Al-Attiyah e Andersson: do deserto para a neve
Os pilotos da ABT CUPRA XE estão a preparar-se para outra época da Electric Odyssey, a partir dos seus países de origem, Qatar e Suécia. A equipa está a finalizar os seus preparativos para o Desert X Prix na Arábia Saudita a 11 e 12 de março, que dará início à edição de 2023 do Extreme E.
(auto.look2010@gmail.com)
Na região fria de Pite Havsbad, Suécia, Klara Andersson está a levar o Tavascan XE aos seus limites no gelo e na neve do seu país natal. Enquanto isso, Nasser Al-Attiyah está a surfar as dunas a 4.500 quilómetros de distância no deserto do Qatar, depois de ter ganho o seu quinto Rali Dakar.
Após a sua forte performance nas duas últimas corridas da edição do ano passado, com um pódio no Chile e uma vitória na ronda final no Uruguai, os dois pilotos da equipa ABT CUPRA XE estão agora a preparar-se para o desafio elétrico mais extremo de uma nova temporada Extreme E. A sua é uma história de contrastes que se somam, conduzidos pelo mesmo impulso imparável.
Uma equipa bem completa. Areia e neve; quente e frio; experiência e talento jovem. Nasser e Klara são uma dupla de extremos que fazem uma combinação perfeita: «Estou muito feliz por fazer novamente equipa com Nasser, ele é uma lenda dos desportos automóveis e ficou claro no Chile e no Uruguai que somos um bom tandem», disse Klara.
A piloto sueca junta-se oficialmente à ABT CUPRA XE depois do seu excelente desempenho na época passada nas duas últimas corridas: «Temos origens muito diferentes, estamos habituados a terrenos diferentes e cada um de nós tem os seus pontos fortes que se complementam uns aos outros». «Fazemos uma boa equipa; temos a mesma paixão pelo desporto automóvel», afirmou Nasser.
PREPARAÇÃO EXTREMA
«Para enfrentar a Electric Odyssey, temos de treinar corpo e mente», explica Nasser. É por isso que testam as suas capacidades de condução em superfícies tão diversas como o gelo e dunas de areia.
«A neve é um terreno ideal para treinar porque é muito escorregadia, o que o obriga a adaptar a nossa técnica de condução, e essa é a ferramenta perfeita para melhorar como piloto», disse Klara.
«O deserto é o meu lugar favorito para treinar; para um piloto profissional, a areia não é tão diferente da neve como se poderia pensar, pois também lhe permite surfar», acrescenta Nasser.
Para Klara, o Tavascan XE, que vai estrear-se este ano com uma nova pintura, «aguenta quase tudo – é tão grande e poderoso que é um prazer de conduzir». «A sua aceleração é incrível em todo o tipo de terrenos.
PRIMEIRO DESAFIO DA TEMPORADA: O DESERT X PRIX
«A primeira corrida em qualquer competição é sempre difícil, mas vamos todos a toda a velocidade», diz Nasser. A CUPRA está a reforçar o seu empenho no desporto automóvel elétrico nesta nova edição do Extreme E.
A próxima prova em Neom, na Arábia Saudita, nos dias 11 e 12 de março, garante uma emoção extrema: «Treinámos muito para dar 100% nesta temporada, do princípio ao fim. Somos uma equipa forte e vamos lutar pelo título», Klara.