MOTOSRaid

Mário Patrão vice-campeão nacional de TT

Piloto de Seia é um dos 17 lusos que vai participar no Dakar 2019, terminando todas as sete provas do CNTT disputadas este ano e ocupou o lugar intermédio no campeonato.

(auto.look2010@gmail.com)

Mário Patrão

Mário Patrão, actual Campeão Nacional TT3, conquistou, no 25.º Raid Paraíso TT de Góis, o segundo lugar da classificação absoluta desta que foi a sétima e última jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

Nesta prova organizada pelo Góis Moto Clube desenhada nos concelhos de Arganil e Góis, o piloto da KTM cumpriu o objectivo de terminar no pódio no fecho desta temporada de 2018, ao mesmo tempo que realizou mais um excelente treino de preparação para a sua participação no Dakar 2019.

Mário Patrão teve algumas peripécias ao longo desta competição, mas uma boa gestão da corrida permitiu-lhe alcançar um bom resultado: «Foi um bom fecho do Campeonato. O Raid TT Paraíso de Góis não é uma prova fácil e conseguimos sair desta corrida sem nada a apontar e, mais importante de tudo, sem mazelas», sublinhou.

Mário Patrão

«A moto portou-se lindamente e estou bastante satisfeito, não só com o resultado, mas também porque foi um bom treino para o Dakar que está cada vez mais perto e, por isso, todos os momentos são importantes para garantirmos a melhor preparação possível. Consegui imprimir um bom ritmo e, de uma forma geral, foi uma jornada bastante positiva», revelou o piloto.

Mário Patrão é um dos 17 portugueses que vai participar no Dakar 2019, que conta com 534 participantes, divididos pelos 334 veículos inscritos. Entre os dias 6 e 17 de Janeiro, a caravana enfrenta cerca de 5.000 quilómetros, dos quais 3.000 cronometrados. Toda a prova irá ser realizada no Peru.

Paulo Gonçalves (Honda), Joaquim Rodrigues Jr. (Hero), Mário Patrão (KTM), David Megre (KTM), Fausto Mota (Yamaha), António Maio (Yamaha), novo campeão nacional, Sebastian Bühler (Yamaha) e Miguel Caetano (Yamaha), participam na competição das motas.

Nos automóveis participa Pedro Mello Breyner, num Alta Ruta 4×4 Peru, navegado pelo peruano Juan Godoy. O navegador alentejano Filipe Palmeiro estará, desta vez, ao lado do checo Boris Garafulic, num MINI da X-Raid

Na categoria de SxS, que tem este ano o dobro dos participantes (30), estará Miguel Jordão, num Can-Am, navegado pelo brasileiro Lourival Roldan. Também o antigo campeão nacional de todo-o-terreno, Ricardo Porém, garantiu vaga pela primeira vez, com um Can-Am, navegado por Jorge Monteiro, o mesmo que Bruno Martins (Can-Am) e Rui Ferreira. Nos camiões, José Martins volta a ser o condutor do DAF, navegado pelo francês Jean-Jacques Martínez e pelo espanhol Jordi Obiols.

Em 2019 haverá mais nove participantes do que na edição deste ano. São 126 carros, 167 motos e 41 camiões.

Tal como em 2018, os carros serão os primeiros a partir na segunda etapa. Na quinta e na nona, a partida será em grupo, enquanto na oitava, em Ica, serão os dez primeiros classificados da jornada anterior nos carros, os dez primeiros nas motas e os cinco primeiros nos camiões a saírem na frente. A etapa maratona, em que os pilotos não podem receber assistência externa, será entre o quarto e o quinto dia.

Esta 41.ª edição do Dakar terá um recorde de estreantes (135 pilotos, o que corresponde a um terço). É também a edição com mais pilotos femininos (17) desde que a prova passou para a América do Sul, em 2009.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *