AUTOLOOKNotícias Várias

Rali de Cantanhede a 30 de Setembro e 1 de Outubro

Na celebração do 57.º aniversário do Clube Automóvel do Centro, o presidente João Miranda anunciou o Rali de Cantanhede pontuável para o Campeonato Regional Centro Start e Promo e a Taça de Portugal de Ralis Regionais, a 17 e 18 de Novembro, no Rali de Coimbra e Penacova.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Não teve direito a banda, hino e bandeira ao alto, mas o maior clube de automobilismo da região de Coimbra, o Clube Automóvel o Centro (CAC) comemorou data da sua fundação: o 57.º aniversário. Perante várias dezenas de associados, o presidente João Miranda enalteceu a efeméride, pronunciando que «comemorar 57 anos na vida de uma instituição como o Clube Automóvel do Centro é apenas assinalar mais um ano, porque um clube não tem idade, dura o tempo que os sócios quiserem».

E para que tal aconteça, «é necessário assegurar o futuro do clube com novos sócios e sócios novos, principalmente com juventude». «Jovens que gostem do automóvel e da moto, quer na vertente desportiva ou lúdica. Esta direção tem como um dos seus objetivos trazer mais sócios para o clube e temos conseguido, aumentando as atividades das diversas secções», sublinhou o timoneiro do CAC.

De acordo com João Miranda, os automóveis antigos estão no circuito preferencial, «com diversos eventos ao longo ano, passeios e concentrações, juntando igualmente as certificações, como uma elevada adesão», o mesmo sucedendo com «o Núcleo de 2 CV, com um diversificado conjunto de atividades de carácter lúdico (passeios e concentrações)».

«Desde 2022 que o CAC é sócio da Federação Nacional de Motociclismo (FNM) e, além das atividades que passam pela participação em passeios ou concentrações motard, estão previstos eventos desportivos que a seu tempo e se os apoios se concretizarem, serão divulgados, referiu o presidente.

«Reativamos a secção de karting e, na forja, está a organização de um torneio inter-escolas a nível concelhio, sendo que tudo estará dependente de apoios para a sua realização», sublinhou João Miranda, acrescentando que «a secção de slot’s mantém uma intensa atividade ao longo de todo o ano com a realização de provas com carácter local e nacional nas instalações do clube ou participando noutras provas».

O presidente do Clube Automóvel do Centro deixou para o fim os ralis, uma modalidade muito acarinhada pelos associados. O ano de 2023 «marca uma mudança na organização de competições desportivas, que tem sido o aspeto de maior destaque para o clube».

«Assim, teremos duas novidades. A primeira para 30 de Setembro e 1 de Outubro, com a realização de um rali que decorrerá no concelho de Cantanhede e contará para o Campeonato Regional Centro nas categorias Start e Promo. A segunda, será a organização da Taça de Portugal de Ralis Regionais, a decorrer a 17 e 18 de Novembro, em Coimbra e Penacova, juntando os participantes dos três campeonatos regionais das categorias Start e Promo. O objetivo principal será o regresso o mais breve possível ao Campeonato de Portugal de Ralis», adiantou.

João Miranda não tem dúvidas e que «temos um clube vivo, muito ativo, olhando para o futuro, apostado na modernização e adaptação ao tempo que vivemos, trazendo novos sócios e colaboradores que deem continuidade a todo este trabalho».

«Ninguém neste clube se pode considerar “a última bolacha do pacote”. Todos somos importantes. Mas, pensando no futuro, não podemos esquecer todos aqueles que, no passado, de alguma forma, contribuíram para o crescimento e continuidade do Clube Automóvel do Centro».

João Miranda, acompanhado de Rogério Tavares, presidente da Assembleia Geral, fez saber que a direção que preside «entendeu ser altura de homenagear algumas dessas pessoas e, hoje, aproveitando o 57.º aniversário, para de forma simbólica entregar uma lembrança que simboliza essa dedicação».

Os homenageados foram Domingos Grilo, Manuel Romão de Sousa, José Rolo, Carlos Barata, Augusto Roxo, Luís Ivar e António Cabeço, seguindo-se os parabéns a você e o corte do bolo de aniversário.

A histórica data só se tornou possível graças ao esforço e dedicação de todos os seus dirigentes e sócios, que ao longo do tempo foram erguendo, consolidando e enriquecendo o valioso historial do Clube Automóvel do Centro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *