Segunda sessão de treinos durou 25 minutos
O primeiro dia dos treinos para o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada de 2023 de Fórmula 1, terminou com George Russell e Charles Leclerc a liderar as sessões livres. Para este sábado haverá o último treino antes da classificação que definirá a última “pole position” da temporada.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
De acordo com os regulamentos, a segunda sessão de treinos livres deveria durar 60 minutos mas, face a duas interrupções, acabou por ter 25 minutos, o que veio penalizar aqueles que tiveram de ceder os carros aos jovens pilotos, na primeira sessão.
As coisas começaram a complicar-se quando, ao fim de nove minutos, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) saiu de pista e bateu com violência nas barreiras de proteção, provocando a exibição da bandeira vermelha para o carro ser retirado e reparar os estragos provocados.
A sessão só recomeçaria 25 minutos do fim para ser interrompida de imediato, pelo facto do alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) ter feito um pião, na primeira curva, e ter batido nas barreiras, o que levou a mais nove minutos de paragem, pelo que restaram 16 minutos de trabalho para as equipas, depois dos nove do início do treino.
Numa sessão em que não foi possível às equipas cumprir o programa que tinham definido, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) registou o melhor tempo, à frente do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), com a particularidade dos três terem ficado de fora na primeira sessão.
Fruto do seu prematuro despiste o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi o único, dos que estiveram em ação na primeira sessão, que não melhorou o seu tempo na segunda sessão, restando saber se os estragos vão implicar a mudança de peças que obriguem a uma penalização para o piloto da Ferrari.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | sem tempo | 1’24,809″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | sem tempo | 1’24,852″ |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | sem tempo | 1’24,982″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’26,453″ | 1’25,024″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | sem tempo | 1’25,112″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’26,072″ | 1’25,122″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | sem tempo | 1’25,223″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | sem tempo | 1’25,315″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’26,720″ | 1’25,321″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’26,665″ | 1’25,361″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | sem tempo | 1’25,397″ |
Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’26,433″ | 1’25,467″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’26,631″ | 1’25,492″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | sem tempo | 1’25,566″ |
Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’26,725″ | 1’25,669″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | sem tempo | 1’26,081″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’27,462″ | 1’26,413″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’26,742″ | 1’26,659″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’26,676″ | 1’26,707″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | sem tempo | 1’27,147″ |
Felipe Drugovich | Aston Martim AMR23 | Ferrari | 1’26,360″ | sem tempo |
Robert Shwartman | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’26,703″ | sem tempo |
Frederik Vesti | Mercedes W14B | Mercedes | 1’26,815″ | sem tempo |
Jack Doohan | Alpine A523 | Renault | 1’26,865″ | sem tempo |
Théo Pourchaine | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’27,093″ | sem tempo |
Patricio O’Ward | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’27,114″ | sem tempo |
Jake Dennis | Red Bull RB19 | Honda | 1’27,208″ | sem tempo |
Isack Hadjar | Red Bull RB19 | Honda | 1’27,244″ | sem tempo |
Zak O’Sullivan | Williams FW45 | Mercedes | 1’27,460″ | sem tempo |
Oliver Bearman | Haas VF-23 | Ferrari | 1’27,569″ | sem tempo |