Pelotão de luxo no Rali Serras de Fafe Felgueiras
Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto também pontuável para o Campeonato Europeu, conta com 86 inscritos e começa com uma super-especial esta sexta-feira à noite.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A exemplo do que sucedeu o ano passado, cabe ao Demoporto dar a bandeirada de saída dos Campeonatos da Europa e de Ralis e de Portugal de Ralis, com o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto. A prova de abertura reuniu 86 equipas, 55 envolvidas no “Europeu” e as restantes e 11 das primeiras a pontuarem para o Campeonato de Portugal.
No que diz respeito ao “Europeu” a lista é encabeçada pelo espanhol Efrén Llarena (Skoda Fabia RS Rally), campeão em título, que terá no neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 N Rally2), no irlandês Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2), candidato à vitória em termos de Campeonato de Portugal, e no norueguês Mads Ostberg (Citroen C3 Rally2) os seus mais directos opositores.
O campeão nacional, Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo), José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo), Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2), Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2) e Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 Evo) são os portugueses que irão procurar entrar na luta pelas primeiras posições e, em especial, suplantar o irlandês Craig Breen, inscrito pelo Team Hyundai Portugal e sério candidato à sucessão de Armindo Araújo na lista de campeões.
De facto, a participação a tempo inteiro do mundialista Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2) é uma das novidades na edição deste ano do Campeonato de Portugal de Ralis. O piloto irlandês foi contratado pela marca coreana para desafiar a hegemonia de Armindo Araújo, heptacampeão e atual detentor do título nacional.
Craig Breen, que faz um programa parcial com a Hyundai no Campeonato do Mundo, chega para o lugar de Bruno Magalhães, que não conseguiu reunir apoios para continuar a tempo inteiro no campeonato. Com o outro i20 estará o algarvio Ricardo Teodósio, campeão em 2021 e o único a conseguir bater Araújo desde o seu regresso à modalidade, em 2018.
«Vimos de uma temporada onde assumidamente as coisas não correram como o esperado. No defeso, em equipa, avaliámos o que correu menos bem, juntámos mais informações, testámos e preparámos esta temporada de forma metódica, para que possamos estar mais preparados para os desafios que vamos ter pela frente», garante Ricardo Teodósio.
Este ano, Armindo Araújo vai dividir-se por duas modalidades, pois aos ralis vai juntar a participação, a tempo inteiro, no nacional de todo-o-terreno: «Tal como aconteceu em todas as temporadas, entramos para o Campeonato de Portugal de Ralis com o intuito de lutar pelas vitórias em todas as provas e chegar ao título absoluto. É para isso que trabalhamos e no que estaremos focados», garante Armindo Araújo, que mantém a aposta no Skoda Fabia.
José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) mantém-se fiel à marca francesa e é um nome a ter em conta na luta pelas vitórias, sobretudo nos ralis em asfalto. Já o bracarense Miguel Correia (Skoda Fábia Rally2 Evo) estreou-se a vencer em 2022, pelo que este ano surge com mais responsabilidade e confiança.
O madeirense Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2), campeão em 2010, está de regresso ao campeonato, depois da suspensão de que foi alvo após um controlo antidoping positivo.
«É um ótimo início de Campeonato de Portugal e que reflete o bom momento dos ralis, porque normalmente no arranque da época não há tantos inscritos, sendo de destacar a presença de pilotos jovens», sublinhou Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). O líder federativo diz que a lista de inscritos deixa «antever um início de época competitivo e espetacular».
As 31 equipas inscritas nas “2RM”, no lote das quais se incluem as 16 inscritas no TGR Iberian Cup, que tem a segunda edição, terminam a sua actuação, em termos de Campeonato de Portugal, no final do dia de sábado, tendo como “Power Stage” a segunda passagem por Vieira do Minho.
A ESTRADA
O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto arranca esta sexta-feira à noite, com a super-especial de Fafe (1,43 km – 21h05), naquele que será o primeiro medir de forças entre os concorrentes.
No sábado a partida é de madrugada (6h45) com as equipas a terem pela frente uma dupla passagem pelas especiais de Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km – 8h09 e 14h39), Boticas/Senhora do Monte (15,05 km – 8h59 e 15h29), a mais extensa, Cabeceiras de Basto (10,84 km – 10h27 e 17h02) e Vieira do Minho (11,76 km – 11h40 e 18h15), com os concorrentes ao CPR de 2RM a darem por terminada a sua actuação.
