Rui Madeira na Baja TT Montes Alentejanos
Os montes e planícies do Baixo Alentejo serão o palco da prova inaugural da época 2023 de Todo-o-Terreno e Rui Madeira está ansioso por fazer “rugir” o motor do SSV da JBracing que partilhará com Nuno Rodrigues da Silva no desafio proposto pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA).
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Integrando a forte “armada” de mais de uma dezena de unidades que a JBracing vai levar à edição 2023 Baja TT Montes Alentejanos ESC Online, a consagrada dupla está carregada de “ganas” para devorar o desafiante traçado da prova alentejana, que dá partida à temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que decorre sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.
A Baja TT Montes Alentejanos ESC Online irá para a estrada de 24 a 26 de fevereiro e tem o centro nevrálgico no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Beja. As lides competitivas arrancarão na sexta-feira, com o prólogo de 7,26 km.
No sábado, o desafio contra o cronómetro contempla o primeiro setor seletivo, com 145,50 km, que se repetirá no dia de domingo. No total quase 300 quilómetros “a doer” neste primeiro desafio de todo-o-terreno de 2023.
Contando com o sábio apoio técnico da estrutura liderada por Jorge Branco, que tem no naipe de pilotos, entre outros, o jovem Gonçalo Guerreiro campeão dos SSV 2022, o piloto “mundialista” já preparou este primeiro embate do ano, testando o Ca-Am num traçado de 9 quilómetros na zona de Azambuja.
A jornada de teste permitiu a Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva rodarem com o SSV de forma muito intensa: «As primeiras impressões foram positivas. O local foi ótimo para o teste, pois incluiu os variados tipos de terreno, piso rápido, zonas encadeadas e alguns cruzamentos no sentido de ter a confiança necessária para uma prova de longa duração», sublinhou o piloto de Almada.
Rui Madeira realçou ainda «a excelente impressão que me causou este o Can-Am da JBracing». «É notória a melhor resposta do motor e o menor peso, quando estabelecemos a comparação com o T3 que utilizamos em 2022 nesta prova. Também conseguimos uma boa afinação base do Can-Am e o trabalho realizado dá-nos muita confiança e ambição para conseguir um bom resultado».
A confiança ergue-se também na sintonia total que Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva possuem e que os transforma numa dupla de elevado índice competitivo, assumindo o piloto que «tudo faremos para transformar a nossa experiência no melhor mote para discutir lugares de destaque».
«O nosso principal objetivo, tal como em 2022, é promover bem os nossos patrocinadores, em especial a Esc Online, até porque a prova tem a marca como patrocinador principal e queremos muito potenciar o apoio que nos dão. Depois, divertir-nos o máximo que pudermos e andar forte, sempre em crescendo, apostando na fiabilidade e num ritmo constante e seguro», sustentou o experiente piloto.
Rui Madeira assume que «em termos de classificação geral, será difícil acompanhar alguns dos 7, 8 primeiros, que andam sempre a fundo do princípio ao fim, mas a prova é extensa e dura e tudo faremos para alcançar um bom resultado, até para agradecer à JBRacing pela disponibilidade do SSV para esta prova».
Quanto a futuras presenças da dupla no calendário de Todo-o-Terreno de 2023, Rui Madeira confirma que irá «fazer mais uma ou duas provas, sempre que não coincidirem com os ralis que temos no nosso programa competitivo desta época».