WRC

Super-especial é mesmo na… Figueira da Foz

A super-especial da Figueira da Foz sofreu esta manhã uma alteração de vulto. Em vez de privilegiar a zona de Buarcos, como inicialmente estava prevista, a estrutura organizativa “deslocou” a especial citadina para a Figueira da Foz, entre o Mercado Municipal/Marina e o Forte de Santa Catarina.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

“Rei morto, rei posto”. A super-especial da Figueira da Foz, que faz parte integralmente do Vodafone Rally de Portugal, vai assentar arraiais entre o Mercado Municipal/Marina, e Forte de Santa Catarina, com o Parque da Avenida de Espanha, vulgarmente conhecido pelo Parque das Gaivotas.

A super-especial, a desenvolver a partir das 19h05 do dia 12 de maio, terá o reagrupamento no Relógio do Sol, em frente à Câmara Municipal, com os pilotos a deslocar-se para as proximidades do Mercado Municipal e Marina, onde será efetuada a partida. Pela frente terão de abordar a rotunda do Clube Náutico da Figueira da Foz e seguir pela Avenida de Espanha.

Em frente ao Forte de Santa Catarina, a cerca de 100 metros da Torre do Relógio, pilotos e máquinas abordam um obstáculo e voltam para trás, entrando à direita para o Parque das Gaivotas, centro nevrálgico da super-especial, com vários pontos de interesse para o público, inclusive um salto muito próximo do Parque das Autocaravanas.

Após o espetáculo proporcionado no Parque das Gaivotas, os pilotos regressam à Avenida de Espanha para voltar a contornar por duas vezes a rotunda do Clube Náutico da Figueira da Foz, e seguir em direção à Câmara Municipal, para cruzarem a linha de chegada em frente ao Mercado Municipal e Marina.

Refira-se que a original super-especial da Figueira da Foz, com início às 19h05 do dia 12 de maio, terá várias zonas para os espectadores, com a particularidade da foz do rio Mondego e o Oceano Atlântico a servir de pano de fundo, de fio a pavio.

O Vodafone Rally de Portugal é a quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2023, disputando-se entre os dias 11 e 14 de maio. A prova do Automóvel Club de Portugal (ACP) será a quinta etapa de um calendário composto por 13 ralis e com novidades.

A prova mundialista do ACP abre na Lousã, na sexta-feira, dia 12, sendo que a nova super especial da Figueira da Foz se realiza apenas no final do primeiro dia de prova, após a especial de Mortágua, sendo, portanto a oitava prova especial do dia, com Lousada a passar para o dia seguinte.

O rali arranca com a cerimónia de partida na quinta-feira à noite em Coimbra, com os concorrentes a partirem para os troços da Lousã, Góis e Arganil, que voltam a ter dupla passagem, seguindo-se Mortágua às 17h05, com os concorrentes a fazer a ligação para a Figueira da Foz e abordar a já anunciada super especial, às 19h05.

No dia seguinte, Vieira do Minho, Amarante e Felgueiras, também com dupla passagem com a super especial de Lousada no final do dia, também às 19h05. No domingo, o rali tem uma nova especial em Paredes, com 15 Km, duas passagens por Fafe, a segunda a PowerStage e entre elas, o troço de Cabeceiras de Basto.

Quanto a Paredes, a fase inicial do troço deve ser o mesmo do shakedown, só que a extensão é o triplo pelo que deve haver novos traçado entre Gandra e O kartódromo de Baltar. Em competição, estarão, também, as categorias WRC2, WRC2 Junior, WRC3, WRC3 Junior, bem como o Campeonato de Portugal de Ralis, a Peugeot Rally Cup Ibérica e a Toyota GAZOO Racing Iberian Cup.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *