Enduro

Trio lusitano almeja 7.º lugar nos “Six Days”

Os International Six Days Enduro 2023 têm o fim à vista, em San Juan, na Argentina, após concluído o quinto e penúltimo dia de prova, com os pilotos da seleção júnior de Portugal a cumprir na perfeição os compromissos traçados e a manter a sétima posição à geral.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O quinto e penúltimo dia da 97.ª edição dos International Six Days Enduro (ISDE) não conheceu contornos facilitados para o contingente lusitano, muito por culpa das elevadas temperaturas quês se fizeram sentir, ou não estivesses em pleno verão na Argentina.

Não se pode descurar, por outro lado, que os pilotos voltaram a enfrentar uma etapa rigorosa, à semelhança da véspera, suportando mais de sete horas em cima das motos. As especiais, desiguais, sobretudo El Pinar, a segunda do dia, foram madrastas para alguns pilotos, mas os portugueses souberam, uma vez mais, ultrapassar as adversidades nas sinuosas pistas e obstáculos artificiais.

A etapa desta sexta-feira permitiu a Frederico Rocha, Francisco Leite e Rui Fernandes “descobriram” muita água, que serviu para refrescar um pouco, assim como foram brindados por muito público, sobretudo na parte final de cada uma de duas voltas, no ASER Circuito Internacional de Enduro e Motocross.

A Suécia continua na liderança da categoria do Troféu Mundial Júnior da FIM por quase 22 minutos para o segundo classificado, na circunstância a França, com os Estados Unidos a ocupar o degrau mais baixo do pódio, e a Argentina em quarto lugar.

Quando falta disputar a manga de motocross, Portugal ocupa a sétima posição após cinco exigentes dias de prova. O piloto de Coimbra, Frederico Rocha, garantiu esta sexta-feira o 20.º lugar, enquanto Francisco Leite terminou no 24.º lugar e Rui Fernandes encerrou o dia no 26.º posto. Perante mais um dia extraordinário para os três pilotos, a seleção júnior de Portugal mantém com perspicuidade o 7.º lugar entre as Nações em presença, tendo apenas que cumprir a manga de motocross este sábado para segurar esta posição.

«O último dia de enduro em San Juan está quase a chegar. O dia de hoje (sexta-feira) não correu como ambicionava, uma vez que, infelizmente, não consegui entrar bem na prova. Não evitei algumas quedas na primeira volta e, na segunda, cometi erros, apenas conseguindo andar bem na terceira especial mas, no cômputo geral, estivemos bem», revelou Frederico Rocha.

«Amanhã (sábado) vamos tentar disfrutar de uma manga de motocross. Chegarmos todos ao fim é o nosso propósito – embora reconhecemos que poderíamos ter feito melhor, pelo menos era o que pretendíamos –, mas o enduro por vezes é imprevisível. Quero agradecer à FMP e a todos aqueles que nos apoiam», sublinhou ainda o piloto de Coimbra no final da etapa e já com a moto em parque fechado.

Entre os pilotos dos Clubes, o português Fernando Sousa Jr. conseguiu colocar a moto em parque fechado na 67.ª posição. Na geral dos ISDE 2023, o piloto IS3 Racing ocupa o 61.º lugar entre os 194 atletas que completaram os cinco dias de prova.

De destacar que, esta sexta-feira, na Argentina, os pilotos lusos contaram com a presença e todo o apoio por parte de Jorge Viegas, presidente da FIM, e também de Francisco Pita, Importador do Grupo KTM em Portugal.

O último dia irá passar novamente pelo ASER – Circuito Internacional de Enduro e Motocross, junto ao Dique de Ullum. O derradeiro desafio será composto pelas habituais mangas de motocross entre cilindradas, embora a nível individual tudo se resuma a uma “especial” com cerca de 10 minutos.

ESTADOS UNIDOS LIDERA FIM WORLD TROPHY

Na liderança da classificação FIM World Trophy, os Estados Unidos continuam no controle das operações, com uma vantagem de 14 minutos, enquanto a Suécia lidera a categoria do Troféu Mundial Júnior da FIM, enquanto os Estados Unidos têm um domínio firme na competição do Troféu Mundial Feminino da FIM.

Ou seja, os Estados Unidos estão mais perto da vitória na principal prova da 97.ª edição dos International Six Days Enduro. O penúltimo dia proporcionou uma luta titânica pelas posições finais do pódio. Os Estados Unidos estão confortáveis na frente, mas atrás as coisas começaram a ser estimuladas entre França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália, em segundo e terceiro lugar à geral.

Contudo, na segunda volta, o azar atingiu a Espanha e Itália, com cada uma das seleções a perder um piloto, atirando-as para fora da discussão pelo título. Os Estados Unidos estão em posição privilegiada para conquistar a quinta vitória consecutiva. A França segue em segundo e com a Grã-Bretanha em terceiro, cabendo ao Chile e Venezuela completar os cinco primeiros no quinto dia.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *