WRC

Rally de Portugal com novidades para 2026

Na estada de 7 a 10 de maio do corrente ano, a desenvolver nas regiões do Norte e Centro do país, a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal, quinta ronda pontuável para o Campeonato do Mindo de ralis (WRC), contempla o “shakedown” na quarta-feira e três especiais na quinta-feira, incluindo a super-especial da Figueira da Foz, após partida simbólica às 15h00 em Coimbra.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA

O Vodafone Rally de Portugal, versão 2026, já mexe e remexe a menos de três meses e meio de ir para a estrada, com o Automóvel Club de Portugal (ACP) a anunciar algumas alterações relativamente às edições de anos anteriores, conferindo-lhe uma nova “roupagem” que privilegia o espetáculo e, naturalmente, retirando enorme peso a pilotos e navegadores vividos o ano passado.

Na estada de 7 a 10 de maio, a quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de 2026 volta a colocar as regiões do Norte e Centro do país no mapa das grandes manifestações desportivas e do WRC em particular como tem sido um predicado nos últimos anos.

Também à semelhança dos últimos anos, o “quartel-general” mantém-se inalterável, ou seja, na Exponor, em Matosinhos. A competição do ACP é pontuável para um conjunto alargado de campeonatos, nomeadamente para o Rally1, WRC2, WRC3, Junior WRC e Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), abrangendo 17 municípios.

Além dos indispensáveis apoios dos parceiros da Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte, Turismo do Centro, Vodafone BP, Hertz, Via Verde e KP World, o Rally de Portugal contempla os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Lousada, Matosinhos, Mortágua, Paredes, Sever do Vouga e Vieira do Minho.

De acordo com o ACP, os reconhecimentos terão lugar entre os dias 4 a 6 de maio, enquanto o “shakedown” terá como palco o território de Paredes, com o interior do circuito de Baltar a oferecer a espetacular progressão dos concorrentes nos últimos 800 metros.

No entanto, o “shakedown” de Baltar deste ano será efetuado na quarta feira, dia 6 de maio, no período da tarde, sendo que na quinta-feira, 7 de maio, a partida é às 15h00 em Coimbra, seguindo-se dois troços na zona centro, antecedendo à super-especial, às 19h05, da Figueira da Foz que, ao contrário dos últimos anos, a especial citadina passa a ser o terceiro troço da competição do ACP.

Todavia, a grande novidade do Vodafone Rally de Portugal é realização de dois troços na quinta-feira, o que torna o programa de sexta-feira bem mais leve para as equipas, as quais apontaram o dedo ao volume de especiais no ano passado.

À semelhança de pilotos e navegadores, também os espetadores auferem das alterações, uma vez que o “shakedown” agendado para quarta-feira, três troços na quinta-feira, com a super-especial da Figueira da Foz incluída, e o habitual programa até domingo. Naturalmente que todos os pormenores do programa serão amplamente divulgados em data oportuna.

Em suma, as três etapas do Vodafone Rally de Portugal terão início cerca das 6h00, com pilotos, navegadores e máquinas a terem pela frente 23 especiais de classificação, com a última, em Fafe, a servir de “power stage” pelas 13h15.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *