RALIS

M-Sport vai produzir viaturas baseadas nos Fiesta

Após o anúncio de que o Ford Fiesta vai encerrar a sua criação em 2023, a M-Sport destaca que a produção de carros de ralis baseados no Fiesta vai continuar e os preparativos estão já estão em marcha acelerada há algum tempo.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Fiesta é a espinha dorsal das atividades de rali da M-Sport, representando 80% de sua oferta atual de carros de competição e é a única linha no desporto com um modelo oferecido em todos os níveis da pirâmide de Ralis da FIA.

Graças à estreita relação de trabalho da M-Sport com a Ford, a equipe de Cumbrian já sabia há algum tempo que o modelo Fiesta estava a chegar ao fim. Com a cooperação e o apoio da Ford, a M-Sport aumentou de forma abrangente o seu stock de carrocerias do Fiesta para garantir que a produção continue em todos os modelos nos próximos anos, tanto no Reino Unido como na Polónia.

Todos os carros de rali baseados no Fiesta da M-Sport também vão continuar a ser desenvolvidos, com várias atualizações planeadas para toda a linha nos próximos 12 meses. O Fiesta representa algumas das maiores conquistas e sucessos da M-Sport, com destaque para o Fiesta WRC que levou a M-Sport a cinco campeonatos mundiais em 2017 e 2018.

O caso de amor da M-Sport com o Fiesta começou em 2005 com o Ford Fiesta ST Grupo N, viatura de rali homologado muito amado e acessível para as massas. A partir daí, os carros baseados no Fiesta da M-Sport foram-se fortalecendo, oferecendo aos clientes a oportunidade de começar da base neste desporto e chegar ao topo no mesmo modelo de viatura icónica.

No total, o Fiesta conquistou mais de 2.000 vitórias em termos globais, um número verdadeiramente inspirador que reflete a popularidade e o sucesso das operações de clientes da M-Sport.

Malcolm Wilson, diretor administrativo da M-Sport, afirmou que «o Fiesta é uma parte essencial das atividades de negócios da M-Sport e está por trás de grande parte do sucesso da empresa nas últimas duas décadas».

«Graças à nossa longa e histórica parceria com a Ford, pudemos começar a preparar o fim da produção do Fiesta com bastante antecedência. Gostaria de assegurar a todos os nossos clientes que vamos continuar a construir Fiesta de ralis nos próximos anos, tanto no Reino Unido como na Polónia», sublinhou o responsável da M-Sport.

«O Fiesta foi o primeiro carro desenvolvido pela M-Sport com foco no cliente e acho que 2.000 vitórias no contexto global falam por si. O desenvolvimento também está em andamento com os nossos carros baseados no Fiesta, com o Fiesta Rally2, Rally3 e Rally4, atualmente desfrutando de programas de desenvolvimento completos», acrescentou Malcolm Wilson.

«Gostaria de agradecer pessoalmente à Ford pelo apoio ao longo dos anos com o Fiesta. A Ford e o Fiesta permitiram que a M-Sport crescesse como um negócio com seus programas de clientes nos quais a Ford confiou em nós e continua a fazê-lo», finalizou diretor administrativo da M-Sport.

Por seu turno, Mark Rushbrook, diretor da Ford Performance, disse que «o Fiesta teve um sucesso incrível nos ralis, em grande parte graças ao tempo e esforço que a M-Sport colocou na sua abrangente escada de oportunidade a longo de mais de uma década». «A Ford Performance tem apoiado orgulhosamente a M-Sport com todos os seus programas baseados no Fiesta desde o início e temos tido um sucesso incrível. Queremos que esse sucesso continue e a Ford Performance continuará a apoiar a M-Sport com seus vários programas de desenvolvimento para carros de rali baseados no Fiesta», concluiu Mark Rushbrook.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *