Max Verstappen aumenta vantagem no Mundial
O neerlandês venceu hoje o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, alargando ainda mais o comando no Campeonato do Mundo. O piloto da Red Bull bateu o britânico Lando Norris (McLaren), com o também britânico Lewis Hamilton (Mercedes) a ficar em terceiro.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) venceu o GP da Inglaterra, naquela que é a sexta vitória consecutiva, oitava da temporada e 43.ª da carreira, mas no início a ideia de uma surpresa chegou a pairar no ar.
Com um excelente arranque, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) bateu o neerlandês, que não foi tão rápido como o seu adversário a reagir à luz verde, e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) esteve muito perto de chegar ao segundo lugar. Contudo, Max Verstappen defendeu-se com sucesso e o australiano teve de contentar-se em manter o terceiro lugar que ocupava à partida.
A possibilidade de surpresa durou quatro voltas, porque na quinta Max Verstappen, aproveitando o DRS deixou Lando Norris para trás e não mais foi incomodado com o piloto da McLaren a manter a segunda posição até final, naquele que é o seu melhor resultado este ano.
O australiano manteve, com tranquilidade, o terceiro lugar até ao momento em que parou para trocar de pneus, mas perdeu a oportunidade de o recuperar, porque Lewis Hamilton (Mercedes) beneficiou da entrada em pista do “Safety Car”, depois do carro do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) ter ficado parado na pista, com um princípio de incêndio, para trocar de pneus e ficar à frente do australiano até final.
Em qualquer dos casos este foi o melhor resultado do ano da equipa criada pelo neo-zelandês Bruce McLaren.
O inglês George Russell (Mercedes) garantiu o quinto lugar, à frente do mexicano Sergio Perez (Red BullHonda), que largou de 15.º e recuperou até ao sexto lugar, fazendo com que as seis primeiras posições fossem ocupadas pelos carros de três equipas.
Foi intensa, nas derradeiras voltas, a luta pelo sétimo lugar, com o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) a resistir aos ataques do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), que confirmou, na corrida, as boas indicações deixadas nos treinos e na qualificação, do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que fecharam o lote de pilotos que terminaram.
Destaque para o mau desempenho da equipa italiana, que voltou a falhar em termos de estratégia, errando na escolha de pneus e no momento em que fez os pilotos parar para os trocarem, com os dois pilotos a não esconderem algum desentendimento, que já vinha dos treinos.
FICHA DA PROVA
Prova – Aramco British Grand Prix
Circuito – Silverstone
Extensão – 306,198 km = 52 x 5,891 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (5,891 km), em 1’26,720” (244,552 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’26,720”; Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’26,961”; 2.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’27,092”; Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’27,136”; 3.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 127,148”; George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’27,155”; 4.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’27,211”; Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’27,530”; 5.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’27,659”; Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’27,689”; 6.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’28,896”; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’28,935”; 7.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’28,956”; Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’29,031”; 8.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’29,968”; Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’30,025”; 9.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’30,123”; Nyck De Vries (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’30,513”; 10.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’32,378”; Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), sem tempo
Nota – Valtteri Bottas, que tinha feito o 15.º tempo, foi desclassificado por não ter um litro de combustível no depósito, no final da qualificação, como está regulamentado.
Comandantes sucessivos – Lando Norris, da 1.ª à 4.ª volta; Max Veratappen, da 5.ª à 52.ª volta
Volta mais rápida – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (5,891 km), em 1’30,275” (234,922 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 52 voltas (306,198 km), em 1.2516,938” (215,424 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1.25’16,938″ |
2.º | Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | a 3’798″ |
3.º | Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | a 6,783″ |
4.º | Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | a 7,776″ |
5.º | George Russell | Mercedes W14 | Mercedes | a 11,206″ |
6.º | Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | a 12,882″ |
7.º | Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 17,193″ |
8.º | Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | a 17,878″ |
9.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 18,699″ |
10.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 19,448″ |
11.º | Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | a 23,632″ |
12.º | Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 25,830″ |
13.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | a 26,663 |
14.º | Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 27,483″ |
15.º | Guanyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 29,820″ |
16.º | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 31,225″ |
17.º | Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 33,128″ |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 255 pontos; 2.º, Sergio Perez, 156;
3.º, Fernando Alonso, 137; 4.º, Lewis Hamilton, 121; 5.º, Carlos Sainz, 83; 6.º, George Russell, 82; 7.º, Charles Leclerc, 74; 8.º, Lance Stroll, 44; 9.º, Lando Norris, 42; 10.º, Esteban Ocon, 31; 11.º, Oscar Piastri, 17; 12.º Pierre Gasly, 17; 13.º, Alexander Albon, 11; 14.º, Nico Hulkenberg, 9; 15.º, Valtteri Bottas, 5; 16.º, Guanyu Zhou, 4; 17.º, Yuki Tsunoda, 2; 18.º, Kevin Magnussen, 2
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 411 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 203; 3.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 181; 4.º, Scuderia Ferrari, 157; 5.º, McLaren F1 Team, 59; 6.º, BWT Alpine F1 Team, 47; 7.º, MoneyGram Haas F1, 11; 8.º, Williams Racing, 11; 9.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 9; 10.º, Scuderia Alpha Tauri, 2
Próxima prova – Qatar Airways Hungarian Grand Prix, dia 23 de Julho, no Hungaroring.