AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Nissan e-4ORCE: a revolução da tração integral

A Nissan inclui o sistema e-4ORCE nos novos X-Trail e Ariya. A tecnologia e-4ORCE é o mais avançado sistema de tração integral por dois motores elétricos da Nissan, projetado para utilização nos automóveis eletrificados e totalmente elétricos da marca.

(auto.look2010@gmail.com)

A Nissan introduz na Europa a sua mais recente tecnologia e-4ORCE, um novo e exclusivo sistema de tração integral especificamente concebido para automóveis elétricos e eletrificados e que tem como objetivo oferecer um desempenho confiante e tranquilizador em todas as condições.

O “e” no e-4ORCE significa que o sistema está concebido para utilização com os motores elétricos da Nissan. “4ORCE” refere-se à potência física e à energia do automóvel, com o “4” representando o controlo individual de cada uma das quatro rodas.

As equipas de engenheiros de grupos motopropulsores da Nissan combinaram a sua experiência abrangente em três elementos fundamentais: gestão de motores elétricos, sistemas de tração integral e tecnologias de controlo de chassis, para desenvolver uma tecnologia inovadora que proporciona tranquilidade e equilíbrio dinâmico nos mais diversos cenários de condução no dia-a-dia.

E-4ORCE: UMA UNIDADE POTENTE E SUAVE

O inovador sistema de tração integral e-4ORCE foi concebido para ser utilizado nas motorizações elétricas puras da Nissan ou nas que recorrem ao sistema pioneiro Nissan e-POWER. Em ambos os casos, as rodas de tração são alimentadas exclusivamente por motores elétricos alimentados por uma bateria.

No caso do X-Trail, o sistema duplo de e-motor tem uma potência total de 157kW (213cv) com um motor dianteiro de 150kW e um motor traseiro de 100kW, capazes de gerar uma aceleração forte de 0-100km/h em apenas 7 segundos. O Ariya e-4ORCE tem uma potência total do sistema de 225kW (306cv), responsáveis pela forte aceleração de 0-100km/h em escassos 5,7 segundos.

Graças ao sistema Nissan e-4ORCE, ambos os automóveis gozam de um comportamento confiável e ágil em todas as condições, permitindo uma experiência de condução potente mas suave, com uma resposta de passagem de binário para o trem traseiro 10.000 vezes mais rápida do que um sistema mecânico de tração integral.

CONTROLO SUPERIOR E MANEABILIDADE INTUITIVA

O sistema e-4ORCE utiliza a bateria para alimentar um sistema de dois motores elétricos, um em cada eixo para permitir um controlo independente das rodas. Graças ao e-4ORCE ligado, o automóvel segue facilmente a linha de curva pretendida pelo condutor com correção mínima de direção, permitindo-lhes usufruir da potência EV e desfrutar de uma experiência de comportamento preciso.

A tecnologia e-4ORCE proporciona um controlo contínuo equilibrado do chassis, trajetórias perfeitas e precisão de direção, para antecipar o comportamento do condutor e evitar as situações comuns de subviragem, mantendo ainda a horizontalidade do habitáculo para uma experiência mais agradável de condução.

CONFIANÇA EM TODAS AS CONDIÇÕES DE SUPERFÍCIE

Com a tecnologia e-4ORCE, o binário é distribuído para a frente e para trás para maximizar a aderência dos pneus de acordo com as condições da superfície da estrada e a posição do automóvel, enquanto a travagem é controlada individualmente em cada uma das quatro rodas.

Graças a este controlo preciso do sistema de dois motores e das capacidades de vectorização de binário de travagem, o automóvel mantém o rumo certo quer a estrada esteja molhada, com óleo, escorregadia com folhas molhadas ou coberta de neve.

A chave para este equilíbrio é a distribuição equilibrada da potência pelo sistema de motor duplo, que pode ser ajustada em 1/10.000 de segundo, incomparavelmente mais rápido do que os sistemas tradicionais de tração integral mecânica.

CONTROLO DE INCLINAÇÃO PARA UMA VIAGEM CONFORTÁVEL DOS PASSAGEIROS

Um benefício adicional do e-4ORCE para todos os passageiros é a condução confortável com a minimização do “mergulho” longitudinal do automóvel em desaceleração, apoiado por uma forte travagem regenerativa.

O balanceamento é suprimido controlando o equilíbrio regenerativo entre os eixos dianteiro e traseiro. E o sistema de duplo motor significa um maior nível de captura de energia regenerativa do que com um único motor, otimizando a eficiência do automóvel em todas as circunstâncias.

«O e-4ORCE é a mais recente de muitas tecnologias pensadas para o futuro do automóvel, desenvolvidas pela Nissan ao longo dos anos. Mal podemos esperar para que os nossos clientes experimentem este sistema inovador em modelos como o Ariya e-4ORCE e o novo Nissan X-Trail. Estamos certos de que os nossos clientes vão desfrutar de uma notável evolução na sua experiência de condução», disse Cliodhna Lyons, vice-presidente de planeamento de produtos da Nissan AMIEO.

O lançamento do e-4ORCE é um passo significativo na jornada de eletrificação da Nissan rumo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *