RALIS

Rally Fim d’Ano Figueira da Foz em dose dupla

http://www.classicclube.com/…/rally-fim-d%E2%80%99ano… A Figueira da Foz marca o ritmo do fim de ano em velocidade moderada com o cunho da regularidade. O som dos motores são a música para os ouvidos e, a onda sonora, é gerada pela vibração dos corpos e as mãos ao volante.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Rally Fim d’Ano Figueira da Foz está ao virar da esquina e surge em dose dupla. Uma viagem que privilegia a passagem da ponte para a outra margem, com o concelho figueirense a voltar a ser palco de uma prova que começou no século passado e que, teimosamente, tem resistido às agruras das dificuldades.

A resistência e regularidade vão andar de mãos dadas nos próximos dias 28 e 29 de dezembro e, como mandam as disposições de outrora, na linha de partida vão ouvir-se, forçosamente, as palavras monobloco, suspensão, semieixos, faróis, farolins, pára-choques, retrovisores, carroçaria, maçanetas embutidas e, naturalmente, a “manada” de “cavalos” preparada para novas aventuras e peripécias.

Com as expetativas em alta, o Rally Fim d’Ano Figueira da Foz tem o “tamanho” certo: terá uma única etapa disputada em duas secções, para um total de 240 km, dos quais cerca de dois terços serão cronometrados pelo sistema da Anube.

Para a edição deste ano foi privilegiada uma subcategoria denominada por Turística, em que será efetuada pelo mesmo percurso, mas apenas serão contabilizadas as penalizações na regularidade à figura ou hectométrica. Essas serão provas em que basta um cronômetro, não havendo, por isso, necessidade de aparelho de medição de distância de elevada precisão.

Com a abertura das inscrições, a estrutura organizativa observou em alta a desenfreada corrida dos participantes para ocuparem o seu nome na lista de inscritos. A corrida ganhou tal envergadura que, ao cabo de poucos dias, as respetivas inscrições ficaram encerradas muito antes de prazo previsto.

Atendendo que a lista de inscritos ficou determinada há já algumas semanas, o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz ganhou o primeiro “round” e, a sete dia do Rally Fim d’Ano Figueira da Foz, pilotos e máquinas perfilam-se para criarem um “tsunami” de emoções e fortes vagas de entusiasmo.

Nos automóveis, a distância entre eixos é grande e os balanços dianteiro e traseiro são curtos. Pilotos e navegadores passam a ter o peso da responsabilidade de apresentar as credenciais para alcançarem o estrelato e brilharem na aproximação do final do ano, sempre com o olhar atento da Associação Académica de Coimbra – Secção de Desportos Motorizados, entidade organizadora da competição.

A prova, realizada em memória das realizadas desde 1954 no final de ano na Figueira da Foz, procurará, mais uma vez, desafiar os participantes num clima de descoberta por entre as belas e desafiantes estradas da região, com um saudável espírito de competição sempre presente.

A partida está prevista para as 10h15 do dia 28 de dezembro, no Meeting Point, em frente ao Forte de Santa Catarina, e os participantes terão pela frente um percurso secreto, percorrendo várias estradas asfaltadas, quer do concelho da Figueira da Foz, como de Montemor-o-Velho, passando pelos territórios de Cantanhede, Soure e Pombal. Todos, sem exceção, pretendem lutar entre si e contra o cronómetro, ao longo dos 240 quilómetros do percurso.

Com o dia 28 destinado à prova de regularidade, está igualmente previsto, entre as 15h00 e as 17h00, demonstrações de convidados na Avenida de Espanha. Trata-se de uma ação que serve para criar um clima amistoso para receber calorosamente a caravana da prova de regularidade, às 17h15. A entrega de prémio, a partir das 19h30, com beberete/jantar, terá lugar no Casino Figueira.

RALLY FIM D’ANO PROLONGA-SE AO DIA SEGUINTE

Esgotado que está, há já algumas semanas, o Rally Fim d’Ano da Figueira da Foz, Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF) não levanta a “âncora” e vai manter firme a componente da diversão, transportando para o dia 29 todo o regozijo aos associados e amigos.

Com a família CAAFF reunida, nada melhor que ampliar o convívio especial e terminar as jornadas do Rally Fim d’Ano da Figueira da Foz em festa, cheio de amizade e momentos inesquecíveis. O clube figueirense não tem qualquer dúvida de que esta é motivação para serem partilhadas histórias e fortalecer os laços que unem todos os membros familiares do CAAFF.

Perante este desiderato, um dos desafios propostos passa por apareceram vestidos à época do carro de cada um e, o outro, é surpresa total. Para que este encontro seja inesquecível, é de capital importância que todos, sem exceção, compareçam com o brilhantismo que se exige.

Tendo em atenção à lotação e que as inscrições terminam este domingo, dia 22 de dezembro, cujas inscrições são efetuadas a troco de 25 euros por pessoa, o programa para o dia 29 do corrente mês compreende a concentração, às 9h30, seguindo-se o desfile de destreza pelas 10h30.

Depois da “parada” de estrelas e o desfile das viaturas, os dirigentes do CAAFF dilatam o convívio com um almoço servido às 13h00. Retemperadas as energias, associados e amigos do clube figueirense regressam ao asfalto para iniciarem, às 15h00, de uma gincana surpresa.

As inscrições podem ser efetuadas até ao final deste domingo, dia 22 de dezembro, através do link: https://forms.gle/gxh9HFGHpJcZLSnx9. Como alternativa, os interessados podem fazê-lo junto de Luís Caldeira (964464137) e Afonso Pais (916253523).

Partilhe

One thought on “Rally Fim d’Ano Figueira da Foz em dose dupla

  • Tony Couto

    Onde posso assistir a gincana e classificativas perto de Tavarede?
    Obrigado

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *