DAKAR

Ferreira e Porém já pensam no Dakar 2024

Os pilotos portugueses João Ferreira e Ricardo Porém, ambos naturais de Leiria, regressaram a casa, após participarem no rali todo-o-terreno Dakar2023, conquistando uma etapa cada na categoria SSV, já a pensarem em 2024.

(auto.look2010@gmail.com)

No aeroporto de Lisboa, onde chegaram hoje, com um dia de atraso em relação ao previsto, João Ferreira e Ricardo Porém foram recebidos por familiares e amigos, ostentando as medalhas conquistadas nas tiradas do mais importante rali todo-o-terreno do mundo, ao volante de UTV, os sucessores dos “buggy”.

João Ferreira, bicampeão nacional de todo-o-terreno em automóveis, venceu a oitava etapa na 45.ª edição do Dakar, navegado por Filipe Palmeiro, enquanto Ricardo Porém conquistou a 11.ª tirada, com o argentino Augusto Sanz ao seu lado, ambos ao volante de um Yamaha.

«Chegar a casa, depois de três semanas na maior aventura desportiva da minha carreira, é uma sensação fantástica. Agora, mais a frio, é incrível o que conseguimos fazer nesta primeira vez num Dakar. O Filipe Palmeiro deu-me uma ajuda gigantesca, a experiência que soma é sem sombra de dúvida uma mais-valia para quem, como eu, chega a esta aventura pela primeira vez», afirmou João Ferreira, citado pela sua assessoria de imprensa.

João Ferreira partilhou ainda que acabou por “herdar” o título da vitória de Ricardo Porém, uma vez que o conterrâneo não está inscrito no W2RC: «Na etapa que o Ricardo Porém ganhou, como não está inscrito no W2RC, acabei por ser eu, que fiquei em segundo lugar atrás dele, a ter direito à medalha de vencedor da etapa. Mal saí do palanque ofereci-lhe este prémio simbólico. Já tinha uma e sei que, com trabalho e dedicação, poderei vir a ganhar outras. Nesse dia ele merecia aquele reconhecimento por tudo em que me ajudou até aqui», recordou.

Também Ricardo Porém assumiu o entusiasmo com o regresso a Portugal: «“Regressar a casa do meu quarto Dakar e ter esta moldura humana à nossa espera é indescritível. Foram estes que aqui estão, e mais tantos outros através das redes sociais, que nos motivaram a cada dia. Estamos felizes por regressar e, a partir de amanhã, vamos começar a preparar o Dakar2024 e nas formas de viabilizar mais uma participação», concluiu.

Ricardo Porém foi o português mais bem classificado nesta categoria, ao terminar no 12.º lugar, a 10h46m41s do vencedor, o norte-americano Austin Jones (BFG), enquanto João Ferreira foi 37.º, a 123h54m40s, atrás de Hélder Rodrigues (Can-Am), que foi 27.º.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *