João Ferreira comanda o Rally-Raid Portugal
O piloto de Leiria, navegado pelo portalegrense Filipe Palmeiro, conduziu a Toyota Hilux GR ao topo da tabela classificativa no primeiro dia do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, usufruindo de 17 segundos de vantagem para Seth Quintero. O francês Sébastian Loebencerrou o dia na terceira posição, enquanto Carlos Sainz e Mattias Ekstrom, ambos em Ford Raptor, foram os mais penalizados da etapa.
carlos.sousa@autolook.pt)

A dupla João Ferreira e Filipe Palmeiro, em Toyota Hilux GR, lidera à geral o bp Ultimate Rally-Raid Portugal, com os americanos Seth Quintero e Andrew Short, em viatura idêntica, em segundo e os franceses Sébastian Loeb e Edouard Boulanger, aos comandos de um Dacia Sandrider, em terceiro.
O primeiro Setor Seletivo “Grândola-Grândola” foi disputado nos trilhos enlameados da zona de Alvalade banhada pelo rio Sado, numa distância total de 180 quilómetros. Para além dos tradicionais obstáculos naturais, a seleção das melhores trajetórias tornou-se um desafio devido à lama.

Na categoria Ultimate, menos sorte teve Carlos Sainz (Ford Raptor), que teve problemas de motor. Mattias Ekstrom (Ford Raptor) e Henk Lategan (Toyota Hilux GR), perderam bastante tempo depois de saídas de pista com consequências mecânicas nos seus carros, as quais conseguiram resolver ainda no setor.
O segundo setor seletivo foi disputado da parte da tarde, no traçado usado na véspera para o prólogo das motos, mas desta feita disputado em sentido inverso. Com apenas três quilómetros de extensão, a pista pouco ou nada mexeu na tabela das classificações gerais.

Ao final do primeiro dia, João Ferreira estava bastante contente com a sua prestação: «Foi um bom começo para nós, com um traçado muito difícil, muito escorregadio, mas demos o nosso melhor para sobreviver. Era muito fácil cometer erros, vimos muitos pilotos parados com problemas. O nosso carro esteve bastante bem, e nós não cometemos erros, mas ainda falta muito para o fim», afirmou o piloto de Leiria.
Acerca das condições sentidas no primeiro setor seletivo, no qual imperou a lama, o piloto português foi perentório em reafirmar o seu objetivo maior: «Nestas condições não podemos puxar muito, porque senão os erros acontecem e não é isso que queremos. Não estamos aqui para disputar setores. Bem sei que venci o setor, mas temos de nos manter focados e com os olhos no objetivo maior e vamos ver o que conseguimos alcançar», declarou João Ferreira.
Na categoria Stock, a dupla Rokas Baciuska/Oriol Vidal, em Defender, manteve a boa forma que revelou no Dakar, dominando o dia à frente das duplas Stéphane Peterhansel/Michaël Metge e Sara Price/Sean Berriman. Se o francês cedeu apenas um minuto para o seu colega de equipa, já a piloto norte-americana atrasou-se devido a um problema com a direção do seu Defender.
Seguindo o exemplo de João Ferreira, o também leiriense Ricardo Porém, navegado por Nuno Sousa, foi o vencedor do dia na categoria Challenger, fixando-se no topo da tabela à frente de Juan Gasso/Ion del Cid e Paul Spierings/Mark Salomons.
Por último, na categoria SSV, o pódio ficou ordenado apenas com duplas nacionais, com Luís Cidade/Valter Cardoso, Luís Portela Morais/David Megre e ainda Miguel Barbosa/Joel Lutas.
Amanhã, dia 19, a segunda etapa será disputada num Setor Seletivo que irá levar os pilotos de Grândola a Badajoz, numa extensão cronometrada de 377 quilómetros. O primeiro automóvel vai para a pista às 9h35. A chegada a Badajoz está prevista para as 15h22. Tal como em Grândola, o bivouac estará aberto ao público em geral, com acesso gratuito, entre as 18h00 e as 23h00.

