DAKAR

João Ferreira vence etapa em estreia no Dakar

Chegar, ver e vencer! O campeão nacional absoluto de Todo-o-Terreno e campeão europeu triunfou hoje a oitava etapa do Dakar 2023. O “rookie” na competição, que este ano já havia subido duas vezes ao pódio – segundo lugar na quarta etapa e terceiro lugar na sétima. Já Ricardo Porém foi 14.º e é o melhor português na geral dos protótipos ligeiros.

(auto.look2010@gmail.com)

João Ferreira e Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid)

O piloto de Leiria demonstrou toda a sua capacidade para se ambientar a grandes eventos, alcançando o seu primeiro triunfo na maior e mais dura prova de Todo-o-Terreno do Mundo, na última etapa antes do dia de descanso.

Ricardo Porém, que também está a participar no evento ao volante de um X-RAID YXZ1000R TURBO PROTOTYPE SXS foi 14.º e é, neste momento, o melhor português à geral, ocupando o 17.º lugar na categoria de veículos ligeiros protótipos.

«Esta etapa correu-nos bem desde o início, uma vez que depois do resultado obtido ontem acabámos por conseguir partir um bocadinho mais à frente, não apanhámos pó e foi uma etapa 100% limpa, onde impusemos um ritmo forte. Esta foi uma etapa dura, com muita pedra e areia no final, dunas muito grandes. Ultrapassamos todos os desafios e conseguimos a nossa primeira vitória no Dakar», referiu o jovem piloto João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro.

João Ferreira e Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid)

«É um orgulho enorme levar mais longe o nome de Portugal com esta vitória e agora vamos aproveitar bem o dia de descanso para preparar da melhor forma a segunda semana de corrida. O objetivo não se alterar apesar destes bons resultados. Queremos estar no final da prova e continuar a evoluir diariamente!», acrescentou o vencedor da oitava etapa.

Ricardo Porém fez uma etapa em recuperação, depois de ter partido relativamente atrasado para a etapa de hoje: «Foi um dia de muitas ultrapassagens e onde conseguimos impor o nosso ritmo. Terminámos a especial na 17.ª posição, o que nos permite subir ao 17.º lugar da Geral, na qual somos figuramos como melhores portugueses», explicou o piloto da X-RAID Yamaha Supported Team, antes de elogiar o companheiro de equipa e amigo.

Ricardo Porém e Agusto Sanz (Yamaha X-Raid)

«Acompanhei a temporada 2022 completa do João e sabia que o dia dele neste Dakar ia chegar. Preparámos esta prova juntos e só fica surpreendido com este resultado quem não conhece o João, o seu empenho e qualidade. Acredito que será a primeira de muitas», referiu Ricardo Porém, navegado pelo argentino Agusto Sanz.

Amanhã é dia de descanso no Dakar, momentos que antecedem a segunda etapa maratona da edição deste ano. A etapa inicial da segunda parte da prova não pretende criar dificuldades excessivas aos concorrentes que, no final do dia não vão ter assistência por parte das equipas e mecânicos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *