Enduro

Alto Douro recebe a nata do Enduro

A terceira jornada do Campeonato Nacional de Enduro – CFL tem, este fim de semana, motivos de enorme interesse, com Santa Marta de Penaguião a servir de pano de fundo para a única jornada dupla da temporada de 2024.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO DA FRANCA

Depois do Alentejo e da Beira Litoral, o Campeonato Nacional de Enduro – CFL ruma ao Alto Douro para a sua terceira jornada do ano. Os grandes conflitos de interesses estão reservados para este fim de semana para a única jornada dupla da competição, com o centro nevrálgico montado em Santa Marta de Penaguião, sob os efeitos organizativos da Associação Natureza Extreme.

A prova, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, terá, uma vez mais, à semelhança do que aconteceu em Góis, a presença de diversos pilotos que “alimentam” o Mundial de Enduro. Neste particular, destaque para Jamie McCanney ou Harry Edmonson – pilotos que já tinham estado na competição do Góis Moto Clube –, mas também, entre outros, como o francês Théo Espinasse (vice-campeão Mundial de Enduro E1), assim como o seu compatriota Julien Roussaly, que irá disputar todo o campeonato e lidera a categoria Elite Geral e Elite 2 após as duas primeiras provas.

A estes juntam-se os principais candidatos lusitanos aos lugares da frente, nomeadamente Luís Oliveira, Frederico Rocha, Bruno Charrua ou Renato Silva, entre outros, que irão lutar com a forte concorrência internacional.

Com um percurso desenhado no concelho de Santa Marta de Penaguião, a competição desenrola-se ao longo de 48 km e, em cada um dos dias, será percorrido em três voltas para as classes Elite e Open, com a possibilidade de se cumprir mais meia volta no domingo para estas classes, decisão pendente da avaliação do terreno após o dia deste sábado.

Já as classes Verdes, Senhoras – categoria onde alinha a jovem da Lousãmotos, Kika Henriques, que tem evoluído de forma acentuada e que tem despertado o interesse de outras jovens para integrar a modalidade – e Veteranos cumprem igualmente três voltas mas com secções alternativas face ao percurso Elite e Open, enquanto as categorias de Super Veteranos, Promoção e Hobby terão pela frente duas voltas ao percurso.

Como habitualmente, cada volta conta com três provas especiais cronometradas (Enduro Test, Cross Test e Extreme Test) e a partida do primeiro piloto está marcada para as 10h00 no sábado e para as 9h00 no domingo.

O Paddock e o Secretariado situam-se na Alameda 13 de Janeiro e o Parque Fechado está montado na Praça do Município de Santa Marta de Penaguião, enquanto as Especiais CT, XT e ET estão desenhadas em Nossa Senhora do Viso – Fontes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *