Navegadores especiais na festa TT em Fronteira
No dia em que o “paddock” do Terródromo de Fronteira se encheu com as equipas que vão competir na bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, um grupo de pessoas diferentes teve a oportunidade de saltar para a bacquet do navegador e viver uma experiência igual à dos pilotos que vão participar na 26.ª edição da maratona de todo-o-terreno. Foi um dia especial com muitas emoções à mistura.
carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: ROGÉRIO LENTE
Telmo Pinão, atleta paralímpico que participou nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 – teve a ideia, reuniu parceiros e cerca de 30 pessoas diferentes para terem a oportunidade de viver uma experiência única: andar num carro de competição, numa pista variante do Terródromo de Fronteira, com a ajuda do pluricampeão nacional, Miguel Barbosa e dos também pilotos, Luís Portela de Morais e João Silvestre.
Os pilotos deram o máximo para que os seus companheiros de habitáculo sentissem essas emoções fortes e estes vibraram durante a experiência. O nervoso miudinho que não conseguiam esconder antes de entrarem para o carro foi rapidamente substituído por uma mistura de adrenalina e emoção, em que o medo não teve autorização para fazer esta viagem.
«Foi um dia feliz para muita gente. Era isso a que nos propusemos desde o início. Sendo eu uma pessoa portadora de deficiência, e vivendo o mundo da deficiência há muito tempo, logicamente que também gostava de viver isto. Há três anos, tive o prazer de estar em Fronteira a competir. Este ano, pudemos voltar e estamos a fazer algo que não é só para mim, mas é, também, para os outros. Foi um evento espetacular, estou muito feliz e ainda bem que estas pessoas puderam estar cá todas e viver esta experiência», afirmou Telmo Pinão.
Para o promotor desta iniciativa, a mesma só foi possível porque contou com o apoio do Automóvel Club de Portugal e da Câmara Municipal de Fronteira que, em conjunto, criaram todas as condições para que esta iniciativa se concretizasse. Além disso, a experiência foi uma realidade porque contou, também, com a cooperação da CERCI Portalegre e da Associação Salvador.
Num dia reservado às verificações técnicas e administrativas, os motores já trabalharam, mesmo sem o propósito de registar os tempos mais rápidos em pista. A grande vitória foi provocar imensos sorrisos nestes navegadores especiais. O Mercedes 300, que já tinha participado em 2016 pilotado por Rui e Gonçalo Porêlo, Vasco Paulino e Hélder Lino, na AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira, também marcou a diferença nesta iniciativa de Telmo Pinão.
Decorado como se de um verdadeiro táxi se tratasse, este foi um dos modelos em destaca na iniciativa, não ser um super-protótipo como os que habitualmente correm no campeonato de resistência TT em França, ou um muito bem preparado para aguentar a dureza da prova, mas sim por estar praticamente de série.
Com um motor V8 3,5 litros a gasolina e caixa de velocidades automática, o Mercedes “preto e verde” mantém praticamente todas as peças originais, com exceção da suspensão que foi preparada para sobreviver à exigência de uma corrida com 24 horas de duração.
No final, os participantes, também eles diferentes, mas de um enorme coração e ambição, despiram-se de preconceitos, arregaçaram as mangas, colocaram as mãos nos recipientes de pinta e colocaram a sua marca bem visível na mala do famoso táxi.
Tratou-se de uma “operação” elevou ainda mais esta nobre iniciativa, com os participantes na defesa das cores da CERCI Portalegre e Associação Salvador a saírem de Fronteia com o coração cheio e satisfeitos com esta ação administrada por Telmo Pinão, coadjuvado com o rótulo de excelência dos pilotos Miguel Barbosa, Luís Portela de Morais e João Silvestre.
Não menos importante foi a exímia cooperação do Automóvel Club de Portugal e Câmara Municipal de Fronteira, proporcionando momentos inesquecíveis os navegadores circunstanciais, que jamais esquecerão esta dose de adrenalina fora de estrada. A competição, propriamente dita, já teve início esta sexta-feira, com os treinos livres.
HORÁRIO DA BP ULTIMATE 24 HORAS TT VILA DE FRONTEIRA
SEXTA-FEIRA (6 DE DEZEMBRO)
09h30/11h30 – Treinos livres (todas as categorias)
14h00/17h00 – Treinos cronometrados (categorias Ultimate, Stock, Challenger, SSV e Promoção E)
15h00/17h00 – Treinos cronometrados (categorias Promoção A, B, C e D)
17h15/18h30 – Treinos livres todas as categorias
SÁBADO (7 DE DEZEMBRO)
09h00 – Partida da bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira
15h00 – Partida da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
DOMINGO (8 DE DEZEMBRO)
15h00 – Chegada da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
16h15 – Cerimónia de pódio