TT

Luís Pimenta bicampeão Europeu de Bajas FIM

E tudo correu dentro do normal. O piloto de Vila Nova do Ceira defendeu com alma e determinação o título Europeu de Bajas de quads conquistado o ano passado, transportando para o concelho de Góis o segundo ceptro consecutivo.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – fotos: JOÃO DA FRANCA

O goiense Luís Pimenta conduziu, pelo segundo ano consecutivo, o Suzuki LTR 450 ao título Europeu de Bajas na categoria de quads, solidificando a supremacia nesta categoria. O piloto de Vila Nova do Ceira começou por levar de vencida a Baja da Extremadura, em solo espanhol, mas viu esforço travado na Baja do Oeste de Portugal.

Luís Pimenta encarou a prova da Escuderia Castelo Branco com a ousadia que lhe é peculiar, mas a cerca de 40 km do final da prova viu-se a abraços com uma contrariedade no seu quad da marca nipónica. O experiente piloto esteve ao seu melhor nível nos muitos estradões com piso duro e áreas de piso mais macio, em especial nos setores mais lentos.

Já na parte final de quase 380 quilómetros, divididos entre prólogo e três setores seletivos, o piloto apoiado pelo Góis Moto Clube “entregou” a sua sorte nas mãos de Nuno Correia, incumbido de rebocar Luís Pimenta. Tratou-se de um gesto de enorme fair play do piloto madeirense no Oeste que, sem perder o norte, aplicou esta filosofia adotada ao desporto que primou pela conduta ética.

«O Nuno Correia, que terminou o Campeonato da Europa de Bajas FIM na segunda posição da classificação geral, disponibilizou-se de imediato para rebocar, a mim e à Suzuki LTR 450, e “desligar-se” da missão que o trouxe ao continente, num gesto que jamais esquecerei, uma vez que deixou de discutir o melhor lugar na prova que animou as pistas da região Oeste», reconheceu Luís Pimenta.

Depois de ultrapassadas as adversidades na prova de dimensão internacional organizada pelo clube albicastrense, Luís Pimenta viajou posteriormente até Reguengos de Monsaraz para lograr o triunfo em um de dois dias de prova. Baja TT Sharish Gin, também pontuável para o Campeonato da Europa de Bajas FIM.

No conjunto das duas especiais, o piloto de Vila Nova do Ceira acabou por vencer a prova levada a cabo pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, garantindo de imediato o passaporte para a conquista do título de bicampeão Europeu de Bajas.

Luís Pimenta, que deve ter nascido com uma boa estrela, reconheceu que este segundo título «tem um sabor especial, sobretudo pela forma como conseguimos superar as dificuldades», deixando bem vincado que se trata de um ceptro que em muitas pessoas por trás e que, sem elas, não seria possível alcançar».

O talento excecional de Luís Pimenta e a sua inteligência de corrida nunca esteve em causa, pese embora alguns episódios muito acidentados, obrigando-o a recorrer a um segundo método para superar as contrariedades, contando para o efeito «com a excecional equipa de assistência composta por Rodrigo Ramos, Nuno Estêvão e Dora Simões».

Na ótica do piloto de Vila Nova de Ceira, «este desfecho notável deve-se, em grande parte, ao conjunto de parceiros que viajaram com a equipa em todas as jornadas do Campeonato da Europa de Bajas FIM, que muito agradecemos pela confiança em nós depositada, nomeadamente o Góis Moto Clube, Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Vila Nova de Ceira, Motoshop – Oficina de Motos de Tondela, José Alvoeiro – Construção Civil de Celavisa, Pitos., O Frango Gostoso – Empresa dedicada à produção, comercialização e distribuição de carne de aves, Transfraga – Transportes de Mercadorias, Ld.ª, Cooperativa de Vila Nova de Ceira, João da Franca, Luís de Brites, autolook.pt, Jornal o Varzeense e Comarca de Arganil».

Depois de um conjunto de prova muito competitivas, Luís Pimenta descomprimiu na deslocação ao Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, este sábado, para ser premiado na Gala da Federação Motociclismo Portugal. Tratou-se de uma cerimónia que juntou os campeões de 2022 e que marcou o encerramento oficial da temporada desportiva.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *