João Ramos estreia Toyota Hilux T1+ em Beja
Ainda sem poder dispor da sua Hilux da nova geração, o piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal vai conduzir na Baja TT Montes Alentejanos, em Beja, uma unidade cedida pelo piloto lituano Benediktas Vanagas.
(auto.look2010@gmail.com)
João Ramos vai abordar a Baja TT Montes Alentejanos ESC Online, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM|48, este fim de semana (24 a 26 de fevereiro), em “modo aprendizagem”, dado ainda não poder dispor da sua nova Toyota Hilux T1+ encomendada à Overdrive e ter previsto apenas um breve teste com a unidade, já da nova geração, que lhe foi cedida pelo lituano Benediktas Vanagas.
«Já me lamentei junto da entidade federativa (FPAK) que esta primeira prova do campeonato está calendarizada demasiado cedo, poucas semanas depois do Dakar, e muitos concorrentes, como é o meu caso, ainda não podem competir com os seus carros novos. Quanto a mim, irei fazer um pequeno teste antes da prova, apenas para sentir a nova Hilux, pois não conheço nada, em termos práticos, desta nova geração», refere o piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
A nova geração da Toyota Hilux, designada T1+, que dominou e venceu a última edição do Dakar com Nasser Al-Attiyah, passou a dispor de um motor V6 biturbo, verificando-se evoluções tanto a nível do binário como do regime em que a maior potência está disponível.
«Em teoria, esta Hilux será melhor para provas mais técnicas», explica João Ramos, assinalando que esta versão é mais larga 20 centímetros, o que favorecerá a velocidade em curva, passou a ter apenas um amortecedor por roda, embora o curso da suspensão tenha aumentado, absorvendo melhor o mau piso.
Por último, entre as principais novidades da T1+ face ao veículo de 2022 está o facto de as rodas serem bastante maiores, o que permitirá superar mais facilmente o mau piso e evitar furos.
«Como vai ser tudo novo para mim, inclusive o navegador (Pedro Fé), sinto que terei de ter uma postura de muita ponderação, pois necessitarei de tempo e de quilómetros para perceber tudo… Fiz um grande esforço para correr nesta prova, pois se assim não fosse o meu campeonato ficaria desde logo mais comprometido», sublinhou João Ramos.
«Qualquer pontuação será boa caso termine nos lugares da frente, mas não faço ideia se irei consegui-la. Quanto ao resto da época, claro que o meu objetivo passa pela discussão do título principal. Mais uma vez, vamos ter um ótimo campeonato, com equipas de grande nível e muita competitividade, mas muitos T1+ ainda não chegaram. Creio que na segunda prova, a Baja Extremadurea, já estaremos todos na máxima força», concluiu o piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
A Baja TT Montes Alentejanos ESC Online, organizada pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, centralizada em Beja, tem início na sexta-feira (dia 24), com a realização do prólogo (7,26 km), seguindo-se a primeira etapa, com um setor seletivo de 145,5 km, no sábado. No domingo, os concorrentes regressam à entrada para cumprirem a segunda etapa, com mais 145,5 km.