DAKAR

Porém no Dakar na categoria Challenger

O experiente piloto leiriense de todo-o-terreno arranca esta sexta-feira para o seu quinto Dakar, o quarto em solo saudita. Depois de experiências na categoria Auto (Borgward) e T3 (Yamaha), Ricardo Porém regressa às origens, voltando a competir numa viatura Can-Am.

carlos.sousa@autolook.pt

Ricardo Porém e Augusto Sanz

Depois de o ter feito no seu primeiro Dakar no Peru, ainda que, desta feita, o faça na equipa francessa MMP Competition, um preparador que utiliza a base dos Can-Am convencionais para fazer a sua própria versão, o MMP T3 Rally Raid, Ricardo Porém vai estar na Arábia Saudita com um Can-Am.

Se no ano passado cumpriu o objetivo de vencer uma etapa, este ano o piloto de Leiria não esconde a motivação de obter um resultado melhor em termos de classificação geral.

«Depois de no ano passado termos conseguido o 13.º lugar entre os T3, sendo os melhores portugueses em prova, a ambição para este ano é maior. Queremos terminar no “top-5”. Sentimos que com mais experiência podemos ser mais regulares, evitando os problemas que tivemos na primeira semana da corrida de 2023», começou por afirmar o piloto leiriense.

«Volto a ser navegado pelo argentino Augusto Sanz, que chega a este Dakar com bastante ritmo de competição e isso pode ser valioso para o nosso objetivo», destacou ainda o campeão nacional absoluto de Todo-o-Terreno em 2014 e 2017, antes de abordar este primeiro dia “mais a sério” na Arábia Saudita.

«Fizemos o “shakedown” que corroborou integralmente os testes prévios realizados em Fontjoncouse (França). Estamos muito confiantes com o trabalho feito pela equipa e agora vamos preparar da melhor forma o Prólogo de sexta-feira. Entrar bem no primeiro dia é importante e por isso vamos dar o nosso melhor desde o primeiro quilómetro», sublinhou Ricardo Porém.

O Dakar de 2024 promete ser mais emocionante e desafiador do que nunca. 12 etapas, um prólogo, etapa maratona e 48 horas Chrono são os desafios que os pilotos e máquinas vão enfrentar ao longos dos próximos 15 dias, com a prova a ter início em Al-Ula e a terminar em Yanbu, depois de uma viagem integral sobre o território saudita, país onde o Dakar se realiza pela quinta vez.

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