AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Os anéis do poder: logótipo da Audi faz 90 anos

Este ano, o logótipo da Audi Four Rings celebra o seu 90.º aniversário. Todos aqueles que gostariam de saber mais são convidados pela Audi Tradition para a apresentação no Audi Museum Mobile. Na quinta-feira, 8 de dezembro, o professor Sebastian Mock, de Viena, e o historiador da Audi Ralf Friese, terão bastantes histórias para contar sobre a Audi Union AG.

(auto.look2010@gmail.com)

A 29 de junho de 1932, por iniciativa do Banco Estatal da Saxónia, as antigas empresas Audiwerke AG, Horhcwerke AG, e Zschopauer Motorenwerke J. S. Rasmussen AG (DKW) fundem-se para formar a Auto Union AG. A nova entidade conclui simultaneamente um acordo com a Wanderer Werke AG sobre a compra e concessão da divisão automóvel da Wanderer.

O novo grupo está sediado em Chemnitz, com administração localizada na fábrica da DKW em Zschopau até 1936. Após a sua criação, a Auto Union AG é o segundo maior grupo de veículos automóveis da Alemanha.

O logótipo da empresa mostra quatro anéis interligados, representando a unidade inseparável das quatro empresas fundadoras. Os nomes de marca Audi, DKW, Horch, e Wanderer são mantidos.

A cada uma das quatro marcas do grupo é atribuído um segmento de mercado específico: enquanto a DKW está ativa no segmento de motociclos e pequenos automóveis e a Wanderer constrói e vende veículos de tamanho médio, a Audi comercializa automóveis no segmento de luxo de tamanho médio e a Horch representa os automóveis de luxo de topo de mercado.

OS QUATRO ANÉIS NA BAVIERA: UM NOVO COMEÇO

Enquanto Sebastian Mock, professor catedrático de Direito Civil e Empresarial na Universidade de Viena de Economia e Negócios, vai examinar as consequências da Grande Depressão para a indústria automóvel alemã e os desafios associados durante a fundação da Auto Union AG, o historiador da Audi Ralf Friese concentrar-se-á no novo começo em Ingolstadt.

Em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Auto Union AG, localizada na Zona de Ocupação Soviética, é expropriada. As suas fábricas são desmanteladas e, em 1948, a empresa é retirada do registo comercial da Cidade de Chemnitz.

No final de 1945, funcionários seniores da Auto Union estabeleceram inicialmente um depósito para as peças sobressalentes da Auto Union na cidade da guarnição de Ingolstadt. A 3 de setembro de 1948, esta torna-se na Auto Union GmbH, que no mesmo ano começa a produzir camiões e motociclos de entrega.

Seguem-se décadas tumultuosas, até que finalmente, nos anos 80, a marca Audi começa a encontrar uma posição mais premium no mercado.

Neste contexto, a “Vorsprung durch Technik” é acompanhada por desenvolvimentos como o quattro, TDI, aerodinâmicas no desenvolvimento da carroçaria e construção consistente e leve, desde 1985 o produto e a empresa têm o mesmo nome. Com o recente redesenho dos Quatro Anéis como parte da introdução do novo Audi Q8 e-tron, a Audi mostra que a marca e o seu logótipo podem continuam a reinventar-se a si próprios, mesmo depois de 90 anos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *