Nacional RALIS
Armindo Araújo ambicioso para o Rali Vidreiro
Lista de inscritos do Rali Vidreiro Centro de Portugal Armindo Araújo vai tentar, por todos os meios, esta sexta-feira e sábado, que Portugal tenha um campeão nacional de ralis em 2024, numa luta a dois com o inglês Kris Meeke, que os regulamentos impedem que seja declarado campeão… PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) A poucas horas do início da derradeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Vidreiro/Centro de Portugal, a FPAK continua à espera que o IPDJ decida se o inglês Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2) seja campeão no caso de ser o mais pontuado. Desconhece-se se o piloto do Team Hyundai Portugal pode ostentar o título de campeão de Portugal, se será o vencedor do Campeonato de Portugal ou se, pura e simplesmente, o seu resultado será ignorado e não haverá campeão. De acordo com a lei, o título está fora de questão, mas está em aberto a possibilidade de ser declarado vencedor do campeonato ou pura e simplesmente não haver campeão. Um cenário que sucedeu em 1974, em sequência da crise do petróleo, depois de, nos cinco anos anteriores, não ter havido campeão absoluto, mas apenas de campeões dos grupos então existentes. À entrada para a derradeira prova da temporada, Kris Meeke tem 157 pontos e Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) 139, mas enquanto Armindo Araújo aproveita a totalidade de pontos que alcançar, por ter ficado em branco em Chaves, o inglês tem 10 pontos para deitar fora, o que implica que o seu total só aumenta se terminar entre os cinco primeiros. Se Armindo Araújo ganhar o rali e a “power stage” arrecada 28 pontos (25 + 3) e eleva o seu total para 167, o que obriga Kris Meeke a somar 20, para descartar os 10, acabando com os mesmos 167 pontos, mas com vantagem por ter quarto vitórias, contra três do português. Não deixa de ser estranho que, tendo a Hyundai Portugal apostado, desde o ano passado, num piloto estrangeiro, não tenha procurado garantir, a tempo e horas, que em caso de vitória, que podia tirar partido promocional do título de campeão. Na luta pelo terceiro lugar final, Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) e José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) partem separados por 10 pontos mas ambos aproveitam os pontos que alcançarem, por terem ficado em branco em Amarante. No que diz respeito ao campeonato de 2RM, Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4) parte com 15 pontos de vantagem sobre Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) e ambos aproveitam a totalidade de pontos que alcançarem, o que permite ao primeiro “marcar” o seu adversário para garantir o título. Se para Hugo Lopes o título de 2RM parece improvável, já o mesmo não sucede em relação ao Júnior, já que arranca com dois pontos de vantagem sobre Pedro Armando Pereira (Peugeot 208 Rally4) e seis sobre Gonçalo Henriques. No Campeonato Promo, que terá, ainda, mais uma prova, por o Clube Automóvel de Santo Tirso ter conseguido encontrar, em Águeda, alternativa para a anulação da competição marcada para Viana do Castelo, o duelo será travado entre Adruzilo Lopes (Skoda Fabia N5) e Miguel Carvalho (Hyundai i20N N5). Os dois pilotos estão separados por oito pontos, mas nada está decidido, porque ambos vão aproveitar todos os pontos que alcançarem nas duas provas que faltam. O Rali Vidreiro mudou o seu centro nevrálgico da Marinha Grande para Alcobaça, onde arranca esta sexta-feira (13h45), com os concorrentes a cumprirem uma dupla passagem pela classificativa de S. Pedro de Moel (14,40 km – 14.30 e 17.00), separadas por um reagrupamento na Marinha Grande. A especial decorre junto ao Oceano Atlântico, para o dia terminar com a super-especial de Alcobaça (1,50 km – 21h00), desenhada nas ruas da cidade. No sábado o programa matinal implica uma dupla passagem pelas especiais de Mata Mourisca (16,47 km – 9h00 e 11h30), a mais extensa, e Pombal (10,82 km – 9h40 e 12h10). Para a tarde, os pilotos enfrentam a classificativa de Alfeizeirão (12,72 km – 15h00 e 17h00), havendo reagrupamentos em Pombal, antes das duas passagens. CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS ABSOLUTO PILOTOS – 1.º, Kris Meeke, 157 pontos; 2.º, Armindo Araújo, 139; 3.º, Ricardo Teodósio, 84; 4.º, José Pedro Fontes, 74; 5.º, Pedro Almeida, 61; 6.º, Ernesto Cunha, 60; 7.º, Paulo Neto, 38; 8.º, Hugo Lopes, 36; 9.º, Gonçalo Henriques, 35; 10.º, Lucas Sinões,32. Estão classificados mais 25 pilotos. NAVEGADORES – 1.º, Luís Ramalho, 139 pontos; 2.º, Stuart Loudon, 103; 3.º, José Teixeira, 84; 4.º, Inês Ponte, 74; 5.º, Mário Castro, 61; 6.º, Rui Raimundo, 60; 7.º, Valter Cardoso, 58; 8.º, James Fulton, 56; 9.º, Nuno Mota Ribeiro, 38; 10.º, Inês Veiga, 37. Estão classificados mais 29 navegadores. EQUIPAS – 1.º, Sports & You, 262 pontos; 2.º, ARC Sport, 262; 3.º, The Racing Factory, 127; 4.º, Racing4You, 125; 5.º, Wintech Competição, 20; 6.º, Prolama Competição, 16; 7.º, RF Competições, 13; 8.º, Befast Motorsport; 1. RC4 PILOTOS – 1.º, Gonçalo Henriques, 115 pontos; 2.º, Hugo Lopes, 100; 3.º, Guilherme Meireles, 70; 4.º, Pedro Silva, 67; 5.º, Pedro Armando Pereira, 66; 6.º, Anton Korzun, 58; 7.º, Ricardo Sousa, 48; 8.º, Rafael Cardeira, 33; 9.º, Paulo Roque, 32; 10.º, João Aleixo Andrade, 28. Estão classificados mais 10 pilotos. NAVEGADORES – 1.º, Inês Veiga, 108 pontos; 2.º, Pedro Alves, 75; 3.º, João Aguiar, 71; 4.º, Pavo Kononov, 65; 5.º, Roberto Santos, 57; 6.º, Magda Oliveira, 50; 7.º, Luís Marques, 48; 8.º, Luís Boiça, 35; 9.º, Pedro Santana, 28; 10.º, Gonçalo Cunha, 25. Estão classificados mais 13 navegadores. PROMO PILOTOS – 1.º, Adruzilo Lopes, 110 pontos; 2.º, Miguel Carvalho, 102; 3.º, João Araújo, 86; 4.º, Tiago Pereira, 61; 5.º, Martynas Samsonas, 50; 6.º, Filipe Nogueira, 36; 7.º, Hélder Miranda, 27; 8.º, Nelson Trindade, 24; 9.º, Joni Gonçalves, 22; 10.º, Henrique Silva, 20. Estão classificados mais 22 pilotos. NAVEGADORES – 1.º, António Reis, 102: 2.º, Vítor Hugo, 87; 3.º, Luís Araújo, 86; 4.º, Fernando Pereira, 61; 5.º, Paulo Leones, 45; 6.º, Pedro Teixeira, 36; 7.º, Ervinas Snitkas e Ugnius Vainevicius, 25; 9.º, Fábio Ribeiro, 20; 10.º, […]
O Sr JoãoSilva terá renunciado ao cargo porque ???🤔🤔🤔