No domingo, com partida à mesma hora, mais oito provas de classificação, com nova dupla passagem pelas classificativas de Luilhas (8,09 km – 7h32 e 12h31), Seixoso (9,97 km – 8h24 e 13h23), Santa Quitéria (9,18 km – 9h14 e 14h13) e Lameirinha (14,90 km – 10h05 e 16h05).
O CALENDÁRIO
O Campeonato de Portugal de Ralis integra oito provas, sendo de assinalar o regresso do Rali Casinos do Algarve, agora em pisos de terra, em substituição do Azores Rally mantendo-se as quatro primeiras provas em pisos de terra e as segundas em pisos de asfalto.
DATA | RALI | CLUBE |
10/11 de Março | Rali Serras de Fafe e Felgueiras | Demoporto |
31 de Março/a1 de Abril | Rali Casinos do Algarve | Clube Automóvel do Algarve |
28/29 de Abril | Rali Terras d’Aboboreira | Clube Automóvel de Amarante |
11/14 de Maio | Vodafone Rali de Portugal | Automóvel Clube de Portugal |
16/17 de Junho | Rali de Castelo Branco | Escuderia de Castelo Branco |
3/5 de Agosto | Rali Vinho Madeira | Clube Sports da Madeira |
15/16 de Setembro | Rali da Água – CIM Alto Tâmega | Clube Aventura do Mnho |
13/14 de Outubro | Rali Vidreiro Centro de Portugal | Clube Automóvel da Mainha Grande |
Com a realização destas oito provas, o Campeonato de Portugal passa a ter um total de 543 provas, organizadas por 24 clubes, com o Club Sports da Madeira a ser aquele que mais competições organizou para a competição:
56 – Club Sports da Madeira
50 – Grupo Desportivo e Comercial
49 – Automóvel Clube de Portugal
48 – Clube Automóvel do Centro
47 – Targa Clube
46 – Clube Automóvel da Marinha Grande
40 – Futebol Clube do Porto
30 – Estrela e Vigorosa Sport
28 – Clube 100 à Hora
26 – Clube Automóvel do Algarve
23 – Clube Arte e Sport
20 – Sport Clube do Porto
18 – Racal Clube de Silves
17 – Escuderia de Castelo Branco
14 – Demoporto
7 – Sporting Clube de Portugal
6 – Clube Automóvel de Amarante, Sport Lisboa e Benfica
4 – Clube Aventura do Minho
3 – Académico Futebol Clube
2 – Associação Académica de S. Mamede
1 – Aero Clube de Viseu, Grupo Cultural e Desportivo da TAP, Sporting Clube de Aveiro
OS VENCEDORES
As 535 provas efectuadas, até agora, tiveram 534 vencedores, por ninguém ter terminado o Rali de Inverno de 1968, como consequência das más condições atmosféricas que se fizeram sentir, com Joaquim Santos (pilotos), Miguel Oliveira (navegadores) e Ford (marcas) a serem os que mais vezes subiram ao lugar mais alto do pódio.
PILOTOS
39 – Joaquim Santos
30 – Fernando Peres
25 – Bruno Magalhães
24 – Armindo Araújo
21 – Adruzilo Lopes
18 – Américo Nunes
17 – José Pedro Fontes
16 – Miguel Campos, Mário Silva
15 – Joaquim Moutinho
14 – Carlos Bica
12 – Ricardo Moura
10 – Santinho Mendes
9 – José Miguel, “Mêquêpê”, Giovanni Salvi
8 – Pedro Meireles
7 – Manuel Gião, Inverno Amaral, Pedro Matos Chaves, Bernardo Sousa
5 – Markku Alen, António Coutinho, Luís Netto, Sebastien Ogier, Carlos Torres
4 – Andrea Aghini, Alexandre Camacho, Giandomenico Basso, Massimo Biasion, Jorge Bica, António Borges, José Lampreia, Heitor de Morais, Rui Madeira, António Carlos Oliveira, Jorge Ortigão
3 – José Pedro Borges, Carpinteiro Albino, António Dieguez, Mário Figueiredo, Piero Liatti, Manuel Inácio, Juha Kankkunen, José Carlos Macedo, Hannu Mikkola, Jorge Nascimento, António Rodrigues, Francisco Romãozinho, Fabrizio Tabaton, Ricardo Teodósio
2 – João Barros, Craig Breen, César Torres, “Tony” Fassina, Manuel Gomes Pereira, “Larama”, Sebastien Loeb, Vítor Lopes, Yves Loubet, Tommi Makinen, Colin McRae, Paulo Meireles, Manuel Mello Breyner, Andreas Mikkelsen, Jean-Pierre Nicolas, Carlos Sainz, Patrick Snijers, Bruno Thiry, Carlos Vieira
1 – Mabílio de Albuquerque, Bento Amaral, Hiroki Arai, Didier Auriol, Pedro Azeredo, Basílio dos Santos, Richard Burns, Daniel Carlsson, Dario Cerrato, João Clemente, Miguel Correia, Pedro Côrtes, Gregoire De Mevius, François Delecour, Elfyn Evans, Alessandro Fiorio, Rui Gonçalves, Lukasz Habaj, Juho Hanninen, Mikko Hirvonen, Jan Kopecky, Aly Kridel, Simo Lampinen, Pedro Leal, Paulo Lemos, Piero Liatti, Efrén Llarena, Freddy Loix, Alexey Lukyanuk, Markko Martin, Kris Meeke, Raul Mendonça, Michéle Mouton, Sandro Munari, Thierry Neuville, Ernesto Neves, Ivo Nogueira, Miguel Nunes, “Ominirf”, Mads Ostberg, Alcide Paganelli, Carlos Peres, Pedro Peres, Walter Rohrl, Luca Rossetti, Kalle Rovampera Timo Salonen, Francisco Santos, Vítor Sá, João Santos, Wemer Schweiser, Salvador Serviá, Nil Solans, Dani Sordo, Olivier Tabatoni, Ott Tanak Jean-Luc Thérier, Henri Toivonen, Renato Travaglia, Ewold Van Bergen, Ari Vatanen, Ole Christian Veiby, Nicolas Vouilloz, Adartico Vudafieri, Achim Wambold, António Zanini
NAVEGADORES
36 – Miguel Oliveira
30 – Carlos Magalhães
26 – Luís Lisboa
25 – Ricardo Caldeira
18 – Miguel Ramalho
17 – Fernando Prata
15 – Edgar Fortes
13 – António Costa, Pedro de Almeida
12 – Inês Ponte
10 – Mário Castro, Luís Ramalho
9 – Hugo Magalhães
8 – Filipe Lopes, José Nobre, Nuno Rodrigues da Silva
7 – Joaquim Neto, Sérgio Paiva, Miguel Villar
6 – Fernando Jorge, Fernando Fonseca, Paulo Grave, José Pedro Silva
5 – Pedro Calado, Manuel Coentro, Julien Ingrassia, Cândido Júnior, Ilkka Kivimaki, Pina de Morais, Evaristo Saraiva
4 – Paulo Babo, Rui Bevilacqua, Joaquim Capelo, António Morais, José Arnaud, “Barata”,
3 – Henrique Alegria, Carlos Barata, José Bernardo, Miguel Borges, Jorge Eduardo Carvalho, Fernando Castelo Branco, José Cotter, Mitia Dotta, Pedro Garcia, Fernando Garcia e Costa, Nicky Grist, Arne Hertz, Tiziano Siviero, Miguel Sottomayor, José Teixeira
2 – António Abreu, Jonas Andersson, António Manuel, João Baptista, Carlo Cassina, Danny Colenbunders, John Davenport, Daniel Elena, Sauro Farnocchia, Horácio Franco, Seppo Harjanne, Jorge Henriques, Imerito, “Jocames”, Alfredo Lavrador, Scott Martin, Luís Moya, Juha Piironen, Fabrizia Pons, Stephane Prevot, Raposo Magalhães, Loris Roggia, Ricardo Simões,
1 – Gonçalo Aguiar, Alessandro Alessandrini, Almeida Marques, Mattias Andersson, Jean-Marc Andrié, João Anjos, Alexey Arnautov, Thierry Barjou, Barbosa da Gama, Vittorio Brambilla, Paulo Brandão, Daniel Breton, Michel Cadier, Pedro Cameira, Carmo Santos, Fernando Carpinteiro Albino, Jorge Carreiro, Giuseppe Cerri, Matteo Chiarcossi, Jorge Cirne, Rui Cunha, Carlos Del Barrio, Thomas Dorschat, Pavel Dresler, Paul Dunkel, Daniel Dymurski, , Elliott Edmondson, Sara Fernandez, José Ferreira, Tiago Ferreira, Jean Marc Fortin, Ola Floene, Christian Geistdorfer, Nicolas Gilsoul, J. Gomes Pereira, Lorenzo Granai, Daniel Grataloup, Jonne Halttunen Andy Hasley João Paulo, Martin Jarveoja, Jacques Jaubert, Nicolas Klinger, Henry Liddon, Glenn MacNeall, Silvio Maiga, Mauro Mannini, Risto Mannisenmaki, Mikko Markkula, Marc Marti, Diogo Mascarenhas, Jorge Mascarenhas, Frederic Miclotte, Aloísio Monteiro, José Montes, Paul Nagle, Nascimento Costa, Ernesto Neves, Nogueira da Silva, Ornelas Camacho, Michael Park, Fabio Penariol, António Pereira, Pedro Perez, Portela de Morais, Robert Reid, Claude Roure, “Rudy”, Nini Russo, Jordi Sabater, Giovanni Salvi, Santos Mendonça, Silva Pereira, Miguel Sousa, Luciano Tedeschini, Teixeira Gomes, Jean Todt, Albino Tristão, Luigi Vale, Minota Van Bergen, António Vicente, Villalobos Santos, Flávio Zanetta
MARCAS
124 – Ford (Escort RS 42; Escort Cosworth, 26; Sierra Cosworth, 15; Fiesta R5, 9; Escort RS 2000, 6; Fiesta S2000, 7; Sierra Cosworth 4×4, 5; RS 200, 4; Focus WRC, 4; Escort WRC, 2; Escort TC, 1; Escort RS Cosworth, 1; Focus RS WRC, 1; Fiesta WRC, 1)
65 – Peugeot (207 S2000, 23; 206 WRC, 17; 306 Maxi, 16; 206 S1600, 4; Peugeot 208 T16, 3; 205 Turbo 16, 1; 208 T16 R5, 1)
38 – Porsche (911 S, 25; 911 L, 3; 911, 2; Carrera, 2; 911 T, 2; SC RS, 1, 997, 1; 997 GT3, 2)
37 – Renault (5 Turbo Corse, 15; 11 Turbo, 11; 8 Gordini, 4; Mégane Maxi, 4; Alpine, 1; Alpine A100, 1; Clio S1600, 1)
35 – Lancia (Delta HF 4WD, 9; Delta Integrale 16V, 9; Delta HF Integrale, 6; Delta Integrale, 4; Stratos, 2; Rallye, 2; Fulvia HF, 1; Delta S4, 1; Delta HF Integrale, 1)
32 – Citroen (DS3 R5, 12; Saxo Kit Car, 7; C4 WRC, 3; ID 20, 1; DS 21, 1; C3 R5, 3; C3 Rally2, 2; Visa Chrono, 1; DS3 WRC, 1; DS3 R3T, 1;)
30 – Skoda (Fabia R5, 10; Fabia S2000, 8; Fabia Rally2 Evo, 8Fabia R5 Evo, 4;)
26 – Toyota (Corolla WRC, 9; Celica GT-4, 7; Corolla GT-4, 4; Corolla GT, 2; Celica Turbo 4WD, 1; Yaris WRC, 2; Yaris GR Rally1, 1)
25 – Opel (1904 SR, 12; Kadett GT/E, 9; Ascona 400, 3; Ascona 2.0, 1)
23 – Mitsubishi (Lancer IX, 10; Lancer VIII MR, 8; Lancer VII, 2; Lancer IV, 1; Lancer VI, 1; Lancer X, 1)
19 – Datsun (160 J, 9; 240 Z, 7; 1600 SSS, 1; 120Y, 1; 1200 Coupé, 1)
16 – Fiat (131 Abarth, 6; 124 Spyder, 5; Punto S2000, 4; 125 S, 1)
15 – Subaru (Impreza P2000, 5; Impreza, 3; Impreza WRX STi, 3; Impreza 555 WRC, 2; Impreza 555, 1; Impreza WRX, 1;)
12 – Austin (Cooper S, 11; 1275 GT, 1)
10 – Hyundai (Hyundai i20 R5, 7; Hyundai i20 N Rally2, 1; Hyundai i20 Coupé WRC, 1)
8 – BMW (2002, 4; 2002 Alpina, 3; M3, 1)
6 – VW (Golf Rallye G60, 2; Polo R WRC, 2; Polo GTi R5, 2)
5 – Morris (Cooper S, 5)
3 – Audi (Quattro, 3)
3 – Mazda (RX3, 3)
2 – Vauxhall (Chevette 2.3, 2)
1 – Lotus (Elan S2, 1)
1 – NSU (TT 1200, 1)
1 – Saab (96 V4, 1)
VITÓRIAS NAS PROVAS DO DEMOPORTO
Sucessor da Secção de Motorismo do Futebol Clube do Porto, o Demoporto vai organizar pela 14.ª vez uma prova para o Campeonato de Portugal de Ralis, com as 13 edições anteriores a serem ganhar por
ANO | NOME | EQUIPA | CARRO |
2010 | Rali Serras de Fafe | Bernardo Sousa/Nuno Rodrigues da Silva | Ford Fiesta S2000 |
2011 | Rali Serras de Fafe | Vítor Lopes/Hugo Magalhães | Subaru Impreza N2009 |
2012 | Rali Serras de Fafe | Pedro Peres/Tiago Ferreira | Mitsubishi Lancer IX |
2013 | Rali Serras de Fafe | Bernardo Sousa/Hugo Magalhães | Peugeot 207 S2000 |
2014 | Rali Serras de Fafe | Pedro Meireles/Mário Castro | Skoda Fabia S2000 |
2015 | Rali Serras de Fafe | Ricardo Moura/António Costa | Ford Fiesta R5 |
2016 | Rali Serras de Fafe | José Pedro Fontes/Inês Ponte | Citroen DS3 R5 |
2017 | Rali Serras de Fafe | Pedro Meireles/Mário Castro | Skoda Fabia S2000 |
2018 | Rali Serras de Fafe | Ricardo Moura/António Costa | Ford Fiesta R5 |
2019 | Rali Serras de Fafe | Dani Sordo/Carlos Del Barrio | Hyundai i20 R5 |
2020 | Rali Serras de Fafe e Felgueiras | Armindo Araújo/Luís Ramalho | Skoda Fabia R5 Evo |
2021 | Rali Serras de Fafe e Felgueiras | Andreas Mikkelsen/Elliot Edmondson | Skoda Fabia Rally2 Evo |
2022 | Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas | Nil Solans/Marc Marti | VW Polo GTi R5 |
NÚMERO DE VITÓRIAS
PILOTOS
2 – Pedro Meireles, Ricardo Moura, Bernardo Sousa
1 – Armindo Araújo, José Pedro Fontes, Vítor Lopes, Andreas Mikkelsen, Pedro Peres, Nil Solans, Dani Sordo
NAVEGADORES
2 – Mário Castro, António Costa, Hugo Magalhães
1 – Carlos Del Barrio, Elliot Edmondson, Tiago Ferreira, Marc Marti, Inês Ponte, Luís Ramalho, Nuno Rodrigues da Silva
MARCAS
4 – Skoda (Fabia S2000, 2; Skoda Fabia R5 Evo, 1; Skoda Fabia Rally2 Evo, 1)
3 – Ford (Fiesta S2000, 1; Fiesta R5, 2)
1 – Subaru (Impreza 2009, 1)
1 – Mitsubishi (Lancer IX, 1)
1 – Peugeot (207 S2000, 1)
1 – Citroen (DS3 R5, 1)
1 – Hyundai (i20 R5, 1)
1 – VW (Polo GTi R5, 1)
OS CAMPEÕES
Quando arranca o 57.º Campeonato de Portugal de Ralis, recordem-se os que desde 1966, com excepção de 1974, ano em que não houve campeonato, arrecadaram os respectivos títulos e o número de troféus que pilotos, navegadores, marcas e equipas arrecadaram ao longo dos anos.
ANO | PILOTO | NAVEGADOR | MARCAS | EQUIPAS |
1966 | Manuel Gião | |||
1967 | Américo Nunes | |||
1968 | Américo Nunes | |||
1969 | Não houve campeão absoluto | |||
1970 | Não houve campeão absoluto | |||
1971 | Não houve campeão absoluto | |||
1972 | Não houve campeão absoluto | |||
1973 | Não houve campeão absoluto | |||
1974 | Não houve campeonato | |||
1975 | Manuel Inácio | Pina de Morais | ||
1976 | António Dieguez | Henrique Alegria | ||
1977 | Giovanni Salvi | Pedro Almeida | ||
1978 | Carlos Torres | Pedro Almeida | ||
1979 | José Pedro Borges | Rui Bevilacqua | ||
1980 | Santinho Mendes | Filipe Lopes | ||
1981 | Santinho Mendes | Filipe Lopes | ||
1982 | Joaquim Santos | Miguel Oliveira | ||
1983 | Joaquim Santos | Miguel Oliveira | ||
1984 | Joaquim Santos | Miguel Oliveira | ||
1985 | Joaquim Moutinho | Edgar Fortes | ||
1986 | Joaquim Moutinho | Edgar Fortes | ||
1987 | Inverno Amaral | Joaquim Neto | Renault | |
1988 | Carlos Bica | Fernando Prata | Ford | |
1989 | Carlos Bica | Fernando Prata | Lancia | |
1990 | Carlos Bica | Fernando Prata | Lancia | |
1991 | Carlos Bica | Fernando Prata | Lancia | |
1992 | Joaquim Santos | Carlos Magalhães | Toyota | |
1993 | Jorge Bica | Joaquim Capelo | Ford | |
1994 | Fernando Peres | Ricardo Caldeira | Ford | |
1995 | Fernando Peres | Ricardo Caldeira | Ford | |
1996 | Fernando Peres | Ricardo Caldeira | Ford | |
1997 | Adruzilo Lopes | Luís Lisboa | Peugeot | |
1998 | Adruzilo Lopes | Luís Lisboa | Renault | |
1999 | Pedro Matos Chaves | Sérgio Paiva | Toyota | |
2000 | Pedro Matos Chaves | Sérgio Paiva | Toyota | |
2001 | Adruzilo Lopes | Luís Lisboa | Peugeot | |
2002 | Miguel Campos | Carlos Magalhães | Peugeot | |
2003 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Citroen | |
2004 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Mitsubishi | |
2005 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Mitsubishi | |
2006 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Mitsubishi | |
2007 | Bruno Magalhães | Paulo Grave | Peugeot | |
2008 | Bruno Magalhães | Carlos Magalhães | Peugeot | |
2009 | Bruno Magalhães | Carlos Magalhães | Peugeot | |
2010 | Bernardo Sousa | Nuno Rodrigues da Silva | Citroen | |
2011 | Ricardo Moura | António Costa | Citroen | |
2012 | Ricardo Moura | António Costa | Citroen | |
2013 | Ricardo Moura | António Costa | ||
2014 | Pedro Meireles | Mário Castro | Sports & You | |
2015 | José Pedro Fontes | Miguel Ramalho | DS3 Vodafone Team | |
2016 | José Pedro Fontes | Inês Ponte | DS3 Vodafone Team | |
2017 | Carlos Vieira | Jorge Eduardo Carvalho | Sports & You | |
2018 | Armindo Araújo | Luís Ramalho | ARC Sport | |
2019 | Ricardo Teodósio | José Teixeira | ARC Sport | |
2020 | Armindo Araújo | Luís Ramalho | Skoda | Sports & You |
2021 | Ricardo Teodósio | José Teixeira | Sports & You | |
2022 | Armindo Araújo | Luís Ramalho | Sports & You |
NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS
PILOTOS
7 – Armindo Araújo
4 – Carlos Bica, Joaquim Santos
3 – Adruzilo Lopes, Bruno Magalhães, Ricardo Moura, Fernando Peres
2 – José Pedro Fontes, Pedro Matos Chaves, Joaquim Moutinho, Américo Nunes, Santinho Mendes, Ricardo Teodósio
1 – Jorge Bica, José Pedro Borges, Miguel Campos, António Dieguez, Manuel Gião, Inverno Amaral, Manuel Inácio, Pedro Meireles, Giovanni Salvi, Bernardo Sousa, Carlos Torres, Carlos Vieira
NAVEGADORES
5 – Miguel Ramalho
4 – Carlos Magalhães, Fernando Prata
3 – Ricardo Caldeira, António Costa, Luís Lisboa, Miguel Oliveira, Luís Ramalho
2 – Pedro Almeida, Edgar Fortes, Filipe Lopes, Sérgio Paiva, José Teixeira
1 – Henrique Alegria, Rui Bevilacqua, Joaquim Capelo, Jorge Eduardo Carvalho, Mário Castro, Paulo Grave, Joaquim Neto, Pina de Morais, Inês Ponte, Nuno Rodrigues da Silva
MARCAS
6 – Peugeot
5 – Ford
4 – Citroen
3 – Lancia, Mitsubishi, Toyota
2 – Renault
EQUIPAS
5 – Sports & You
2 – ARC Sport, DS3 Vodafone Team