DAKAR

Franco Sport: índices de motivação em alta

Depois da concluída com sucesso a sexta etapa do Dakar 2024, a maratona de 48H Chrono, Mário Franco e Daniel Jordão aproveitaram este sábado para descansar, enquanto o Yamaha YXZ 1000R Turbo T3 foi entregue no laboratório para uma revisão completa.

carlos.sousa@autolook.pt

Mário Franco

A dupla Franco Sport está pronta para a segunda e derradeira semana do Dakar. Para trás ficou o desafio inovador no Rali Dakar que se disputou no Empty Quarter, com partida e chegada a Shubaytah. Foi uma terrível maratona particularmente exigente para pilotos e máquinas, envolvendo um setor cronometrado de 549 km.

No entanto, a formação lusitana, que se encontra a disputar a prova rainha do todo-o-terreno mundial aos comandos de um Yamaha YXZ 1000R Turbo T3 inscrito na categoria Challenger, “surfou” as “ondas” de dunas a perder de vista e durante quilómetros a fio.

Tratou-se de uma dupla etapa que Mário Franco e Daniel Jordão cumpriram na íntegra, gastando 13h28m22s para superar o exigente e longo setor seletivo integralmente disputado em terreno de dunas.

Pese embora recuperado da fadiga provocada pela horrenda etapa maratona, Mário Franco recordou a tirada com sapiência: «Esta etapa foi muito interessante». «Foi completamente diferente do que temos feito até agora. Gostámos muito. Foi, efetivamente, uma experiência que a organização deveria repetir», acrescentou.

Daniel Jordão

«O carro é muito bom. Abusámos um pouco mais numa duna, empenámos um triângulo e partimos uma transmissão. Tivemos de trocar o material e perdemos algum tempo. A navegação foi difícil, mas conseguimos cumprir com todos os “waypoints”. Já perto do final da etapa tivemos um problema com um fio que derreteu, o que acontece com qualquer máquina», sublinhou Mário Fraco.

«Felizmente, o espírito de equipa dentro da X-Raid acabou por prevalecer. Demos uma ajuda ao Ignacio Casale. Também a Annete acabou por nos dar novamente uma assistência, a qual agradecemos. Correu tudo bem, chegámos ao fim que é o mais importante. Estamos muito satisfeitos», salientou Mário Franco.

O piloto e o navegador figueirense Daniel Jordão já recuperaram o “fôlego” em Riade, capital da Arábia Saudita, e o Yamaha YXZ 1000R Turbo T3 está como novo para iniciar mais uma caminhada de sete dias, sem dúvida decisivos para a dupla Franco Sport alcançar os objetivos traçados: concluir o Dakar.

De facto, e numa altura em que a 46.ª edição do Dakar 2024 vai a meio, Mário Franco e Daniel Jordão já realizaram mais de 50 horas de competição aos comandos do Yamaha e ocupam o 25.º do ranking Challenger. O Rali Dakar prossegue este domingo, com a disputa da sétima etapa.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *