Charles Leclerc o mais rápido no 2.º treino
Aos comandos de um Ferrari SF-23, o piloto monegasco superou as espectativas e efetuou o melhor tempo no decorrer da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Ao contrário do que sucedeu na primeira sessão, quando a chuva e o asfalto molhado condicionaram o trabalho das equipas, a segunda sessão foi aproveitada ao máximo, já que o asfalto esteve seco e houve que perceber qual a melhor opção para a qualificação.
Pela primeira vez, todos os pilotos alinharam com pneus duros na Q1, com médios na Q2 e com macios na Q3, o que pode provocar surpresas, caso a chuva não faça a sua aparição.
Para além disso cada piloto viu reduzido o número de jogos de pneus de 13 para 11 (quatro duros, quatro médios e três macios), tendo de devolver um jogo de cada categoria após a qualificação, o que vai obrigar a uma revisão das estratégias de corrida.
Com cada equipa a optar por estratégias diferentes, o que explica os tempos discretos dos pilotos da Red Bull e da Mercedes, acabou por ser o monegasco Charlesl Leclerc (Ferrari) a registar o melhor tempo, depois de bater o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) por 0,015”.
Outro exemplo das preocupações dos pilotos e das equipas ficou demonstrado com o facto dos dois primeiros da sessão matinal, o inglês George Russell (Mercedes) e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) terem sido os mais lentos na segunda sessão, ainda que pela ordem inversa.
De referir, ainda, o facto da maior parte dos pilotos ter feito mais de 25 voltas, algo que não é normal, com o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o australiano a serem os únicos que não fizeram 20 voltas.
Destaque para o facto da Alpine ter colocado os seus pilotos, os franceses Pierre Gasly (Alpine/Renault) e Esteban Ocon (Alpine/Renault) em terceiro e quinto, respectivamente, separados pelo japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), que aparece numa posição pouco habitual.
Com as condições atmosféricas instáveis serão elas a definirem como vai decorrer a qualificação para uma corrida, num traçado onde as ultrapassagens não são fáceis.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’41,142″ | 1’17,686″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’40,277″ | 1’17,701″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | sem tempo | 1’17,918″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’45,575″ | 1’17,934″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | sem tempo | 1’18,045″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’42,706″ | 1’18,058″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’41,032″ | 1’18,085″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’40,687″ | 1’18,105″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’41,363″ | 1’18,108″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | sem tempo | 1’18,182″ |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | sem tempo | 1’18,279″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’40,013″ | 1’18,319″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’47,403″ | 1’18,377″ |
Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | sem tempo | 1’18,385″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’42,906″ | 1’18,504″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | sem tempo | 1’18,746″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’41,416″ | 1’18,836″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | sem tempo | 1’18,978″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’39,154″ | 1’19,117″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’38,795″ | 1’19,175″ |