FÓRMULA 1

FIA proíbe declarações políticas de pilotos de F1

Os pilotos de Fórmula 1 poderão falar ainda menos do que falaram em 2022, isto porque na próxima época estão proibidos de fazer comentários políticos, caso não tenham consentimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Será censura?

(auto.look2010@gmail.com)

Os pilotos ficaram hoje proibidos de fazerem declarações políticas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), após a revisão do código desportivo internacional, noticiou hoje a agência EFE.

A fim de salvaguardar a sua neutralidade, a FIA modificou o artigo que passa a considerar infração «fazer e exibir declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais que violem o princípio geral da neutralidade», a menos que tenha sido dada aprovação prévia pela FIA ou pelos organismos nacionais responsáveis pela competição.

Esta alteração visa evitar episódios como os protagonizados por Lewis Hamilton (Mercedes), seis vezes campeão do mundo de Fórmula 1, ter manifestado o apoio aos movimentos “black lives matter”, no Grande Prémio da Toscana de 2020, LGTBIQ+, este ano, no Canadá, onde Sebastian Vettel se opôs à extração de petróleo.

Além de declarações políticas, o mesmo serve para “religiosas ou pessoais”. Tudo tem de passar pelo aval da FIA. Em termos de sanções, a FIA não revelou o que fará caso os pilotos não cumpram as ordens. No entanto, de uma maneira geral, se um piloto não cumprir o Código de Conduta a multa pode ir dos 25.000 euros até à proibição de participar num Grande Prémio.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *