Velocidade moto

Portugueses estiveram em destaque em Jerez

Pilotos lusitanos sublinharam uma presença meritória na ronda de abertura do ESBK que teve lugar no circuito de Jerez, com Ivo Lopes a levar o troféu de segundo lugar para casa e um quarto lugar, Tomás Alonso também terminou no “top 5”.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) teve a sua ronda inaugural no circuito de Jerez de la Frontera, na Andaluzia. Por lá competiram as mais variadas categorias, desde as mais pequenas Moto4 e PreMoto3, passando pelas Supersport300 e SuperSportNG, até à classe principal as SuperBikes e a estreante BeOn Junior Cup.

Entre estas classes todas, estavam vários portugueses, num total de oito representantes, que lutaram para trazer para casa os melhores resultados possíveis ao longo de todas as corridas. O maior destaque vai para o único representante luso na classe principal, Ivo Lopes.

O atual campeão da categoria alcançou o segundo lugar no primeiro dia, à tarde, a qual ficou marcada por um “sprint” de seis voltas após uma bandeira vermelha. No dia seguinte, o piloto da BMW Easyrace Team ficou-se pela quarta posição, num fim de semana dominado pelo espanhol Borja Gomez, que venceu as duas corridas e saiu de Jerez com a liderança do campeonato. Já Ivo Lopes segue no terceiro lugar, a 17 pontos.

Outro português em destaque foi Tomás Alonso, que correu nas SuperSport300. Na sua estreia pela nova equipa, a Pons Motorsport, alcançou dois quartos lugares, onde ainda foi o segundo melhor do troféu da Kawasaki, disputando em ambas as corridas os lugares do grupo da frente. Tomás Alonso segue para a próxima ronda também no quarto lugar, a 15 pontos do líder.

Nesta classe ainda estiveram a competir mais dois portugueses, com Martim Jesus a chegar ao décimo lugar na segunda corrida após um asar ter ditado o abandono na primeira. Já Martim Garcia demonstrou um bom crescente de rendimento, passando da 22.ª posição na manga do primeiro dia para a 18.ª no dia seguinte, naquela que foi a sua ronda de estreia neste campeonato.

A classe diretamente acima, a SuperSportNG, também contou com portugueses na grelha. Isaac Rosa, Rodrigo Valente Martins e Gonçalo Capote foram os participantes vindos da terra de Camões.

Todos experienciaram um fim de semana de adaptação a novas motos, Isaac Rosa trocou a Kawasaki ZX-6R por uma Yamaha R6, com Valente Martins e Gonçalo Capote a aprenderem toda uma nova categoria, já que eles se estreavam aos comandos de motas de 600 de cilindrada vindos das 300.

Por fim temos o mais novo dos lusitanos, Pedro Matos competiu nas PreMoto3 onde alcançou um sétimo e um oitavo lugar, numa competição prova bastante desafiante para o jovem piloto, que correu ainda em recuperação de uma lesão sofrida na época de defeso.

As próximas corridas estão marcadas para os dias 1 e 2 de junho, no Circuito Ricardo Torno perto da cidade de Valência, onde a comitiva lusa voltará a marcar uma forte presença, tentando com certeza conquistar mais lugares de destaque.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *