TURISMO

“Cozido à Barrosã” aos fins de semana em Montalegre

Restaurantes aderentes 2022 Esta iguaria é considerada a “melhor de Portugal” do género. Vale a pena uma escapadela a Montalegre aos fins de semana para provar o melhor cozido barrosão, o fumeiro mais artesanal, o vinho de maior altitude.

(auto.look2010@gmail.com)

Quando os sabores da terra envolvem tradições ancestrais de sobrevivência, o convívio à mesa assume uma importância que, a seu tempo, se transformará nas memórias mais inesquecíveis. Com o tempo a pedir abraço, Montalegre é sinónimo de aconchego quando coloca na mesa o melhor que produz.

Falamos do “Cozido à Barrosã”, todo ele sedução. Ao longo das próximas semanas, nos restaurantes do concelho que aderiram a esta campanha promocional, pode encontrar esta atração da gastronomia portuguesa.

Para aguçar o apetite, revelamos o cardápio: fumeiro (chouriço de abóbora, salpicão, paio, chouriça, farinhota, sangueira, farinheira de mel, alheira e presunto), porco fumado (orelheira, pé de porco, faceira, peituga, ranhão, pernil, barriga e rabo), vitela barrosã (nispo, ilhada e língua), porco bísaro fresco (entrecosto, toucinho e entremeada), batata kennebec e couve tronchuda.

A acompanhar, pão de centeio, mel de urze, licor do padre Fontes, castanhas e os vinhos Mont’Alegre e padre Fontes. Para além da do “Cozido à Barrosã”, os visitantes têm a oportunidade de entrar pelas portas grandes de Montalegre e partir à descoberta de um território místico e quase desconhecido. Desde passeios a pé, a cavalo ou em jipe pela montanha, pelas aldeias ou pela cidade, muito há a descobrir nas Terras de Barroso.

A montanha é o palco de excelência para os amantes da natureza de todas as idades. Desde os gigantes insufláveis aquáticos para os mais pequenos, passando pelos desportos náuticos na Albufeira do Alto Rabagão ou pelos saltos de parapente na Serra do Larouco para os mais radicais. Uma coisa é certa… nas Terras do Barroso a diversão é garantida.

Conhecer as mais antigas tradições da montanha implica uma disponibilidade mental para participar ativamente nas tarefas do dia-a-dia das Terras de Barroso, partilhar a mesa com as gentes da aldeia e literalmente meter as mãos na terra.

O alojamento também está garantido, entre chalés de montanha às casinhas rústicas, passando por hotéis de charme. 0 melhor alojamento da região para que possa desfrutar de uma estadia singular com todo o conforto e segurança. Não perca de vista o “Cozido à Barrosã”, com as melhores carnes fumadas nas porções certas. Cabeça (Orelha, Faceira e Nariz) Barriga, Pé e Pernil. Aprecie também a melhor seleção de produtos de Montalegre com a garantia de qualidade por excelência.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *