DAKAR

Ford Ranger com novas cores para o Dakar

Os dois Ford Ranger T1+ inscritos pela M-Sport no Dakar 2024 retomam os códigos estilísticos da Ford Performance em competição.

CARLOS SOUSA carlos.sousa@autolook.pt

Embora a Ford nunca tenha disputado nenhuma edição do Dakar, o fabricante americano já mudou de cor. A marca oval revelou uma nova decoração para os seus dois Ford Ranger T1+ que vão alinhar no  Dakar 2024, de 5 a 19 de janeiro. Nenhum patrocinador aparece, mas o design segue os códigos estilísticos da empresa concorrente, como acontece com o Ford Mustang GT3 atualmente em desenvolvimento.

Em 2024, a Ford chega ao Dakar com o espanhol Nani Roma a liderar a “armada”. O veterano do Rali Dakar tem sido um membro fundamental do programa de desenvolvimento da M-Sport e da NWM. A experiência de Nani Roma no Rali Dakar é inestimável, tendo participado em nada menos de 25 edições da prova, sendo um dos
poucos pilotos a vencer o rali em duas e quatro rodas.

Coroado com um promissor terceiro lugar no Rally de Marrocos, em outubro de 2023, o ex-vencedor na classe de motos (2004) e nos automóveis (2014) tema missão de ajudar a M-Sport a criar um protótipo da nova geração durante o ano de 2024.

Nani Roma será apoiado pelo sul-africano Gareth Woolridge, desconhecido do batalhão no Dakar, mas que se destacou ao conquistar o título nacional de todo-o-terreno, à frente dos especialistas da Toyota, Giniel de Villiers e Henk Lategan.

«O processo de desenvolvimento do Ranger T1+ tem sido bastante entusiasmante, o carro mudou muito desde a primeira vez que o testei, em comparação com o último teste que realizámos recentemente. Todos os mecânicos e engenheiros fizeram um excelente trabalho na estabilização do carro, melhorando a fiabilidade e aumentando a sua capacidade de desempenho. Temos trabalhado em conjunto numa boa direção, o Ranger é um carro robusto, ainda temos alguns pontos a melhorar, mas neste momento está numa ótima posição», afirmou Nani Roma.

«Conheço a M-Sport há muitos anos, nos tempos do Carlos Sainz e do Colin McRae, quando corria em motos e também acompanhava os ralis. A M-Sport sempre foi uma equipa de alto nível no Campeonato do Mundo de Ralis, lutando por vitórias e campeonatos. É um conjunto de pessoas extremamente profissionais com as quais é muito agradável trabalhar. A equipa é muito organizada e, apesar de estar num ambiente diferente daquele a que está habituada, foi rápida a compreender o que é necessário para enfrentar este desafio», concluiu o experiente piloto espanhol.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *