RALICROSS

Mundial de Ralicross abre época em Montalegre

Pela oitava vez na sua história, o Circuito Internacional de Montalegre (CIM) acolhe uma prova do Campeonato do Mundo de Ralicross. Acontece no primeiro fim de semana de junho (3 e 4).

(auto.look2010@gmail.com)

A decisão acaba de ser comunicada pelo Conselho Mundial da FIA que aprovou a alteração do calendário de 2023 que inicia em Portugal. A mudança promete reforçar o número de inscritos e o espetáculo na pista portuguesa, que este ano celebra o seu 25.º aniversário.

Desta forma, estão de volta as estrelas do Campeonato do Mundo e também os populares Campeonatos da Europa de RX1 (Supercars a gasolina) e RX3 (Super1600), assim como os Kartcross, que servirão como prova de suporte.

É o regresso do evento português à posição de primeira prova do FIA World RX, que deteve durante vários anos (assim como no Campeonato da Europa). A etapa portuguesa, uma das mais emblemáticas do Mundial, estava inicialmente agendada para o final de agosto, mas o promotor do World RX e a FIA solicitaram a alteração da data para o início de junho, com a respetiva concordância do município de Montalegre (entidade promotora do evento), do Clube Automóvel de Vila Real (organizador desportivo) e da FPAK.

Além de abrir o Campeonato do Mundo, o circuito barrosão será, também, o palco do teste oficial de pré-temporada, que trará a Portugal todas as equipas e pilotos do FIA World RX, uma semana antes da prova.

Além de contar com as estrelas do Campeonato do Mundo, o evento de Montalegre volta a ter os populares Campeonatos da Europa de RX1 (Supercars) e RX3 (Super1600), que mantêm as espetaculares máquinas com motores de combustão interna. Também confirmado está o regresso dos Kartcross, como prova de suporte.

De acordo com Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal, ««Montalegre continua entre a elite mundial dos eventos de Ralicross e é particularmente positivo abrirmos a nova temporada, numa altura em que o nosso circuito celebra 25 anos de atividade».

«Queremos voltar a ter milhares de pessoas em Montalegre no fim de semana de 3 e 4 de junho, num evento que é verdadeiramente ibérico, pois temos sempre muitos adeptos espanhóis no nosso circuito, além de toda a visibilidade internacional que o FIA World RX acarreta», prosseguiu a autarca.

«Toda a “caravana” de equipas, pilotos e organização do campeonato estarão em Montalegre uma semana mais cedo do que o habitual, para o teste oficial, o que é sempre um estímulo importante para o nosso território. Há condições para que esta seja uma das melhores provas do Mundial em Montalegre nos últimos anos», sublinhou a edil do concelho transmontano.

CALENDÁRIO 2023

29-30 Abril | Euro RX1/RX3 Euro RX Hungria, Nyirád

03-04 JUNHO | Ronda 1 – Mundial RX Portugal, MONTALEGRE

17-18 Junho | Ronda 2 – Mundial RX Noruega, Hell

01-02 Julho | Ronda 3 – Mundial RX Suécia, Höljes

22-23 Julho | Ronda 4 – Mundial RX Reino Unido, Lydden Hill *

5-6 Agosto | Ronda 5 – Mundial RX Benelux, Mettet *

19-20 Agosto | Ronda 6 – Mundial RX Alemanha, Estering

07-08 Outubro | Rondas 7 e 8 – Mundial RX África do Sul, Cidade do Cabo *

11-12 Novembro | Rondas 9 e 10 – TBA, Ásia *

* Sujeito a homologação de pista

Sobre o Rallycross Promoter GmbH

O Rallycross Promoter GmbH, é uma empresa co-propriedade da Red Bull GmbH e KW25 Beteiligungs GmbH, é responsável por todos os aspetos comerciais do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross, incluindo a produção e direitos de TV, o marketing de global, média e direitos de patrocínio.

O Promotor também tem a responsabilidade de aumentar o leque de participantes e propor os locais que compõem os calendários do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross e das séries de suporte.

MEMÓRIA

  1. Mundial Rallycross – Niclas Grönholm (2.º Dia)
  2. Mundial Rallycross – Johan Kristoffersson (1.º Dia)
  3. Mundial Rallycross – Niclas Grönholm
  4. Mundial Rallycross – Johan Kristoffersson
  5. Mundial Rallycross – Mattias Ekström
  6. Mundial Rallycross – Petter Solberg
  7. Mundial Rallycross – Johan Kristoffersson
  8. Mundial Rallycross – Petter Solberg

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *