RALIS

Rali Fim de Ano Figueira da Foz amanhã na estrada

Rallye 2022 – programa História e tradição são duas componentes incontornáveis da prova do Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, na estrada este sábado, com partida pelas 9h30 e chegada às 16h00, junto ao Hotel Mercure, com o Oceano Atlântico a servir de pano de fundo.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

António Oliveira, Manuel Domingos, Abílio Gonçalves e João Azeiteiro

Depois de um interregno de dois anos devido à pandemia, o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF), em conjunto com a Secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra (SDM-AAC), volta a colocar na estrada o Rali Fim de Ano Figueira da Foz.

Trata-se da 15.ª edição da prova organizada pelo clube figueirense dos tempos modernos, em evocação dos tradicionais ralis de Fim de Ano da Figueira da Foz das décadas de 1950 e 1960. Destinada a viaturas clássicas – veículos anteriores a 1990, embora também sejam admitidos carros mais recentes, mas no figurino extra – os participantes terão pela frente cerca de 150 quilómetros de percurso secreto pelas estradas dos concelhos da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho.

Com partida agendada para este sábado, dia 31 de Dezembro, às 9h30, junto ao Hotel Mercure, a chegada está prevista para as 16h00, no mesmo local da partida. Simultaneamente, a estrutura organizativa desenhou uma prova demonstração au irá decorrer no Parque das Gaivotas, com início às 10h30 e términus às 16h30.

«Pese embora seja facultativo, os participantes do Rali Fim de Ano Figueira da Foz têm a oportunidade de demonstrar “aventuras e peripécias” no Parque das Gaivotas e oferecer doses de emoções com suas viaturas aos espetadores que ocorram àquele local central da Figueira da Foz», revelou António Oliveira, presidente do CAAFF.

A prova, que se rege pelos estatutos organizativos da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), conta com a estreita colaboração da SDM-AAC e apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Em representação da SDM-AAC, João Azeiteiro, que assume o papel de diretor de prova, confidenciou que foi «um “cliente” habitual desta casa durante muitos anos, como piloto», passou agora para o lado organizativo, destacando que o Rali Fim de Ano Figueira da Foz sempre foi uma competição mítica e uma festa da regularidade no contexto nacional que traz à Praia da Claridade um cliente diversificado mas que, acima de tudo, vem para se diverti».

«Não vamos criar dificuldades aos concorrentes, mas simplesmente proporcionar-lhes um dia formidável, que servirá de aperitivo para a passagem do ano e que será, com toda a certeza, uma grande festa como já estamos habituados com tudo aquilo que a Figueira da Foz nos oferece», sublinhou João Azeiteiro.

A poucas horas do arranque do Rali Fim de Ano Figueira da Foz, Manuel Domingos, vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, manifestou regozijo pela construção da prova, «não só pelas raízes que criou, mas também pela sua importância que ultrapassa as fronteiras do nosso território».

«Quis o destino que, depois de ter colaborado há 17 anos na primeira edição do Rali Fim de Ano Figueira da Foz, esteja agora numa outra posição, perante uma prova com uma enorme envergadura, passando pelas freguesias, dando a conhecer a quem nos visita o nosso património e os nossos costumes», sustentou o autarca figueirense.

«Naturalmente que o Município está sempre disponível para apadrinhar esse tipo de iniciativas que traz pessoas à Figueira da Foz, e ainda por cima numa altura em que são uma das maiores festas. A passagem de ano da Figueira da Foz é sempre uma enorme festa para os figueirenses e para todos os que nos visitam», sublinhou Manuel Domingos.

«A par disso temos a competição, em que cada um tem de saber gerir as suas viaturas, em que não podemos descurar que são clássicas e podem sofrer alguns bloqueios. Neste tipo de provas, o mais importante não é chegar em primeiro, mas sim terminar, acabando por ser uma prova de convívio», reforçou o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *