GP do Bahrein abre “hostilidades” à Fórmula 1
Mercedes mantém otimismo para 2023. A confiança é a palavra chave na equipa germânica, mesmo com alguns percalços encontrados na pré-temporada da Fórmula 1. A Red Bull pretende “mandar” na disciplina e a Ferrari surge determinada a reconquistar os títulos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Uma semana depois de terem experimentado os novos carros, motores e pneus, as equipas regressam ao traçado do Bahrain International Circuit para a primeira das 23 corridas do Campeonato do Mundo de F1, com o neerlandês Max Verstappen (pilotos) e a Red Bull (equipas) a iniciarem a defesa dos títulos, que ostentam desde 2021.
Os três dias de testes, que decorreram no final da passada semana permitiram ver que Red Bull e Mercedes continuam competitivas, com Sergio Perez (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes) a fazerem os melhores tempos no conjunto dos três dias, e ficou a sensação que a Ferrari “escondeu” o jogo.
E tudo isto numa altura em que se fala que o ambiente no seio da equipa de Maranello não é o melhor, face ao receio que a entrada do francês Frédéric Vasseur para o lugar do italiano Mattia Binotto possa beneficiar o monegasco Charles Leclerc em detrimento do espanhol Carlos Sainz.
À partida tudo aponta para que Ferrari, Mercedes e Red Bull (por ordem alfabética) voltem a dominar e a ocupar as três primeiras posições do campeonato, mas Alfa Romeo e Aston Martin mostraram que podem entrar nesse luta se confirmarem aquilo que se viu nos testes.
A marca de Arese viu o finlandês Valtteri Bottas fechar a semana com o terceiro tempo absoluto, depois do chinês Guanyu Zhou ter sido o mais rápido no segundo dia, e o espanhol Fernando Alonso mostrou que o AMR23 promete intrometer-se na luta pelas primeiras posições.
Alpine e McLaren foram as equipas que mais dificuldades mostraram em encontrar o caminho nos testes, com a marca de Woking a ter dificuldades em encontrar soluções para os problemas que o MCL60 evidenciou e que fez com que fosse a que menos voltas efectuou.
Já os franceses mostraram estar longe do que fizeram o ano passado, embora os seus responsáveis não se mostrassem preocupados, o que pode querer dizer que, a exemplo da Ferrari, também “esconderam” o jogo.
Pelo que se viu Alpha Tauri e Haas irão estar no fundo do pelotão discutindo o acesso à Q2, com uma Williams, que depois de últimos anos ter estado no fundo do pelotão, parece ter dado um passo em frente, que terá de confirmar nas corridas, e a poderá levar a deixar de ser a “lanterna vermelha”.
A “DANÇA” DOS PILOTOS
Em relação ao ano passado, Ferrari, Mercedes e Red Bull mantiveram as duas duplas de pilotos, com Fernando Alonso a trocar a Alpine pela Aston Martin, onde substitui o retirado Sebastian Vettel, enquanto Pierre Gasly deixa a Alpha Tauri para se juntar ao seu compatriota Esteban Ocon na Alpine, que passa a ter uma dupla de pilotos franceses.
Para o lugar de Pierre Gasly entra Nick De Vries, campeão mundial de Formula E, em 2021, que o ano passado fez a estreia em Monza, ao volante de um Williams, enquanto na Haas regressa Nico Hulkenberg, que ocupa o lugar que era de Mick Schumacher.
Estreantes serão Oscar Piastri e Logan Sargeant, o primeiro na McLaren, no lugar de Daniel Riccardo, o segundo na Williams, em vez de Nicolas Latifi.
No momento do arranque da temporada são estes os pilotos que vão estar em acção.
N.º | EQUIPA | PILOTO | CARRO | MOTOR |
24 | Alfa Romeo F1 Team ORLEN | Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari |
77 | Alfa Romeo F1 Team ORLEN | Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari |
14 | Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team | Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes |
18 | Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team | Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes |
10 | BWT Alpine F1 Team | Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault |
31 | BWT Alpine F1 Team | Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault |
4 | McLaren F1 Team | Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes |
81 | McLaren F1 Team | Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes |
44 | Mercedes AMG Petronas F1 Team | Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes |
63 | Mercedes AMG Petronas F1 Team | George Russell | Mercedes W14 | Mercedes |
20 | MoneyGram Haas F1 | Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari |
27 | MoneyGram Haas F1 | Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari |
1 | Oracle Red Bull Racing | Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda |
11 | Oracle Red Bull Racing | Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda |
21 | Scuderia Alpha Tauri | Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda |
22 | Scuderia Alpha Tauri | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda |
16 | Scuderia Ferrari | Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari |
55 | Scuderia Ferrari | Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari |
2 | Williams Racing | Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes |
23 | Williams Racing | Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes |
CALENDÁRIO
Inicialmente estavam previstas 24 corridas, mas a anulação do GP da China, ainda, em consequência do Covid-19, reduziu o calendário para 23 corridas, havendo duas jornadas triplas (Emilia Romagna, Mónaco e Espanha e Austin, México e Brasil) e cinco duplas (Azerbeijão e Miami, Hungria e Bélgica, Países Baixos e Itália, Singapura e Japão e Las Vegas e Abu Dhabi), o que vai implicar um elevado esforço aos elementos das equipas.
DATA | PAÍS | CIRCUITO |
5 de Março | Bahrein | Sakhir |
19 de Março | Arábia Saudita | Jeddah |
2 de Abril | Austrália | Melbourne |
30 de Abril | Azerbeijão | Baku |
7 de Maio | Estados Unidos | Miami |
21 de Maio | Emilia Romagna | Imola |
28 de Maio | Mónaco | Monte Carlo |
4 de Junho | Espanha | Barcelona |
18 de Junho | Canadá | Montreal |
2 de Julho | Áustria | Spielberg |
9 de Julho | Inglaterra | Silverstone |
23 de Julho | Hungria | Hungaroring |
30 de Julho | Bélgica | Spa-Francorchamps |
27 de Agosto | Paises Baixos | Zandvoort |
3 de Setembro | Itália | Monza |
17 de Setembro | Singapura | Marina Bay |
24 de Setembro | Japão | Suzuka |
8 de Outubro | Qatar | Losail |
22 de Outubro | Estados Unidos | Austin |
29 de Outubro | México | Cidade do México |
5 de Novembro | Brasil | São Paulo |
18 de Novembro | Estados Unidos | Las Vegas |
26 de Novembro | Abu Dhabi | Yas Marina |
CAMPEÕES
No arranque do 74.º Campeonato do Mundo de F1, cuja primeira corrida teve lugar em Silverstone, a 13 de Maio de 1950, com o italiano Giuseppe Farini (Alfa Romeo), que seria o primeiro campeão mundial, a vencer a corrida.
O “Mundial” começou sob o domínio da marca de Arese, com outro italiano, Luigi Fagioli, e o inglês Reg Parnell a completarem o pódio. Como curiosidade refira-se que o Rei Jorge VI e a, então, Princesa Isabel assistiram à corrida. No arranque de mais um “Mundial” recordem-se os campeões e as marcas que arrebataram os títulos, com o de marcas a só surgir em 1958.
ANO | PILOTO | CARRO |
1950 | Giuseppe Farina | Alfa Romeo |
1951 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari |
1953 | Alberto Ascari | Ferrari |
1954 | Juan Manuel Fangio | Maserati/Mercedes-Benz |
1955 | Juan Manuel Fangio | Mercedes-Benz |
1956 | Juan Manuel Fangio | Ferrari |
1957 | Juan Manuel Fangio | Maserati |
1958 | Mike Hawthorn | Ferrari |
1959 | Jack Brabham | Cooper-Climax |
1960 | Jack Brabham | Cooper-Climax |
1961 | Phil Hill | Ferrari |
1962 | Graham Hill | BRM |
1963 | Jim Clark | Lotus-Climax |
1964 | John Surtess | Ferrari |
1965 | Jim Clark | Lotus-Climax |
1966 | Jack Brabham | Brabham-Repco |
1967 | Denis Hulme | Brabham-Repco |
1968 | Graham Hill | Lotus-Cosworth |
1969 | Jackie Stewart | Matra-Cosworth |
1970 | Jochen Rindt | Lotus-Cosworth |
1971 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Cosworth |
1973 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Cosworth |
1975 | Niki Lauda | Ferrari |
1976 | James Hunt | McLaren-Cosworth |
1977 | Niki Lauda | Ferrari |
1978 | Mario Andretti | Lotus-Cosworth |
1979 | Jody Scheckter | Ferrari |
1980 | Alain Jones | Williams-Cosworth |
1981 | Nelson Piquet | Brabham-Cosworth |
1982 | Keke Rosberg | Williams-Cosworth |
1983 | Nelson Piquet | Brabham-BMW Turbo |
1984 | Niki Lauda | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1987 | Nelson Piquet | Williams-Honda Turbo |
1988 | Ayrton Senna | McLaren-Honda Turbo |
1989 | Alain Prost | McLaren-Honda |
1990 | Ayrton Senna | McLaren-Honda |
1991 | Ayrton Senna | McLaren-Honda |
1992 | Nigel Mansell | Williams-Renault |
1993 | Alain Prost | Williams-Renault |
1994 | Michael Schumacher | Benetton-Ford |
1995 | Michael Schumacher | Benetton-Renault |
1996 | Damon Hill | Williams-Renault |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams-Renault |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari |
2003 | Michael Schumacher | Ferrari |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari |
2005 | Fernando Alonso | Renault |
2006 | Fernando Alonso | Renault |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren/Mercedes |
2009 | Jenson Button | McLaren/Mercedes |
2010 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2011 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2012 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2013 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2021 | Max Verstappen | Red Bull/Honda |
2022 | Max Verstappen | Red Bull/Honda |
NÚMERO DE VEZES QUE CADA PILOTO CONQUISTOU O TÍTULO
7 – Lewis Hamilton, Michael Schumacher
5 – Juan Manuel Fangio
4 – Alain Prost, Sebastien Vettel
3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart
2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill, Max Verstappen
1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Max Verstappen, Jacques Villeneuve
ANO | CONSTRUTORES |
1958 | Vanwall |
1959 | Cooper-Climax |
1960 | Cooper-Climax |
1961 | Ferrari |
1962 | BRM |
1963 | Lotus-Climax |
1964 | Ferrari |
1965 | Lotus-Climax |
1966 | Brabham-Repco |
1967 | Brabham-Repco |
1968 | Lotus-Cosworth |
1969 | Matra-Cosworth |
1970 | Lotus-Cosworth |
1971 | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Lotus-Cosworth |
1973 | Lotus-Cosworth |
1974 | McLaren-Cosworth |
1975 | Ferrari |
1976 | Ferrari |
1977 | Ferrari |
1978 | Lotus-Cosworth |
1979 | Ferrari |
1980 | Williams-Cosworth |
1981 | Brabham-Cosworth |
1982 | Ferrari |
1983 | Ferrari |
1984 | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Williams-Honda Turbo |
1987 | Williams-Honda Turbo |
1988 | McLaren-Honda Turbo |
1989 | McLaren-Honda |
1990 | McLaren-Honda |
1991 | McLaren-Honda |
1992 | Williams-Renault |
1993 | Williams-Renault |
1994 | Williams-Renault |
1995 | Benetton-Renault |
1996 | Williams-Renault |
1997 | Williams-Renault |
1998 | McLaren-Mercedes |
1999 | Ferrari |
2000 | Ferrari |
2001 | Ferrari |
2002 | Ferrari |
2003 | Ferrari |
2004 | Ferrari |
2005 | Renault |
2006 | Renault |
2007 | Ferrari |
2008 | Ferrari |
2009 | Brawn GP |
2010 | Red Bull/Renault |
2011 | Red Bull/Renault |
2012 | Red Bull/Renault |
2013 | Red Bull/Renault |
2014 | Mercedes |
2015 | Mercedes |
2016 | Mercedes |
2017 | Mercedes |
2018 | Mercedes |
2019 | Mercedes |
2020 | Mercedes |
2021 | Mercedes |
2022 | Red Bull/Honda |
NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS POR CADA CONSTRUTOR
16 – Ferrari
9 – Williams
8 – McLaren, Mercedes
7 – Lotus
5 – Red Bull
2 – Brabham, Cooper, Renault
1 – Benetton, Brawn GP, BRM, Matra, Tyrell, Vanwall
VITÓRIAS E “POLE POSITIONS”
Com o mesmo número de vitórias e de “pole position” (103), o inglês Lewis Hamilton sucedeu ao alemão Michael Schumacher no topo das referidas listas, com o alemão a manter a segunda posição nas duas tabelas, à frente do seu compatriota Sebastian Vettel, nas vitórias, e do brasileiro Ayrton Senna nas “poles”.
Quando arranca mais um Campeonato do Mundo de F1, registem-se as vezes que cada piloto venceu e largou da “pole position”
VITÓRIAS
103 – Lewis Hamilton
91 – Michael Schumacher
53 – Sebastian Vettel
51 – Alain Prost
41 – Ayrton Senna
35 – Max Verstappen
32 – Fernando Alonso
31 – Nigel Mansell
27 – Jackie Stewart
25 – Jim Clark, Niki Lauda
24 – Juan Manuel Fangio
23 – Nelson Piquet, Nico Rosberg
22 – Damon Hill
21 – Kimi Raikkonen
20 – Mika Hakkinen
16 – Striling Moss
15 – Jenson Button
14 – Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, Graham Hil
13 – Alberto Ascari, David Coulthard
12 – Mario Andretti, Alan Jones, Carlos Reutemann
11 – Felipe Massa, Rubens Barrichello, Jacques Villeneuve
10 – Gerhard Berger, Valtteri Bottas, James Hunt, Ronnie Petterson, Jody Scheckter
9 – Mark Webber
8 – Dennis Hulme, Jacky Ickx, Daniel Ricciardo
7 – Juan Pablo Montoya
6 – Tony Brooks, Jacques Laffite, Charles Leclerc, Riccardo Patrese, Sergio Perez, Jochen Rindt, John Surtess, Gilles Villeneuve
5 – Michele Alboreto, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, John Watson
4 – Dan Gurney, Eddie Irvine, Bruce McLaren,
3 – Thierry Boutsen, Phil Collins, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mike Hawthorn, Johnny Herbert, Phil Hill, Didier Pironi,
2 – Elio De Angelis, Patrick Depailler, Froilan Gonzalez, Jean-Pierre Jabouille, Peter Revson, Pedro Rodriguez, Jo Siffert, Patrick Tambay, Maurice Trintignant, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich
1 – Jean Alesi, Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Vittorio Brambilla, Jean Pierre Beltoise, Jo Bonnier, James Bryan, François Cevert, Luigi Fagioli, Patrick Flaherty, Pierre Gasly, Peter Gethin, Richie Ginther, Sam Hanks, Ines Ireland, Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Pastor Maldonado, Jochen Mass, Luigi Musso, Alessandro Nannini, Gunnar Nilsson, Esteban Ocon, José Carlos Pace, Olivier Panis, Jim Parsons, Jim Rathmann, George Russell, Toni Ruttman, Carlos Sainz, Ludovico Scarfiotti, Bob Swelkert, Piero Taruffi, Jarno Trulli, Lee Wallard, Roger Ward
“POLES POSITION”
103 – Lewis Hamilton
68 – Michael Schumacher
65 – Ayrton Senna
57 – Sebastien Vettel
33 – Jim Clark, Alain Prost
32 – Nigel Mansell
30 – Nico Rosberg
29 – Juan Manuel Fangio
26 – Mika Hakkinen
24 – Niki Lauda, Nelson Piquet
22 – Fernando Alonso
20 – Valtteri Bottas, Damon Hill, Max Verstappen
18 – Michael Andretti, Rene Arnoux, Charles Leclerc, Kimi Raikkonen
17 – Jackie Stewart
16 – Felipe Massa, Stirling Moss,
14 – Alberto Ascari, Rubens Barrichello, James Hunt, Ronnie Peterson
13 – Jack Brabham, Graham Hill, Jackie Ickx, Juan Pablo Montoya, Jacques Villeneuve
12 – Gerhard Berger, David Coulthard, Jochen Rindt
11 – Mark Webber
8 – Jenson Button, Riccardo Patrese, John Surtess
7 – Jacques Laffite
6 – Emerson Fittipaldi, Phil Hill, Jean-Pierre Jabouille, Alan Jones, Carlos Reutemann, Ralf Schumacher
5 – Chris Amon, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, Patrick Tambay
4 – Giancarlo Fisichella, Mike Hawthorn, Didier Pironi, Jarno Trulli,
3 – Tony Brooks, Elio De Angelis, Teo Fabi, Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Jean Pierre Jarier, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Jody Scheckter
2 – Michele Alboreto, Jean Alesi, Andrea De Cesaris, Heinz-Harald Frentzen, Jo Siffert, Gilles Villeneuve, John Watson
1 – Fabien Agabashian, Lorenzo Bandini, Jo Bonnier, Thierry Boutsen, Vittorio Brambilla, Emilio Castelloti, Andrea De Cesaris, Patrick Depailler, Will Faulkner, Pat Flaherty, Bruno Giacomelli, Nick Heidfeld, James Hoyt, Nico Hulkenberg, Denis Hulme, Heikki Kovalainen, Roberto Kubica, Kevin Magnussen, Pastor Maldonado, Jim McGrath, David Nalon, Lando Norris, Petter O’Connor, Jose Carlos Pace, Mike Parkes, Sergio Perez, Tom Pryce, David Rathmann, Peter Revson, George Russell, Eric Sachs, Lance Stroll Jim Thomson, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich.