FÓRMULA 1

Charles Leclerc o mais rápido no 2.º treino

Aos comandos de um Ferrari SF-23, o piloto monegasco superou as espectativas e efetuou o melhor tempo no decorrer da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao contrário do que sucedeu na primeira sessão, quando a chuva e o asfalto molhado condicionaram o trabalho das equipas, a segunda sessão foi aproveitada ao máximo, já que o asfalto esteve seco e houve que perceber qual a melhor opção para a qualificação.

Pela primeira vez, todos os pilotos alinharam com pneus duros na Q1, com médios na Q2 e com macios na Q3, o que pode provocar surpresas, caso a chuva não faça a sua aparição.

Para além disso cada piloto viu reduzido o número de jogos de pneus de 13 para 11 (quatro duros, quatro médios e três macios), tendo de devolver um jogo de cada categoria após a qualificação, o que vai obrigar a uma revisão das estratégias de corrida.

Com cada equipa a optar por estratégias diferentes, o que explica os tempos discretos dos pilotos da Red Bull e da Mercedes, acabou por ser o monegasco Charlesl Leclerc (Ferrari) a registar o melhor tempo, depois de bater o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) por 0,015”.

Outro exemplo das preocupações dos pilotos e das equipas ficou demonstrado com o facto dos dois primeiros da sessão matinal, o inglês George Russell (Mercedes) e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) terem sido os mais lentos na segunda sessão, ainda que pela ordem inversa.

De referir, ainda, o facto da maior parte dos pilotos ter feito mais de 25 voltas, algo que não é normal, com o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o australiano a serem os únicos que não fizeram 20 voltas.

Destaque para o facto da Alpine ter colocado os seus pilotos, os franceses Pierre Gasly (Alpine/Renault) e Esteban Ocon (Alpine/Renault) em terceiro e quinto, respectivamente, separados pelo japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), que aparece numa posição pouco habitual.

Com as condições atmosféricas instáveis serão elas a definirem como vai decorrer a qualificação para uma corrida, num traçado onde as ultrapassagens não são fáceis.

TEMPOS DOS TREINOS

PILOTO CHASSIS MOTOR 1.º TREINO 2.º TREINO
Charles Leclerc Ferrari SF-23 Ferrari 1’41,142″ 1’17,686″
Lando Norris McLaren MCL60 Mercedes 1’40,277″ 1’17,701″
Pierre Gasly Alpine A523 Renault sem tempo 1’17,918″
Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT04 Honda 1’45,575″ 1’17,934″
Esteban Ocon Alpine A523 Renault sem tempo 1’18,045″
Nico Hulkenberg Haas VF-23 Ferrari 1’42,706″ 1’18,058″
Valtteri Bottas Alfa Romeo C43 Ferrari 1’41,032″ 1’18,085″
Fernando Alonso Aston Martim AMR23 Mercedes 1’40,687″ 1’18,105″
Gaunyu Zhou Alfa Romeo C43 Ferrari 1’41,363″ 1’18,108″
Carlos Sainz Ferrari SF-23 Ferrari sem tempo 1’18,182″
Max Verstappen Red Bull RB19 Honda sem tempo 1’18,279″
Lance Stroll Aston Martim AMR23 Mercedes 1’40,013″ 1’18,319″
Alexander Albon Williams FW45 Mercedes 1’47,403″ 1’18,377″
Daniel Riccardo Alpha Tauri AT04 Honda sem tempo 1’18,385″
Kevin Magnussen Haas VF-23 Ferrari 1’42,906″ 1’18,504″
Lewis Hamilton Mercedes W14B Mercedes sem tempo 1’18,746″
Logan Sargeant Williams FW45 Mercedes 1’41,416″ 1’18,836″
Sergio Perez Red Bull RB19 Honda sem tempo 1’18,978″
Oscar Piastri McLaren MCL60 Mercedes 1’39,154″ 1’19,117″
George Russell Mercedes W14B Mercedes 1’38,795″ 1’19,175″

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