Marcos Martin comanda o Rally Fim D’Ano
Num universo de sete dezenas de equipas, a formação espanhola Marcos Martin e Sonia Moron, em Nissan 100 NX, dominou as operações matinais do Rally Fim D’Ano da Figueira da Foz, numa demonstração de abnegação. A família Costa encontra-se em luta titânica pela melhor posição, com o marido a suplantar, para já, a esposa…
CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: HÉLDER SOUSA
Já está na estrada o Rally Fim D’Ano da Figueira da Foz. Depois da partida no Meeting Point, na Praceta Ledesma Criado, as equipas desembaraçaram-se para dar o seu melhor, com as equipas favoritas a não claudicar e assumir o natural protagonismo com o objetivo de encerrar o ano de 2024 numa posição privilegiada para brindar 2025 no topo das preferências.
A primeira secção terminou na unidade de restauração da Quinta da Salmanha, na Figueira da Foz, local de partida para a segunda secção. Àquele espaço de eleição, a equipa vencedora de 2022 chegou na liderança da classificação geral.
Trata-se dos espanhóis Marcos Martin e Sonia Moron, em Nissan 100 NX, com um total de 33 pontos, com os compatriotas Jose Corsino Asuncion e Miguel Díaz, ao volante de um Mazda 323 em segundo, com 81 pontos.
A dupla formada por Ivo Miguel Tavares e António Ramos assumiu a terceira posição, com 87 pontos e a primeira portuguesa. O piloto do Ford Escort XR3, cronista do site www.autolook.pt, mostrou arte e engenho no período matinal, partindo para a secção da tarde com a ambição de ocupar um dos lugares do pódio.
Bruno Pádua e Francisca Simõesm, em Skoda Favorit, tomaram a refeição na quarta posição, com 133 pontos, relegando para a quinta posição João Botequilha e Magda Ferreira, em Volvo 144S, com 156 pontos.
Refira-se, por outro lado, que na estrada evolui uma família em luta titânica pela melhor posição. António Costa, bicampeão de Portugal de Regularidade Histórica (2023 e 2024), conduz um Peugeot 106 Rally e é navegado por Diogo Costa, um dos filhos.
Por seu turno, a esposa, Sónia Costa, arrebatou o Peugeot 205 Rally com que o marido sagrou-se bicampeão, e colocou o outro filho, Nuno Costa, no baquet do lado direito do carro da marca francesa do “leão”. No final da primeira secção, António Costa e Diogo Costa ocupavam na 10.ª posição, com 204 pontos, enquanto Sónia Costa e Nuno Costa seguiam nos seus calcanhares, com226.
As equipas já regressaram à estrada para a segunda e derradeira secção, em que, pelo meio, a organização privilegiou, entre as 15h00 e as 17h00, uma demonstrações de convidados na Avenida de Espanha, com o Atlântico a servir de pano de fundo.