AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Automobili Lamborghini: ano recorde em 2022

Empresa sediada em Sant’Agata Bolognese prossegue no seu ritmo crescimento, alcançando novo recorde de vendas ao entregar mais de 9.000 veículos.

(auto.look2010@gmail.com)

Para a Automobili Lamborghini, o ano que acabou recentemente esteve repleto de marcos e distinções, que marcam o crescimento permanente da empresa: o resultado da definição de um rumo e de uma estratégia que, como demonstrado pelos mais recentes números, estão a provar ser um êxito.

A Lamborghini continua a confirmar a sua tendência positiva após o inevitável impacto da pandemia, que afetou quase todos os sectores e indústrias. Nos dois últimos anos, a empresa manteve o seu impressionante crescimento, não só em termos de vendas, mas também pelos prémios e certificações recebidos, que demonstram o compromisso da Lamborghini com os diversos contextos em que opera, da sustentabilidade aos recursos humanos.

Em termos de cifras, a Automobili Lamborghini continua a bater recordes, e também em 2022 registou os melhores números de vendas de sempre. A empresa entregou 9.233 automóveis a nível mundial, um aumento de 10% relativamente ao ano anterior.

«2023 será um ano de desafios e mudanças que estamos prontos a enfrentar, indo sempre mais além. Temos, agora, a oportunidade de nos focarmos nos nossos próximos objetivos, graças, também, a uma lista de espera de 18 meses, que nos permite olhar com confiança para o futuro e para as metas que se avizinham», assinalou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

Esta trajetória sofrerá uma nova aceleração em 2023, quando forem produzidos os primeiros automóveis híbridos, e a Lamborghini entrar na segunda fase do seu programa Direzione Cor Tauri: um itinerário estratégico revelado em 2021, que implica o investimento mais elevado de sempre na história da empresa (1800 milhões de euros ao longo de cinco anos), para levar a cabo a transição híbrida e, consequentemente, a transição para veículos totalmente elétricos.

Em todas as macrorregiões, a tendência foi, claramente, positiva em 2022, mantendo uma distribuição homogénea e consistente. A Ásia registou um crescimento de +14%, seguida pela América, com +10%, e, finalmente, pela EMEA, com um aumento de 7% por comparação com 2021. As ventas, em quase todos os mercados chave, bateram todos os recordes.

Tal deveu-se, também, à enorme reputação de a marca desfruta a nível internacional, com o número de concessionários a crescer de 173 para 180 em apenas um ano, e com uma presença em 53 países diferentes.

Os Estados Unidos mantêm-se como o principal mercado, com 2751 automóveis entregues, mais 10% do que no ano anterior, seguidos da China continental, Hong Kong e Macau (1018 automóveis entregues, mais 9% do que no ano anterior), da Alemanha (808 automóveis entregues, mais 14% do que no ano anterior), do Reino Unido (650 automóveis entregues, mais 15% do que no ano anterior) e do Japão (546 automóveis entregues, mais 22% do que no ano anterior).

Relativamente a modelos, confirma-se o sucesso do Super SUV Urus (5367 unidades entregues, mais 7% do que em 2021), seguido de um impressionante aumento do Huracán (3113 unidades entregues, mais 20% do que em 2021) e do Aventador, que chegou ao final da sua produção em setembro de 2022, com 753 unidades entregues.

No que se refere a produto, 2022 foi um ano repleto de novidades, começando pelo lançamento do Huracán Tecnica em abril, que consolida o nível de mestria que a Lamborghini alcançou nos domínios do design e da engenharia.

O automóvel de tração traseira propulsionado pelo motor V10 condensa a diversão e a dinâmica de condução de um Huracán STO num novo visual, mais esguio e elegante, adequado a um uso diário, com a adição de melhorias aerodinâmicas, destinadas a incrementar a performance, a estabilidade e a facilidade de utilização, tanto em estrada como em circuito.

Novembro assistiu à revelação de outro V10, com o Huracán Sterrato, o primeiro superdesportivo concebido para oferecer o máximo prazer de condução também fora das estradas convencionais, em pisos soltos, numa combinação totalmente única.

O ano passado também foi muito importante para o Super SUV Urus, com a chegada de dois modelos totalmente novos. No evento The Quail, A Motorsports Gathering, levado a cabo na Califórnia, em agosto, a Automobili Lamborghini apresentou o novíssimo Urus Performante, que sublinha a desportividade e a performance, ao centrar-se num design que demonstra as suas incríveis capacidades tanto em estrada, como em circuito, como fora de estrada.

O novo Super SUV alcança uma potência de 666 cv e uma redução de peso de 47 kg, alcançado uma relação peso/potência de 3,2, a melhor da sua classe. O Urus Performante também bateu o recorde para um SUV de produção na subida de Pikes Peak, estabelecendo o melhor tempo de sempre, com uma aceleração de apenas 3,3 segundos nos 0-100 km/h, e uma distância de travagem 100-0 km/h de 32,9 m.

Em setembro de 2022, a Automobili Lamborghini introduziu no mercado o Urus S, o mais recente sucessor Urus. O Urus S oferece mais potência, em combinação com uma versatilidade e com um design sem precedentes, consolidando o conceito de Super SUV no segmento dos automóveis de luxo.

O seu motor V8 biturbo disponibiliza uma potência de 666 cv, igualando a do Performante, mas introduzindo sofisticados refinamentos específicos no design, com um aumento significativo das opções em termos de cores e acabamentos para as jantes, de pacotes de estilo, e de detalhes interiores e exteriores.

A Automobili Lamborghini também teve a grande satisfação de ter recebido, pelo segundo ano consecutivo, o “Green Star Award”, que reconhece o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

À luz das inúmeras iniciativas, investimentos e esforços que a empresa põe em prática diariamente para melhorar a qualidade do planeta, este prémio reconhece-a como uma das mais sustentáveis de Itália.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *