AUTOLOOKNotícias Várias

Faleceu Manuel Gomes, criador da Motogomes

Coimbra, Figueiró dos Vinhos, Angola, São Tomé e Portugal estão tristes com a partida abrupta de Manuel Gomes, um homem bom e um dirigente apaixonado e dedicado à causa dos desportos motorizados, sobretudo nas disciplinas de Motocross e Supercross, que criou a equipa Motogomes.

Carlos Sousa (carlos.sousa@autolook.pt)

Manuel Gomes, ladeado pelos filhos por Paulo e Manuel Gomes

Muitas pessoas estão profundamente consternadas com a partida de Manuel Gomes, que nasceu a 24 de novembro de 1942, em Figueiró dos Vinhos, mas que optou por viver em Coimbra. A cidade conimbricense adotou um homem bom que se preocupava com todos. Ele era, por formação, uma pessoa de sorriso rasgado, simpática, que manteve relações honestas com os outros, preocupando-se, sinceramente, com o bem comum.

Para ele, o bem comum significava muita coisa, incomodando-se quando as coisas não estavam bem. Para ele ninguém ficava para trás. Não há ninguém que, ao saber da sua partida abrupta, não se mostrasse consternado, enaltecendo as suas inequívocas qualidades.

Manuek Gomes tinha em cada um dos funcionários um membro da família

Manuel Gomes trilhou os caminhos do sucesso muito por culpa das suas características singulares. Cultivou essa matriz ainda jovem, fazendo questão de ser uma pessoa amigável que sabia ouvir. Era gentil para com todos e tinha um sorriso permanente, tomando decisões na defesa dos valores, sem nunca descurar consenso entre os amigos que com ele partilhava os momentos bons e menos favoráveis.

Manuel Gomes sempre foi um homem muito respeitado, quer no campo do empreendedorismo, guiando os negócio das empresas com a destreza que lhe é peculiar, além de liderar, orientar e criar oportunidades, cimentando o crescimento em tudo que se envolvia, como foi o caso da equipa que edificou: a Motogomes, uma formação de referência que fez história no Motocross nacional e internacional, bem como no Supercross.

Faleceu este fim de semana, aos 82 anos de idade, numa unidade hospitalar em Angola, o fundador do Team Motogomes. Depois de muito lutar contra uma pneumonia, não conseguiu vencer a derradeira corrida da sua vida, mas deixou um enorme vazio em todos com quem se cruzou.

Manuel Gomes e os netos, filhos de Paulo Gomes

Manuel Gomes foi o homem forte da Motogomes. Coadjuvado pelos filhos Paulo e Manuel Gomes a equipa nasceu em 1992, em Coimbra, e durante mais de duas décadas colecionou títulos nacionais em catadupa, sendo a grande dominadora de referência no panorama do Motocross e Supercross nacionais e internacionais.

Pela formação conimbricense passaram quase todos os grandes campeões nacionais de Motocross (MX) e Supercross (SX), nomeadamente Paulo Gonçalves, Luís Serra, Ruben Faria, Paulo Alberto, César Peixe, Luís Correia, Hugo Basaúla, entre muitos outros de uma enorme lista de talentos que foram exponenciados pela estrutura da Motogomes, cimentando o grande contributo que deu à modalidade no nosso país.

Manuel Gomes, Paulo Gomes e Pedro Almeida

Pedro Almeida, que iniciou a sua atividade profissional na Motogomes e que foi o mecânico do malogrado piloto Paulo “Speedy” Gonçalves, que faleceu a 12 de janeiro de 2020, em Layla, Arábia Saudita, no Rali Dakar, sublinhou que «partiu o ultimo pilar das minhas bases como homem e profissional, um Senhor, um Líder, um Exemplo».

Pedro Almeida, um nome que dispensa apresentações e que, atualmente, é o mecânico-chefe do francês Adrien Van Beveren da equipa oficial Honda que terminou no terceiro lugar do este ano no Dakar, confidenciou que «tinha 17 anos quando lhe fui pedir trabalho, mesmo sem ter o tipo de experiência de vida ou profissional». «Ele apostou tudo em mim, proporcionou me o meu primeiro contacto e aprendizagem naquilo que viria a ser o meu “mundo”».

«Ficarei eternamente grato pela oportunidade que me deu, pelo nível de exigência que teve para comigo, pelo rigor imposto. Guardo algumas das nossas conversas num canto especial, nunca esquecerei que apesar da sua idade era sempre o primeiro e por vezes o único a apoiar-me quando eu fazia uns looks mais arrojados, sempre uma visão muito mais à frente», acrescentou.

Pedro Almeida e Paulo “Speedy” Gonçalves no Team Motogomes

Pedro Almeida, que também tem um coração enorme, sublinhou que, «um dia, num outro lugar, havemos de voltar a ir para uma corrida na Tansit». «Até lá ficam as saudades e um profundo agradecimento pela oportunidade, pelo exemplo e pela educação que me proporcionou, que em muito contribuiu para aquilo que sou hoje e para o que alcancei. Descanse em paz Boss».

Afonso Gomes, neto de Manuel Gomes e campeão nacional em título de SX2, é um menino desfeito com a partida do avô, juntamente com os irmãos e primos. Na sua página oficial de Facebook, partilhou o texto sentido do pai, Paulo Gomes.

«Foste um guerreiro meu querido Pai, a vida apresentou-te muitos obstáculos difíceis, mas com a tua serenidade, inteligência e compaixão pelo próximo, conseguiste ser um exemplo para os teus filhos, netos, noras, colaboradores e todos os restantes amigos, ou como conhecidos que davas importância por igual», pode ler-se na mensagem de consternação.

O jovem Afonso Gomes, de apenas 17 anos de idade, ajudou a “libertar” as palavras francas e fraternas do pai para com o avô, que traduz na perfeição o que foi Manuel Gomes, o tal homem bom que vai deixar um enorme vazio entre aqueles que o conheceram.

«A tua essência eram as pessoas, porque como tu dizias, a vida são as pessoas, sempre com os teus consensos que tanto adoravas fomentar entre todos, com as tuas palavras serenas. Se alguém te batesse à porta, tinhas sempre tempo para ouvir, aconselhar ou ajudar. Por isso muitos choram em Portugal, São Tomé, Angola, porque perderam o pai ou o tio que assumiste ser perante essas pessoas, que eram como se fossem da tua família. Espalhaste o bem, com a tua naturalidade e simplicidade de estar na vida. Eras um homem de fé, por isso tinhas esse dom de agregação perante qualquer adversidade», sublinhou Paulo Gomes.

Manuel Gomes, que lutou nas últimas seis semanas contra a doença que o apoquentou e lhe roubou a vida, em Angola, vai ser sepultado sexta-feira, em Figueiró dos Vinhos, logo após a chegada a Lisboa, proveniente de Angola, na companhia dos filhos Paulo e Manuel Gomes.

autolook.pt endereça os mais sentidos pêsames a todos aqueles que lhe eram queridos, em particular os seus filhos Paulo e Manuel Gomes, aos seus cinco netos e restantes familiares.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *