempenho que é autêntica.

As suas linhas arrebatadoras – que, inspiradas na velocidade e na suavidade das acrobacias de aviões, marcam uma nova identidade Lexus BEV – que acompanhadas pela sua potência. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é estimada em cerca de dois segundos.

DESIGN DE BATERIA SUPERIOR

As baterias instaladas nos mais recentes veículos eletrificados com a tecnologia híbrida e híbrida plug-in da Lexus trazem uma capacidade prática de condução totalmente elétrica nas viagens pendulares do dia-a-dia, mas mantêm-se compactas para evitar um peso excessivo, custos e intrusão no espaço reservado ao habitáculo e à bagageira.

Será aplicado o mesmo princípio aos modelos elétricos a bateria. O primeiro modelos com plataforma dedicada para 100% elétricos – o SUV Lexus RZ 450e – terá um tamanho inteligente com uma capacidade de 71.4 kWh – que foi definida para proporcionar uma eficiência líder no segmento de 16.8 kWh por 100 km, proporcionando um alcance EV de até 440 km (ciclo combinado WLTP).

O novíssimo RX híbrido apresenta uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel, tecnologia que reduz a resistência, aumentando a capacidade de carga e descarga. Aumentando o desempenho (output) de cada célula em 70%, para que se possa obter mais energia sem aumentar as dimensões da bateria.

A Lexus estuda, atualmente, a próxima geração de baterias de iões de lítio e o potencial da tecnologia de baterias em estado sólido. A bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel está disponível no RX 350h e no RX 500h, o primeiro híbrido turbo de alto desempenho da Lexus.

A qualidade e a segurança das novas unidades de bateria da Lexus baseiam-se não apenas no design e na estrutura, mas também num sistema de monitorização que deteta qualquer aquecimento irregular, mesmo ao nível da célula individual.

O uso de líquido refrigerador não-condutor evita o risco de incêndio caso ocorra algum problema, ao passo que o design da bateria evita a formação de substâncias degradadas no ânodo, para proteção da vida útil da bateria. Graças a estas medidas, a Lexus calcula que o novo RZ mantenha 90% da capacidade da bateria após 10 anos de utilização, um forte argumento para a tranquilidade do cliente.

MAIS PRAZER DE CONDUÇÃO E DINÂMICA COM DIRECT4 E ONE MOTION GRIP

A Lexus tem vindo a introduzir novos sistemas que otimizam o potencial dinâmico das transmissões eletrificadas. Apresentado nos novos modelos RX 500h e RZ 450e, o DIRECT4 é uma tecnologia exclusiva da Lexus que equilibra instantaneamente o binário de tração fornecido aos eixos dianteiro e traseiro, proporcionando tração ideal em todas as condições de condução, aceleração linear, e aperfeiçoamento no comportamento em curva e postura do veículo. Para além do desempenho e da dinâmica, também contribuirá para um maior conforto de condução, principalmente para os passageiros do banco traseiro.

O One Motion Grip é um sistema Steer-by-Wire que dispensa a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Previsto para ser lançado no novo Lexus RZ 450e, vai transformar a experiência de condução, eliminando a necessidade de cruzar os braços, mantendo as mãos no volante, tornando as manobras mais fáceis e precisas.

A agilidade a baixa velocidade e a estabilidade em estrada também foram aperfeiçoadas. O sistema faz microcorreções automáticas na condução em superfícies irregulares.

TRANSMISSÃO MANUAL EV

Para muitos condutores, o controlo e o envolvimento fornecidos pela transmissão manual são um importante contributo para uma experiência de condução agradável. A Lexus investigou a forma como se pode equipar um veículo elétrico a bateria com uma transmissão manual – um projeto focado num protótipo inspirado no SUV compacto UX 300e, equipado com uma manete de velocidade e pedal de embraiagem.

O engenheiro-chefe da Lexus Electrified, Takashi Watanabe, explicou que, «por fora, este veículo é tão silencioso como qualquer outro BEV, mas o condutor pode experimentar todas as sensações de um veículo com mudanças manuais». «Trata-se de um sistema baseado em software, por isso pode ser programado para reproduzir a experiência de condução de diferentes tipos de veículos, permitindo ao condutor escolher a sua preferida».

Com os sistemas DIRECT4 e One Motion Grip, ambos baseados em software, a Lexus poderá explorar novas oportunidades de personalização de desempenho para fornecer uma experiência ajustada a cada condutor.

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