DAKAR

João Ferreira no Dakar para vencer de SSV

O talentoso piloto português, João Ferreira, está prestes a dar início ao seu segundo Dakar, com objetivos concretos de lutar pela vitória à geral na categoria SSV.

carlos.sousa@autolook.pt

Navegado como habitualmente pelo portalegrense Filipe Palmeiro, o piloto de Leiria não se esconde dos holofotes da vitória, apesar de assumir que vai ter uma concorrência dura de roer nesta que é a mais dura maratona todo-o-terreno do Mundo.

Depois dos triunfos no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e Taça da Europa de Bajas em 2022, e de já em 2023 ter vencido etapas no Dakar, provas no Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno (W2RC) e a Baja Portalegre, onde bateu, entre outros, Nasser Al-Attiyah, João Ferreira está já na Arábia Saudita com a sua nova equipa, a South Racing, onde se mostra preparado para o desafio.

«Estamos neste Dakar para lutar pela vitória. Não o podíamos fazer de outra maneira, é e será sempre assim que nos apresentamos a uma corrida. Contudo, e porque vamos ter pela frente a corrida mais difícil do Mundo e adversários tão bons ou melhores que nós, temos de ser muito pragmáticos e inteligentes, trabalhando muito e arduamente para chegar ao objetivo. Podem contar connosco para a luta e vamos dar o nosso melhor. Preparámos este Dakar da melhor forma possível e por isso vamos entrar de igual para igual com os nossos mais diretos adversários», destacou o piloto leiriense.

Já depois do “shakedown” realizado esta manhã em Al Ula, João Ferreira estava feliz por regressar ao volante do Can-Am: «Depois da vitória nas corridas de Marrocos e Dubai, fizemos alguns quilómetros em Portugal em formato de teste. Consolidámos esse trabalho em cerca de 40 km realizados no “shakedown” e estou confortável com o compromisso que encontrámos. Amanhã é dia de dar os últimos retoques para arrancar em força no Prólogo, que se disputa quinta-feira», referiu o jovem piloto.

A 46.ª edição do Rali Dakar terá início na próxima sexta-feira, 5 de janeiro, com um percurso integralmente disputado na Arábia Saudita. A competição, considerada a mais exigente no mundo do desporto motorizado, contará com 12 especiais e o Prólogo, totalizando 7.891 quilómetros, dos quais 4.727 serão cronometrados.

Destaca-se a nova super-especial de 48 horas, uma espécie de maratona que exige uma paragem para descanso sem qualquer tipo de assistência. A prova terá início em Al-Ula, com o Prólogo de 27 km a determinar a ordem de saída, antecipando uma primeira semana considerada «muito dura» pelo diretor do rali, o francês David Castera.

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