Mikko Heikkila salta ao topo da “Serra de Fafe”
Numa tarde bastante complicada, com duas especiais anuladas, uma interrompida e um acidente que provocou o encaminhamento da dupla campeã nacional para a unidade hospitalar de Chaves, o finlandês conduziu o Skoda Fabia Rally2 Evo ao topo do Europeu de Rlis e Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Antes do regresso à estrada, a organização decidiu anular a segunda passagem pela especial de Vieira do Minho, cujo piso continuava impraticável, em particular para os carros de duas rodas motrizes. Contudo, as anulações continuariam como consequência do violento despiste de Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a levar à interrupção da segunda passagem por Boticas/Senhora do Monte. Antes do acidente, Armindo Araújo seguia na 10.ª posição, a 53,2 segundos da liderança.
Tanto o piloto como o navegador, Luís Ramalho, foram conduzidos ao hospital de Chaves, e à anulação da segunda passagem por Cabeceiras de Basto que, segundo alguns pilotos, estaria impraticável na segunda passagem, depois de a terem feito de manhã.
Na parte final da segunda passagem pela classificativa de Boticas/Sr. do Monte, a dupla campeã nacional de ralis perdeu o controlo do Skoda Fabia Rally 2, após perder a roda da frente direita, numa zona muito rápida, quando seguia a 170 km/h.
«Apesar da violência do impacto, Armindo Araújo e Luís Ramalho não apresentam nenhuma lesão aparente, tendo sido encaminhados para o hospital para a realização de exames de diagnóstico complementares», anunciou a equipa do piloto de Santo Tirso, em comunicado. O piloto chegou a perder os sentidos por alguns momentos, mas recuperou a consciência ainda no local.
«A organização da prova acionou de imediato todos os meios de socorro disponíveis para prestarem assistência no local ao piloto Armindo Araújo e ao navegador Luís Ramalho, que não correm perigo de vida», referiu a organização da prova, a cargo da Demoporto.
MIGUEL CORREIA COMANDA
CAMPEONATO DE PORTUGAL
E se de manhã a chuva e o nevoeiro marcaram presença, de tarde as condições atmosféricas melhoraram, o sol apareceu e os pisos começaram a ficar secos, como o demonstrou o facto de os carros levantarem pó.
Nas duas especiais que foram cumpridas, continuou a dança do comando, com o irlandês Craig Breen (Hyundai i20N Rally2) a ascender à liderança na segunda passagem por Boticas/Vale do Tâmega.
No entanto, e logo a seguir, em Boticas/Senhora do Monte, furou, perdeu mais de 2m30s e “afundou-se” na classificação, aproveitada pelo finlandês Mikko Heikkila (Skoda Fabia Rally2 Evo) que regressou ao comando e terminar o dia na frente com 4,2 segundos de vantagem sobre Mads Ostberg (Citroën C3 Rally2).
Com o atraso de Craig Breen e o abandono de Armindo Araújo, o bracarense Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo) ascendeu ao comando no Campeonato de Portugal, enquanto no que diz respeito às 2 Rodas Motrizes, Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4) é o vencedor, à frente de Hugo Lopes (Renault Clio Rally4) e de Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally5).
A tarde também começou mal para Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2), que penalizou nove minutos (1m30s, em termos de classificação) à saída do Parque de Assistência e furou na primeira classificativa da tarde, que se atrasou de forma significativa, tal como sucedeu com José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) que continua a queixar-se do carro.
Amanhã, os concorrentes têm pela frente mais oito provas de classificação, a dupla passagem pelas classificativas de Luilhas (8,09 km – 7h32 e 12h31), Seixoso (9,97 km – 8h24 e 13h23), Santa Quitéria (9,18 km – 9h14 e 14h13) e Lameirinha (14,90 km – 10h05 e 16h05), com a esperança que as condições atmosféricas sejam melhores que as registadas ao longo do dia de hoje.
CLASSIFICAÇÃO APÓS NOVE ESPECIAIS – 1.º Mikko Heikkila/Samu Vaaleri (Skoda Fabia Rally2 Evo), 46m04,4s; 2.º Mads Ostberg/Patrik Barth (Citroën C3 Rally2), a 4,2s; 3.º Hayden Paddon/John Kenard (Hyundai i20 N Rally2), a 17,2s; 4.º Georg Linnamae/James Morgan (Hyundai i20 N Rally2), a 21,3s; 5.º Martins Sesks/Renars Francis (Skoda Fabia RS Rally2), a 37,7s; 6.º Mikolaj Marczyk/Szymon Gospodarczyk (Skoda Fabia RS Rally2), a 43,0s; 7.º, Miklós Csomós/Attila Nagy (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 1m35,3s.
A restante classificação está dependente dos tempos a atribuir, por proposta do director de prova e com aprovação do Colégio de Comissários, aqueles que não cumpriram a sétima prova de classificação.