AUTOLOOKNotícias Várias

Preservar o ambiente na competição automóvel

A educação rodoviária é um processo ao longo da vida e a Promolafões acredita na aposta contínua na aquisição de conhecimentos, capacidades e competências, no sentido de promover a formação e a inovação educativa no domínio da competição automóvel.

carlos.sousa@autolook.pt

A Promolafões levou esta segunda-feira a cabo uma ação sobre o tema da sustentabilidade ambiental, em São Pedro do Sul, mais concretamente no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, ao abrigo do projeto Race4ECO que desde 2019 tem vindo a realizar atividades paralelas a eventos de desporto motorizado.

A iniciativa visa, essencialmente, sensibilizar e motivar a comunidade de praticantes e habitantes das regiões onde os eventos se realizam, para a importância das boas práticas ambientais, bem como ações de redução da pegada ecológica que as organizações desses eventos geram em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

No âmbito do “Termas Motorfest”, evento que preenche o próximo fim de semana, em São Pedro do Sul, o dia desta segunda-feira produziu um efeito entusiástico junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, permitindo-lhes um estreito contacto com a organização do evento.

Todos, sem exceção, ficaram a saber quais as preocupações da estrutura organizativa com o meio ambiente, assim como interiorizaram as melhores práticas de prevenção e mitigação que vão ser implementadas antes, durante e depois do Rali Cidade Termal.

A comunidade escolar pode, de igual modo, receber muita informação quanto à segurança que requer o desporto motorizado nos dias que correm, bem como as boas práticas de condução, quer do ponto de vista da segurança, como da economia na redução de emissões.

Paralelamente, foi criada uma pista alusiva à Prevenção Rodoviária, tendo sido exposto uma viatura de competição, em que foi distribuído o mais recente exemplar da revista “Rodinhas”, a mascote do projeto Race4ECO junto dos alunos. Tratou-se de uma ação recheada de informação suplementar, com o propósito de a veicular e reforçar, de forma mais formal para que seja guardada e reter as mensagens mais facilmente.

Tempo bem passado, em que não faltaram questões formuladas pelos mais de 200 alunos que estiveram reunidos na companhia do painel de entidades presentes e que colaboraram na transmissão das informações, nomeadamente Paulo Magalhães, coordenador desportivo da FPAK, António Casais, vereador do pelouro do Desenvolvimento Rural de São Pedro do Sul, Paula Silva engenheira e técnica ambiental na mesma autarquia, bem como Luís Martins e Inês Braga, piloto e co-pilotos de ralis, acompanhados pelo diretor do agrupamento de escolas António Martins e José Correia, da Promolafões

Uma oportunidade ímpar para se continuar o trabalho do projeto Race4ECO em sintonia com todos os intervenientes na organização de eventos de desporto motorizado.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *