TODO TERRENO

Africa Eco Race: arranque das “hostilidades”

Já está a rolar, em solo marroquino, a 15.ª edição da Africa Eco Race. Pilotos e equipas enfrentam os desafios únicos dos terrenos originais do Dakar em África – tanto que o mote é “Sur les traces de Thierry Sabine – Nos Trilhos de Thierry Sabine”, em alusão ao impulsionador da criação da mítica prova.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Em 2024, a Africa Eco Race conta com 12 etapas, a primeira delas a 2 de janeiro entre Nador e Boudnib, em Marrocos. A cidade marroquina de Nador assistiu ao arranque competitivo de mais uma edição do Africa Eco Race, competição que procura preservar o espírito do “Dakar”, mítica prova criada pelo francês Thierry Sabine.

Contudo, e em consequência dos problemas políticos que afetam o continente africano, passou a ter lugar na América do Sul e Central, antes de rumar à Arábia Saudita, onde, no sábado, arranca a edição 2024 do “Dakar”.

A competição começou com um Setor Seletivo de 173,56 km, dominado pelos italianos Jacopo Cerruti (Aprilia) e Alessandro Botturi (Yamaha), nas duas rodas, enquanto na classificação conjunta de automóveis e camiões foi Cedric Feryn (GINAF), ao volante de um “peso pesado”, a registar o melhor tempo.

O piloto belga ficou à frente dos franceses Gautier Paulin (Apache) e Pierre-Louis Loubet (Apache), que trocou as provas de classificação do “Mundial” de Ralis pelas picadas africanas, tendo conseguido um excelente terceiro lugar, num terreno, para si, desconhecido.

A exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, Portugal está presente, com Nuno Silva (KTM) a registar o 23.º tempo nas duas rodas, enquanto nos automóveis, Rui Oliveira (CAN-AM Maverick XRS), que discutiu as primeiras posições, até cerca de 40 km do final do Setor Seletivo, acabou por perder muito tempo. O piloto lusitano ainda não tinha terminado a especial, ao passo que Ricardo Sousa (CAN-AM Maverick X3) ficou fora de prova logo ao fim dos primeiros 40 km da especial.

Para esta quarta-feira, a caravana cumpre a ligação Boundnib – Mhamid, por um percurso de 425 km, dos quais 383 km são cumpridos em Setor Seletivo,

CLASSIFICAÇÕES

SS – 173,56 KM

MOTOS – 1.º, Jacopo Cerruti (Aprilia), 1.54’09”; 2.º, Alessandro Botturi (Yamaha), a 1’47”; 3.º, Pol Tarres (Yamaha), a 1’50”; 4.º, Guillaume Borne (Husqvarna), a 8’56”; 5.º, Alexandre Vaudan (KTM), a 11’00”; 6.º, Attilio Fert (KTM), a 11’10”; 7.º, Giovanni Gritti (Honda), a 11’17”; 8.º, Juan Pedredo Garcia (Harley Davidson), a 12’51”; 9.º, Andrea Gava (Beta), a 13’13”; 10.º, Nicola Quinto (Husqvarna), a 15’04”; …; 23.º, Nuno Silva (KTM), a 32’01”. Estão classificados mais 13 pilotos

AUTOMÓVEIS/CAMIÕES – 1.º, Cedric Feryn/Bjorn Burgelman/Tom De Leeuw (GINAF), 1.55’30”; 2.º, Guatier Paulin/Remi Boulager (Apache),a 2’52”, 3.º, Pierre-Louis Loubet/François Borsotto (Apache), a 9’26”; 4.º, Aad Van Velsen/Michel Van Velsen/Marco Siemons (Scania), a 10,09”, 5.º, Koen Wauters/Kris ven der Steen (Toyota Hilux), a 23’34”; 6.º, Pascal Feryn/Kurt Keysers (Toyota Hilux), a 24,09”; 7.º, Varga Imre/Jozsef Toma (Toyota), a 28’29”; 8.º, Teum Stam/Rne Bargeman (Toyota), a 47’16”; 9.º, Stefano Rossi/Jacopo Casini (Nissan), a 1.20’56”; 10.º, Verzeletti Giulio/Giuseppe Fortuna (Mercedes Benz), a 1.27,09.

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