Toyota Gazoo Racing: “hat-trick” de prémios FIA
Sucesso da Toyota Gazoo Racing na época desportiva de 2024 termina com três títulos mundiais de Construtores, cujos troféus foram apresentados durante os Prémios FIA em Kigali, Ruanda. A equipa nipónica conquistou os títulos WRC, WEC e W2RC. Elucidativo.
carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: ANDRÉ FERREIRA, JULIEN DELFOSSE / DPPI/ DPPI
A Toyota Gazoo Racing concluiu uma emocionante época no desporto motorizado, caracterizada por desenvolvimentos técnicos, espírito de equipa e toda a emoção das corridas. Tudo isto foi lembrado ao receber três troféus do Campeonato do Mundo durante a cerimónia anual de entrega de prémios da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Os Prémios FIA, realizados em Kigali, no Ruanda, coroaram oficialmente os Campeões do Mundo FIA de 2024 numa série de disciplinas e, dos seis títulos mundiais de construtores apresentados, a Toyota Gazoo Racing participou em três modalidades da FIA em 2024.
A equipa nipónica conquistou os três títulos de construtores, no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC), no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) e no Campeonato do Mundo de Rally Raid da FIA (W2RC).
Os três primeiros classificados de cada Campeonato do Mundo de pilotos e navegadores também foram homenageados, incluindo Elfyn Evans e Scott Martin pelo segundo lugar na classificação de pilotos e navegadores do WRC, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries pelo terceiro lugar no campeonato de pilotos do WEC, bem como Lucas Moraes e Armand Monleon pelo terceiro lugar na classificação de pilotos e navegadores do W2RC.
Os esforços da Toyota Gazoo Racing no desporto motorizado sublinham o seu empenho em fabricar carros cada vez melhores e em ser pioneira em tecnologias sustentáveis através da competição.
Refletindo o caminho multi-tecnologia da Toyota para a neutralidade de carbono, que oferece aos clientes uma variedade de opções acessíveis e práticas para acelerar o ritmo de redução de CO2, o sucesso no WRC e no WEC foi alcançado com a eletrificação da tecnologia híbrida e biocombustível 100% sustentável, enquanto o seu título W2RC foi alimentado por uma nova mistura de combustível do parceiro Repsol que contém 70% de componentes renováveis.
Uma temporada emocionante do WRC testou homens e máquinas em algumas das estradas mais difíceis do mundo e a competição foi decidida na última etapa, no Rali do Japão. A Toyota Gazoo Racing assegurou o seu quarto título consecutivo de construtores – o oitavo da Toyota no WRC – após o GR Yaris Rally1 Hybrid ter vencido oito dos 13 ralis da época.
No WEC, a luta pelo título de construtores também foi renhida. A Toyota Gazoo Racing conquistou o seu sexto título consecutivo de construtores –e sétimo no total –, graças às três vitórias do GR010 Hybrid em oito corridas de resistência, bem como o segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans.
Completando um “hat-trick” de troféus de construtores da FIA em 2024, a equipa Toyota Gazoo Racing no W2RC manteve o seu recorde de 100% desde a introdução da série em 2022, vencendo o título de construtores pela terceira vez, com a GR DKR Hilux Evo.