Fórmula E

Jean-Eric Vergne (DS) resiste e vence

A entrada em pista do “Safety Car”, a 10 voltas do final, em consequência do despiste do inglês Jake Hughes (McLaren), juntou o pelotão e fez com que a corrida tivesse mais uma volta.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Nessa altura, o comando pertencia ao francês Jean-Eric Vergne (DS), depois do neo-zelandês Mitch Evans (Jaguar), que largou da “pole”, ter mantido o comando até à passagem pelo “Attack Mode”, o que permitiu ao suíço Sébastien Buemi (Envision) ascender ao primeiro lugar, que perdeu para o francês, quando, também ele, foi ao “Attack Mode”.

Quando a corrida recomeçou o neo-zelandês Nick Cassidy (Envision) estava colado à traseira do DS, mas o francês usando da sua enorme experiência na disciplina fez o carro “crescer” e impediu a ultrapassagem para somar a 11.ª vitória, o que lhe permitiu igualar o número de triunfos do inglês Sam Bird (Jaguar) e ficar a duas vitórias do brasileiro Lucas Di Grassi (Mahindra) e de Sébastien Buemi, que venceram por 13 vezes.

Sébastien Buemi seguia o seu colega de equipa e a Envision preparava-se para colocar os dois carros no pódio, mas uma passagem pela via das boxes, por excesso de potência, não cumprida, custou-lhe uma penalização de 17” e a descida para o 15.º lugar.

Esta situação permitiu ao português António Félix da Costa (Porsche), que fez a 100.ª corrida na disciplina, terminar no pódio, depois de ter largado da 13.ª posição da grelha e de ter aproveitado as oportunidades que foram surgindo ao longo da corrida.

Uma prova marcada por vários “toques” que afastaram, por exemplo, os dois pilotos da Jaguar e o inglês Jake Dennis (Andretti), que manteve o segundo lugar do campeonato mas viu aumentar para 18 pontos a diferença para Pascal Wehrlein, que cimentou o comando do campeonato.

Em termos de equipas, o quarto lugar do alemão Pascal Wehrlein (Porsche), conjugado com o terceiro de António Félix da Costa, permitiu à marca alemã assumir o comando do campeonato de equipas, com 23 pontos de avanço sobre a Andretti.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Jean-Eric Vergne (DS), 33 voltas (93,555 km), em 46’01,990”; 2.º, Nick Cassidy (Envision), a 0,400”; 3.º, António Félix da Costa (Porsche), a 1,859”; 4.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 2,855”; 5.º, Sérgio Sette Câmara (Nio), a 3,523”; 6.º, Oliver Rowland (Mahindra), a 7,138”; 7.º, Norman Nato (Nissan), a 7,318”; 8.º, Stoffel Vandoorne (DS), a 7’564”; 9.º, André Lotterer (Andretti), a 8,703”; 10.º, Edoardo Mortara (Maserari), a 9.073”. Classificaram-se mais seis pilotos

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Pascal Werhlein, 80 pontos; 2.º, Jake Dennis, 62; 3.º, Jean-Eric Vergne, 31; 4.º, Sébastien Buemi, 31; 5.º, Sam Bird, 28; 6.º, Nick Cassidy, 28; 7.º, Jake Hughes, 27; 8.º, René Rast, 26; 9.º, António Félix da Costa, 21; 10.º, Lucas Di Grassi, 18; 11.º, André Lotterer, 16; 12.º, Mitch Evans, 14; 13.º, Oliver Rowlamd, 8; 14.º, Norman Nato, 7; 15.º, Stoffel Vandoorne, 5; 16.º, Sacha Fenestraz, 4; 17.º, Edoardo Mortara, 3; 18.º, Dan Ticktum, 1

 

EQUIPAS – 1.º, TAG Heuer Porsche Formula E, 101 pontos; 2.º, Avalanche Andretti Formula E, 78; 3.º, Envision Racing, 59; 4.º, Neom McLaren Formula E Team, 53; 5.º, Jaguar TCS Racing, 42; 6.º, DS Penske, 36; 7.º, Mahindra Racing, 26; 8.º, Nissan Formula E Team, 11; 9.º, Nio 333 Racing, 11; 10.º, Maserati MSG Racing, 3;

Próxima prova – Cape Town e-prix (África do Sul), a 25 de Fevereiro.

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