Trial

Caravana do Trial 4×4 fez a festa em Famalicão

Chegou ao fim o Campeonato de Portugal de Trial, versão 2022, em Vila Nova de Famalicão, onde não faltaram os festejos dos vencedores, mas também dos que não conseguiam alcançar o topo das respetivas classificações, extensível a todas as estruturas organizativas. Para o ano há mais…

(auto.look2010@gmail.com)

A maior competição de trial 4×4 em Portugal encerrou a época 2022 no Minho. Vila Nova de Famalicão recebeu a sétima e derradeira etapa com uma grande jornada competitiva na “terra negra” da União de Freguesias de Ribeirão e Vilarinho das Cambas.

Junto ao “Lago Discount” a pista teve na sua maioria obstáculos naturais, beneficiando do terreno “acidentado” da região e proporcionando um dia intenso de competição e muita adrenalina.

Depois de muitas medalhas de prata e de bronze, Daniel Carapau, desta vez com Daniel Esteves (G&C Trial Team XS5), degustou, pela primeira vez, o sabor do ouro. Com oito voltas ao circuito conseguiu o primeiro lugar na classe Super Proto, mas também em termos absolutos.

Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo), grandes favoritos à vitória final na classe Proto, cumpriram na etapa de Famalicão. Venceram a resistência e festejaram o título. António Moreira e André Neves (Valclima) partiram para esta etapa já campeões. Correram sozinhos na classe Extreme mas nem por isso facilitaram ou abrandaram. Cumpriram a resistência até à bandeirada xadrez.

Na classe de Promoção a vitória foi para a dupla Pedro Pereira e Henrique Gonçalves (Clean TT) que conseguiram dar mais um volta do que os campeões Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros 4×4). Carlos Martins e João Pinto (ReciclopeçasTeam), campeões UTV, estiveram em altas ao completar 8 voltas ao circuito de Vila Nova de Famalicão.

Luís Jesus e João Borges (Vitaminauto) foram os únicos participantes da classe Fun. Estrearam-se com duas voltas à pista em 1h33m54s. Sinal bem evidente de quão dura era a pista minhota. Aliás, a maior parte das equipas que partiram para a resistência não chegaram a concluir a prova e por isso não viram a bandeirada xadrez. Entre eles os campeões absolutos de 2022 Rui Rocha e Pedro Campas (Team rj69).

O Campeonato Portugal de Trial 4×4 despede-se assim, em festa, da temporada 2022. E mal se lançam os foguetes de uma edição já se prepara, nos bastidores, a época 2023…

CLASSIFICAÇÕES

ABSOLUTO

1.º Daniel Carapau – Proto XS5 2021 – 8 voltas

2.º João Rebelo – Jeep Wrangler – 7 voltas

3.º Luís Bacelo – Proto Oficina Bacelo – 6 voltas

SUPER PROTO

1.º Daniel Carapau – Proto XS5 2021 – 8 voltas

2.º João Rebelo – Jeep Wrangler – 7 voltas

3.º Alexandre Veloso – Crawler Nissan JR – voltas

PROTO

1.º Luís Bacelo – Proto Oficina Bacelo – 6 voltas

2.º Miguel Marques – Toyota Land Cruiser LJ70 – 5 voltas

3.º Rui Nunes – Nissan Proto Nunes Projects – 1 volta

EXTREME

1.º António Moreira – Nissan Patrol Turbo – 4 voltas

PROMOÇÃO

1.º Pedro Pereira – Nissan Patrol GR60 – 7 voltas

2.º Paulo Silva – Jeep YJ – 6 voltas

3.º Carlos Teixeira – Suzuki Samurai – 6 voltas

FUN

1.º Luís Jesus – Opel Frontwra – 2 voltas

UTV

1.º Carlos Martins – Bombardier CAN-Am Maverick – 8 voltas

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *