AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Papa Francisco receberá Classe G eléctrico

Com base no classe G da Mercedes-Benz, o “papamobile” eléctrico, será entregue ao Papa Francisco em 2025 por ocasião do jubileu. De acordo com a tradição de fornecimento de viaturas MB ao Vaticano, este “papamobile” foi manufacturado a partir da versão eléctrica do Classe G, dando continuidade a um processo iniciado há 94 anos.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

A base a partir da qual foi transformado o “papamobile” é o G 580 EQ com um motor eléctrico em cada roda, garantindo assim as emissões zero de CO². A história de fornecimento de veículos MB remonta a 1930, quando o primeiro 460 Pullman Saloon foi entregue ao Papa Pius XI. Em 1960 o papa João XXIII recebeu um 300 Laudaulet caracterizado por ser mais longo e estar equipao com transmissão automática. O sucessor do mais alto dignatário da Igreja de Roma, o Papa Paulo VI começou por receber um 600 Pullman e, mais tarde, um 300 SEL Laudaulet.

João Paulo II foi o primeiro a utilizar um “papamobile” com base no classe G, na altura um série 460 modificado. Em 2002 e com base num série G 463 com motorização 500, este modelo partilhou a utilização papal de Benedito XVI e Francisco, que também utilizaram os classe M e GLE.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *