ERC

Mads Ostberg lidera e Vieira do Minho anulado

A dupla Mads Ostberg e Patrik Barth (Citroën C3 Rally2) terminaram a manhã no topo da classificação do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras. A classificativa de Vieira do Minho foi anulada devido à instabilidade climática.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

O frio, o nevoeiro e a chuva marcaram a primeira manhã do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras, prova de abertura dos Campeonatos da Europa e de Portugal de Ralis, com a chuva a ser de tal madeira intensa que levou à anulação da especial de Vieira do Minho (11,76 km), derradeira classificativa matinal, ficando a dúvida quanto ao que sucederá em relação á segunda passagem.

Para trás ficaram quatro provas de classificação e outras tantas mudanças de comandante, com Mads Ostberg (Citroën C3 Rally2) a terminar a manhã na frente com 1,1 segundos de vantagem sobre o finlandês Mikko Heikkila (Skoda Fabia Rally2 Evo), desalojado do primeiro lugar, depois de perder 3,8 segundos para o norueguês nos 10,84 km da especial de Cabeceiras de Basto.

Pelo comando tinham passado o português Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), após a super-especial de ontem à noite, em Fafe, que tem tido as habituais dificuldades com os pisos molhados.

O piloto algarvio lamentou o facto de só ter testado em piso seco, e Mads Ostberg, que assumiu o comando na primeira classificativa do dia, perdeu-o e recuperou antes da passagem pelo Parque de Assistência. O campeão europeu em título, o espanhol Efrén Llarena (Skoda Fabia RS Rally2) ocupa um discreto 14.º lugar, a mais de um minuto de Mads Ostberg.

No que diz respeito ao Campeonato de Portugal, o irlandês Craig Breen, terceiro da geral, é, sem surpresa, o primeiro, com 39,0 segundos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo), que considerou que o carro não estava com a afinação ideal para o escorregadio estado dos nove pisos, e 1m32,4s sobre Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo).

Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2) ficou pelo caminho em Boticas/Senhora do Monte e José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) a perder mais de um minuto no mesmo troço, com o piloto a queixar-se de problemas que irá tentar resolver na assistência.

Para já são as condições atmosféricas a condicionarem o desempenho dos pilotos, que podem beneficiar de momentos de menos chuva ou nevoeiro para surpreenderem aqueles que os apanham com mais intensidade.

Esta tarde repete-se a passagem pelas quatro especiais Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km – 14h39), Boticas/Senhora do Monte (15,05 km – 15h29), a mais extensa, Cabeceiras de Basto (10,84 km – 17h02) e Vieira do Minho (11,76 km – 18h15), restando saber se mais logo haverá condições para os concorrentes passarem por Vieira do Minho.

Classificação após cinco especiais – 1.º Mads Ostberg/Patrik Barth (Citroen C3 Rally2), 27’26,2”; 2.º Mikko Heikkila/Samu Vaaleri (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 1,1”; 3.º Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2), a 7,5”; 4.º Georg Linnamae/James Morgan (Hyundai i20 N Rally2), a 10,8”; 5.º Hayden Paddon/John Kenard (Hyundai i20 N Rally2), a 17,0”; 6.º Mikolaj Marczyk/Szymon Gospodarczyk (Skoda Fabia RS Rally2), a 23,9”; 7.º Martins Sesks/Renars Francis (Skoda Fabia RS Rally2), a 26,6”; 8.º Mathieu Franceschi/Jules Escartefigue (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 42,5”; 9.º Miklós Csomós/Attila Nagy (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 43,8”; 10.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 46,5”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *