DAKAR

Dakar 2026: aventura começa amanhã em Yambu

A exemplo do que sucede desde o já distante ano de 1979, o “Dakar” abre a temporada desportiva motorizada e, depois de ter nascido em África, por iniciativa do francês Thierry Sabine, passou pelo continente sul-americano e, nos últimos anos, instalou-se na Arábia Saudita.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A prova de abertura do “Dakar” 2026 arranca amanhã, dia 3 de janeiro, com um curto Setor Seletivo (SS) de 23 km, que vai permitir aos mais rápidos escolherem a posição de partida para o dia seguinte, quando a prova começa a sério.

Sem as fantásticas paisagens africanas que metiam deserto, savana e floresta, o “Dakar” vive nos desertos sauditas, também eles cheios de “armadilhas” que só os mais talentosos conseguem superar, sendo certo que até ao final nada está decidido.

Em 2026 a prova começa e acaba em Yanbu, cidade situada junto ao Mar Vermelho e tem o dia de descanso em Riyadh, a capital saudita, havendo duas etapas maratonas. Neste particular as equipas têm de resolver os problemas que tenham surgido na primeira parte, uma vez que as assistências não estarão no local onde vão pernoitar, em tendas, e comer rações de combate.

Nas motos, o australiano Daniel Sanders (Husqvarna), vencedor o ano passado, parte como o homem a bater e candidatos a fazê-lo não faltam, como é o caso do sul-africano Bradley Cox (Sherco), dos americanos Ricky Brabec (Honda) e Skyler Howes (Honda).

Referência ainda para o chileno Ignacio Cornejo (Hero), do francês Adrien Van Beveren (Honda), do botswano Ross Branch (Hero) e do argentino Luciano Benavides (KTM) e será uma surpresa, sempre possível numa prova com as características do “Dakar”, se o vencedor não sair deste lote de oito candidatos.

Nos automóveis, o saudita Yazeed Al Rahji (Toyota Hilux) aposta em repetir o triunfo do ano passado perante uma concorrência numerosa que integra o sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux GR), o norte-americano Seth Quintero (Toyota Hilux GR) e o francês Sébastien Loeb (Dacia Sandrider).

Naturalmente que neste “filão” de candidatos à vitória encontram-se os espanhóis Carlos Sainz (Ford Raptor), que parte em busca do quinto triunfo, e Nani Roma (Ford Raptor), que já venceu por duas vezes, o sueco Mattias Ekström (Ford Raptor) e o qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider), cinco vezes vencedor, que se perfilam como os seus mais directos adversários.

A “ARMADA” LUSITANA

NA ARÁBIA SAUDITA

Este ano, serão 20 os portugueses a competir no “Dakar”, com João Ferreira (Toyota Hilux Imt Evo) a parecer aquele que mais hipóteses têm de lutar pelas primeiras posições, embora Gonçalo Guerreiro (Polaris RZR Pro R), João Monteiro (BRP CAN-AM Maverick R) e Alexandre Pinto (Polaris RZR Pro R Sport) possam estar na luta pelos primeiros lugares entre os SSV, enquanto Paulo Fiúza, que navega o lituano Vaidatas Zala (Iveco Powerstar) pode aspirar a um lugar no “top ten” nos “pesos pesados”.

Um ano depois de ter regressado, depois de uma ausência de seis anos, Hélder Rodrigues (Polaris RZR Pro R Sport) volta a alinhar nas quatro rodas, depois de ter vencido oito etapas e de ter terminado duas vezes (2011 e 2012) no degrau mais baixo do pódio, em ambos os casos aos comandos de uma Yamaha.

Nas duas rodas, há quatro portugueses cujo objetivo é o de resistir às dificuldades do percurso, com Bruno Santos a poder tirar partido da experiência adquirida nos dois anos anteriores, já que os restantes fazem a estreia na prova saudita.

OS NÚMEROS DOS PORTUGUESES

N.º EQUIPA CARRO CATEGORIA
240 João Ferreira/Filipe Palmeiro Toyota Hilux Imt Evo T1+
248 Maria Gameiro/Rosa Romeo Mini JCW Rally 3.0d T1+
306 Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães Taurus T3 Max Challenger
321 Rui Carneiro/Fausto Mota MMP T3 Rally Raid Challenger
400 Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira Polaris RZR Pro R Sport SSV
404 Gonçalo Guerreiro/Maykel Justo Polaris RZR Pro R SSV
408 João Monteiro/Nuno Morais BRP CAN-AM Maverick R SSV
417 Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis Polaris RZR Pro R Sport SSV
424 João Dias/Daniel Jordão Polaris RZR Pro R Sport SSV
438 Bruno Martins/Eurico Adão Polaris RZR Pro R Sport SSV
604 Vaidatas Zala/Paulo Fiuza/Max Van Grol Iveco Powerstar Camiões
MOTOS
N.º PILOTO MOTO
35 Bruno Santos Husqvarna
74 Nuno Silva KTM
84 Martim Ventura Honda
116 Pedro Pinheiro Husqvarna

O PERCURSO

DIA ETAPA EXTENSÃO SS
3 Yanbu – Yanbu 98 km 23 km
4 Yanbu – Yanbu 518 km 305 km
5 Yanbu – Alula 504 km 400 km
6 Alula – Alula 666 km 422 km
7 Alula – Alula (maratona) 526 km 451 km
8 Alula – Hail 417 km 356 km
9 Hail – Riyadh 920 km 331 km
10 Riyadh (descanso)
11 Riyadh – Wadi Ad Dawasir 876 km 462 km
12 Wadi Ad Dawasir – Wadi Ad Dawasir 717 km 481 km
13 Wadi Ad Dawasir – Bisha (maratona) 539 km 418 km
14 Bisha (maratona) – Bisha 417 km 371 km
15 Bisha – Al Henakiyah 882 km 347 km
16 Al Henakiyah – Yambu 718 km 310 km
17 Yambu – Yambu 141 km 105 km

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *