Alexandre Pinto volta a ser líder no Mundial SSV
Jovem piloto navegado por Bernardo Oliveira regressou esta terça-feira à liderança do World Rally Raid Championship em SSV, em igualdade com outros dois pilotos, depois de ter averbado um ponto correspondente ao 5.º lugar entre os pilotos que disputam o Campeonato do Mundo e que estão a competir no Rali Dakar, a primeira etapa de 2026 do W2RC.
auto.look2010@gmail.com

A terceira etapa disputada esta terça-feira teve partida e chegada a Alula e compreendeu um setor seletivo com 421 quilómetros cronometrados, marcados por uma difícil e exigente navegação. Aos comandos do Polaris RZR Pro inscrito pelo Old Friends Rally Team, os jovens campeões do mundo de Rally Raid SSV, Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira, superaram as dificuldades, imprimindo um andamento que o piloto considerou conservador mas adequado à estratégia seguida pela equipa, num dia a anteceder a etapa maratona que vai preencher os dois próximos dias.

«Esta etapa foi novamente longa e difícil. Era preciso fazer uma boa gestão do carro. Furámos um pneu, o que nos atrasou um pouco. Fomos conservadores nas zonas mais empedradas, o que nos fez perder algum tempo para os pilotos que atacaram mais, mas optámos por uma toada mais cautelosa. Esta quarta-feira disputa-se a etapa maratona. São dois dias sem assistência e um dia a dormir no deserto. Estamos a preparar tudo nesse sentido. Estamos no top 5 à geral, o que é positivo para nós», explicou Alexandre Pinto.
Esta quarta-feira disputa-se a quarta etapa, a primeira parte de uma etapa maratona e a segunda nesta edição do Dakar Rally com partida e chegada em Alula. Os pilotos vão disputar 452 km em contrarrelógio. Embora o percurso se desenvolva maioritariamente em espaços abertos, os ziguezagues entre colinas obrigarão a mudanças frequentes de ritmo.
À chegada o acampamento acolherá os pilotos e a assistência entre as máquinas só estes e sem tempo limite, sendo que os mesmos não poderão contar com qualquer ajuda externa.

