AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Electrificação chega ao Ioniq 5 da Hyundai

O Ioniq 5 N é o primeiro veículo elétrico de produção em série de alta performance da Hyundai N, bem como o primeiro veículo de produção da submarca N com tração integral totalmente elétrica.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Depois do Ioniq 5 e do Ioniq 6, o Ioniq 5 N é o terceiro modelo da Hyundai, a ter como base a plataforma modular Global Eléctrica (E-GMP) do Hyundai Motor Group. Construído na base do IONIQ 5 – carro mundial do ano em 2022 – foi desenvolvido com novas soluções técnicas, para proporcionar um elevado desempenho.

O Ioniq 5 N desempenha um papel fundamental na aceleração do futuro da electrificação da Hyundai, seguindo o ADN da N, que obedece aos três pilares de desempenho da N: ousado em curva, capacidade em pista, e desportivo para o dia-a-dia.

Refira-se que Hyundai N significa Namyang, o centro global de I&D da Hyundai Motor na Coreia, onde a ideia nasceu, e Nurburgring, sede do Centro de Testes Europeu da Hyundai Motor, onde a linha N foi desenvolvida e testada.

A estreita ligação entre Namyang e Nurburgring criou a base para o N, cujo objetivo é proporcionar prazer de condução. Simbolizando uma chicana, o logótipo N personifica este aspeto – um veículo ágil que e divertido de conduzir – e que representa a máxima experiência de condução.

O circuito de Nurburgring foi e continua a ser utilizado para aperfeiçoar as tecnologias de alta performance da N. O icónico Nurburgring-Nordschleife é conhecido como uma das pistas de corrida mais desafiantes do mundo.

Com 73 curvas e 20.832 quilómetros de asfalto, é também um complexo de desportos motorizados e sede do Centro de Testes da Hyundai Motor, gerido pelo Centro Técnico da Hyundai Motor Europe.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *